A Goodyear lançou em Bruxelas (Bélgica) um conceito revolucionário de autorregeneração de pneus que pode se adaptar e mudar para atender às necessidades individuais de mobilidade.
“A Goodyear quer que o pneu seja um colaborador ainda mais poderoso para atender às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores”, disse Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europa, que completou: “Foi com essa ambição que nos propusemos a criar um pneu-conceito preparado para o futuro da mobilidade elétrica personalizada e conveniente “.
O conceito do novo pneu inclui vários recursos inovadores, elaborados em torno de três pilares:
Personalização – No centro do novo pneu conceito está um composto de piso recarregável e biodegradável que pode ser recarregado com cápsulas individuais, simplificando radicalmente o processo de substituição dos pneus.
Preenchidas com um composto líquido personalizado, essas cápsulas permitem que a banda de rodagem se regenere e o pneu se adapte ao longo do tempo às circunstâncias climáticas, às condições da estrada ou simplesmente à maneira como os condutores desejam viajar/ dirigir.
E, graças à inteligência artificial, é possível criar um perfil de motorista em torno do qual o composto líquido seria personalizado, gerando uma mistura composta sob medida para cada indivíduo.
Sustentabilidade-O composto em si seria feito de um material biológico e reforçado com fibras inspiradas em um dos materiais naturais mais complexos do mundo, a seda de aranha.
Isso o tornaria extremamente durável e 100% biodegradável.
Sem complicações-Além de simplificar radicalmente o processo de substituição dos pneus por cápsulas recarregáveis, o piso seria suportado por uma estrutura leve e não pneumática e uma forma alta e estreita.
Essa é uma construção fina e robusta de baixa manutenção que eliminaria a necessidade de manutenção de pressão ou tempo de inatividade relacionado a perfurações.
“O novo pneu-conceito da Goodyear, suporta a mobilidade elétrica personalizada, sustentável e sem complicações”, concluiu Sebastien Fontaine, designer líder do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo.