A nova aeronave decolou e pousou com sucesso no último dia 21 de janeiro, no Aeroporto de São João da Boa Vista.
Na semana passada, a Octans Aircraft deu início, com sucesso, à campanha de ensaios em voo do primeiro protótipo da sua nova aeronave Cygnus.
Após a inspeção técnica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre os dias 7 e 10 de janeiro, foi emitida a autorização e, em 21 de janeiro, o Cygnus decolou e pousou com sucesso.
O primeiro voo foi realizado no Aeroporto de São João da Boa Vista, onde está instalada a Octans Aircraft.
“Este é um grande marco na história da companhia, que continua sua trajetória a caminho da certificação”, disse o CEO, Milton Roberto Pereira. O processo de certificação da aeronave tem início ainda este ano.
O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão.
A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica.
A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC.
Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria.
Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.
No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.
Cygnus
Performance
Velocidade de Cruzeiro: 160 ktas
Velocidade de Estol: 60 ktas
Autonomia: 06h00
Alcance: 1780 km
Decolagem: 450 m
Dimensões
Comprimento: 9.40 m
Altura: 3.10 m
Envergadura: 12.20 m
Motor e hélice
Motor: Lycoming IO-540 300hp
Hélice: Hartzell tripá metálica