Hoje, em Milão, foi apresentado o New 500, o primeiro carro totalmente elétrico da FCA. Será o primeiro modelo totalmente elétrico que a Fiat deve oferecer no mercado brasileiro
Durante conversa no início do ano com a imprensa, Antônio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, anunciou que a Fiat vai trazer um carro totalmente elétrico para o Brasil ainda em 2020.
Segundo as informações do executivo a fabricante vai importar o 500, modelo totalmente elétrico que é oferecido na Europa.
Para Filosa o início das vendas do 500 elétrico será uma oportunidade para a marca, como um todo, avaliar o mercado e aceitação desse tipo de produto.
Conforme seja o interesse do consumidor e a possibilidade de escala das vendas, o 500 será um bom teste para avaliar também os possíveis fornecedores para uma futura produção de veículo elétricos no Brasil.
A FCA aposta que com o crescimento das vendas de veículos não teremos unicamente uma só fonte de energia: motores a gasolina, etanol, gás natural veicular, células de hidrogênio, bateria elétricas, conforme seja as soluções regionais, a fabricante deve orientar sua produção.
O marco regulatório brasileiro incentiva a utilização do etanol. Na China, por exemplo, o apelo ao veículo elétrico é bem maior.
New 500 – O primeiro
Ao projetar o New 500, os engenheiros começaram com uma folha de papel em branco, para que pudessem trabalhar em todos os aspectos com a máxima atenção aos detalhes e escolher as melhores soluções.
Os tempos de alcance e carregamento são duas questões principais para os clientes. As baterias de íon de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem ao New 500 um alcance de até 320 km no ciclo WLTP.
Para otimizar o tempo de carregamento, o New 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido de 85 kW para carregar a bateria muito rapidamente.
Por exemplo, são necessários apenas 5 minutos para construir uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, mais do que o necessário para o uso diário médio.
E o carregador rápido também pode carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. O soquete combo 2 localizado no painel traseiro direito do carro alimenta o carregador rápido, tanto para carregamento CA quanto para CC.
Soluções de carregamento doméstico também estão disponíveis. A edição de lançamento do novo 500 inclui o Easy Wallbox ™, um sistema de carregamento doméstico que pode ser conectado a uma tomada doméstica normal.
A ENGIE EPS desenvolveu isso exclusivamente para a FCA, e será comercializada pela Mopar na Europa para coincidir com o lançamento do modelo.
É uma solução simples, acessível e “plug-and-charge” que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth.
O Easy WallboxTM está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de 6 horas. O modelo também vem com um cabo modo 3 para carregar diretamente da rede pública.
O New 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Eco, que podem ser selecionados para combinar com o seu estilo de condução.
Em particular, o modo Eco otimiza os recursos disponíveis para garantir que você chegue ao seu destino.
O modo de condução Eco funciona em vários componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível, precisamente para garantir que você possa alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima confortavelmente.
Este modo de direção ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, a fim de reduzir o consumo de energia; e desativação do sistema de controle climático e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).
O modo “Normal” é o mais próximo possível da direção de um veículo com um motor de combustão normal, enquanto o modo “Range” ativa a função “acionamento de um pedal”.
Ao selecionar este modo de condução, você pode praticamente dirigir o New 500 apenas com o pedal do acelerador. De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que com um motor de combustão normal, quase como se você tivesse pressionado o pedal do freio. De qualquer forma, você precisa pressionar o pedal do freio para parar completamente o carro.
No entanto, no uso diário e com mais prática, você pode aprender a dirigir usando apenas o pedal do acelerador.
O motor tem uma potência de 87 kW, proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada eletronicamente) e aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e 0-50 km/h em 3,1 segundos.
Condução e conectividade autônoma de nível 2 – O carro do futuro não é apenas um carro elétrico da cidade, mas vai um passo além: literalmente vai para o próximo nível, sendo o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana.
A tecnologia de monitoramento de câmera frontal monitora todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente.
O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer coisa: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da faixa quando as marcações são identificadas corretamente.
O Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot usa sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor.
Depois, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que você pare e faça uma pausa quando estiver cansado.
Finalmente, os sensores de 360° fornecem uma visão estilo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras complexas.
A terceira geração do 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro.
Desenvolvido com a idéia de fornecer aos clientes uma experiência completamente nova para o usuário, a FCA usa o sistema operacional Android Auto, intuitivo e incrivelmente personalizável.
Por exemplo, você pode usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos.
O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto.
Em resumo, o New 500 oferece integração perfeita com o seu smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25 ”de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, seguindo suas linhas.
O preço do novo conversível 500 “O primeiro”, incluindo o Easy WallboxTM, é de €37.900 na Europa, a depender dos incentivos ambientais aplicados nos países do continente.