domingo, 12 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

A indústria no rumo da sustentabilidade

Em nossa rotina de redação é cada vez maior a utilização do termo sustentabilidade em muitas matérias da indústria automotiva como um todo, quer automóveis ou mesmo caminhões, motores e tecnologias.

A sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Partindo dessa definição temos que a palavra sustentável, derivada do latim “sustentare”, significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O conceito amplo de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.

O chamado tripé da sustentabilidade, apresentado pela professora de biologia, Lana Magalhães, compreende três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.

Social – Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.

- Publicidade -

Ambiental – Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.

Econômico – Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.

A indústria cada vez mais demonstra sua preocupação nas ações de melhoria da sustentabilidade. Participamos de muitos eventos e acompanhamos o esforço na busca por um mundo melhor, mais eficiente na forma social, ambiental e economicamente viável.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Vou citar algumas ações que demonstram muito bem o rumo da sustentabilidade adotado pela indústria.

Ônibus GNV e/ou biometano – A dependência 100% ao diesel fica cada dia mais difícil de ser defendida do ponto de vista da sustentabilidade para melhorar o planeta. As emissões de CO2 contribuem para o aumento da poluição global.

A Scania, parceira líder na transição para um setor de transporte mais sustentável, faz parte do problema e trabalha para ser parte da solução na busca por alternativas ao diesel.

Neste momento, o ideal para o ‘Aqui e Agora’ no Brasil é o ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental.

Também é da Scania o primeiro caminhão movido a GNV (Gás Natural Veicular) e/ou biometano que circula pelo Nordeste brasileiro. O R 410 6×2 da marca chegou em solo pernambucano para cumprir mais uma etapa da jornada da empresa pela sustentabilidade no transporte.

A parceria da Scania com a Fundação SOS Mata Atlântica continua um sucesso. Desde 2018, quando as primeiras mudas começaram a ser semeadas, até o final de 2020 a quantidade plantada será de quase 75 mil. O que vai gerar uma compensação de 12,3 mil toneladas de CO2, de acordo com a ONG.

Neste primeiro momento, cada caminhão, ônibus, motor, financiamento ou cota de consórcio vendidos valerá uma muda. Em 2018, a “Floresta Scania” recebeu 18 mil mudas, relativas a 15 mil produtos vendidos e 3 mil financiamentos do Scania Banco. Uma compensação de 3 mil toneladas de CO2.

Uma parceria da Mercedes-Benz com o Grupo HEINEKEN e a Dinon Transportes, em prol da redução de emissões e sustentabilidade ambiental, ganhou o importante reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).

Esse case de boa prática consiste na utilização de veículo com sistema de propulsão convencional (motor de combustão interna e transmissão automatizada) com parâmetros de software customizados no módulo de Powertrain (motor e transmissão) e acessórios aerodinâmicos, além do sistema de gestão de frota Fleetboard da Mercedes-Benz e treinamento completo do motorista sobre Eco Driving e Road Safety.

Já o Circuito de Sustentabilidade no Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, Pernambuco, mostra a evolução em seu desenvolvimento desde sua inauguração e muitas ações com foco na eficiência sustentável.

Entre elas citamos o Programa de Biodiversidade da Jeep que objetiva a recuperação da mata atlântica nativa do sertão brasileiro. Desde 2014, já foram plantadas mais de 70 mil mudas de 289 diferentes espécies, sendo 27 em extinção. Os locais para o plantio são escolhidos com cuidado, para a formação de corredores ecológicos e atrair a fauna local.

Outra que anunciou sua estratégia de sustentabilidade ambiental foi a Cummins Inc. (NYSE: CMI) que inclui metas que atendem ou excedem os limites do Acordo de Paris das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 2050, a Cummins terá como meta emissões zero de carbono.

Durante a CES 2020 a Toyota resolveu apresentar a cidade do futuro, que combina tecnologia, mobilidade e sustentabilidade juntas para uma vida melhor.

A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do País. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia, o hidrogênio. A vegetação, nativa.

Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.

Debater o futuro da mobilidade conectada será uma das missões da 29ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, evento que reunirá engenheiros e empresas do setor, entre os dias 8 e 10 de setembro, no São Paulo Expo.

A edição deste ano terá como tema central “O Futuro da Mobilidade Conectada, da Energia à Sustentabilidade” e pretende promover um debate sobre as principais soluções deste tema neste e nos próximos anos.

Em três dias o evento, que é visto pelo mercado como a maior vitrine e exposição de tecnologia da mobilidade do mercado nacional, unirá profissionais especializados nos principais temas da Engenharia para discutir os ecossistemas da mobilidade, desde a transformação de energia em movimento até as soluções sustentáveis na cadeia de desenvolvimento e produção.

Mecânica Online

Volkswagen – A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar a certificação Top Employer 2020, o mais importante reconhecimento internacional da excelência nas práticas de Recursos Humanos. É a segunda vez consecutiva que a VW conquista este certificado e, em 2020, ainda é a única entre as montadoras do país a recebê-lo. O Top Employers Institute atua em 119 países de forma independente e conta com um processo de pesquisa e auditoria de 600 melhores práticas de gestão de pessoas.

Carnaval? A escola de samba Sociedade Rosas de Ouro, uma das mais tradicionais do carnaval paulistano, vai inovar no desfile em 2020. A escola vai levar para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Tempos Modernos”, misturando diferentes experiências digitais interativas desenvolvidas em parceria com grandes empresas de tecnologia e centros acadêmicos, como a Poli – USP, o Centro Universitário FEI e o Instituo Mauá de Tecnologia.

Dentro desse conceito inovador, uma das atrações mais surpreendentes da Rosas de Ouro neste ano será o grupo cênico chamado de “Future-se!”, no qual vão desfilar 20 monociclistas conduzindo monociclos elétricos de última geração.

CAOA – A CAOA e suas operações, CAOA CHERY, CAOA Hyundai, CAOA HMB, CAOA SUBARU, CAOA Ford e Seminovos, atingiu a marca de 135.254 veículos vendidos durante o ano de 2019, observando um crescimento de 18,76% durante o período de 12 meses enquanto o mercado cresceu 8,6%.

O montante de Vendas da CAOA durante o período a colocaria na oitava posição do ranking de marcas que mais venderam no País em 2019. Entre os destaques de vendas da CAOA estão desde modelos recém-chegados ao Brasil, como os SUVs Tiggo 2, Tiggo 5x e Tiggo 7 ou veículos consagrados há mais de uma década, como o Hyundai HR.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação