quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Como estão “calçados” os veículos brasileiros

Qual a medida de pneu mais comum ao mercado brasileiro? O que mudou nos últimos 5 anos?

Com pesos maiores, mais potência e equipamentos, não é surpresa que o tamanho dos pneus usados nos veículos brasileiros tenha aumentado sua medida conforme mostra o gráfico abaixo.
Pneus aro 13 polegadas, anteriormente usados em veículos de entrada, desapareceram do mercado.

- Publicidade -

O mercado de reposição continua forte para esses pneus, que tiveram grande participação na década de 90, quando foi criada a legislação de veículos populares.

O aro 14 se manteve estável, porém com uma variação na banda de rodagem. As medidas 165 e 185 cresceram em detrimento da medida 175. A medida 185 dobrou sua participação nesse aro, passando de 16 para 33%.

O aro 15 ganhou um pouco de participação no mercado, com avanço todo concentrado na medida 185 que passou de 61 para 65% da distribuição desse tipo de aro.

- Publicidade -

A medida 205 também cresceu levemente, passando de 6 para 9% do aro, convertidos da medida 195 que teve seu mix reduzido na mesma proporção.

No aro 16, a redução ocorreu pela substituição de derivados cross de hatches compactos por SUV verdadeiros que usam pneus acima desta medida.

Aros 17 e 18 pertencem ao território SUV, com uma grande multiplicidade de perfis e bandas de rodagem. São produtos mais sofisticados, que aceitam um preço e segmentação maiores, dedicados a cada veículo.

- Publicidade -

Acima desta medida, estão os veículos mais sofisticados, picapes e esportivos, nos quais uma maior área de contato com o solo é mandatória.

Os perfis dos veículos esportivos são mais baixos, na faixa de 45 ou menores.

Nesses automóveis, a proliferação de medidas é suportada por uma maior disponibilidade de recursos dos clientes, inclusive com pneus especiais.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn