A nova motocicleta Rocket 3 R, da Triumph, apresentada ao público brasileiro no final do ano passado, é equipada com o maior motor de moto de produção em série do mundo, com 2.500 cc, oferecendo um torque superior a qualquer outra moto de produção em linha, com 221 Nm (a 4.000 rpm).
O modelo demonstrou um desempenho incrível ao estabelecer um novo recorde impressionante de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,73 segundos.
“A Triumph novamente demonstrou uma capacidade excepcional. Com o novo recorde de aceleração Triumph alcançado pela Rocket 3 R, entramos novamente em um território desconhecido, pois nunca antes uma moto da marca atingiu uma aceleração tão incrível. Nosso objetivo era mostrar o excepcional desempenho do novo e exclusivo motor triplo de 2.500 cc da Rocket. Agora, conseguimos isso, deixando toda a equipe incrivelmente orgulhosa. Com a linha Rocket 3, temos demonstrado, consistentemente, que podemos criar as motocicletas de produção em série de maior capacidade do mundo, capazes de oferecer desempenho e recursos incríveis”, afirma Paul Stroud, CCO da Triumph Motorcycles.
O MOMENTO DA QUEBRA DO RECORDE
A aceleração de 0 a 100 km/h foi alcançada exatamente a 2,73 segundos no domingo, 6 de outubro de 2019, na pista de Cartagena, na Espanha. O piloto que estabeleceu este recorde com a Rocket 3 R afirmou: “Foi ótimo poder atingir essa aceleração realmente incrível. É difícil descrever exatamente do que essa moto é capaz. A Rocket 3 R estava bem preparada e eu me senti muito confiante – mesmo nesta configuração de pista. Desde a primeira tentativa, senti que a aceleração era muito potente e que teríamos sucesso. A Rocket 3 R funcionou perfeitamente e as condições da pista e do tempo foram ideais. A equipe toda fez um trabalho fantástico”.
Após o registro da aceleração de 0 a 100 km/h, a equipe também conseguiu levar a Rocket aos seus limites na pista, chegando a deslizar nas curvas a toda velocidade e mostrando o quão ágil e dinâmica é a sua pilotagem.
O piloto ainda comentou: “É notável como é fácil conduzir a nova Rocket nas curvas. Esta moto funciona mais como uma Speed Triple do que como uma roadster robusta”.
A QUEBRA DO RECORDE DA ROCKET 3 R DA TRIUMPH
Em preparação para a tentativa do recorde, uma equipe composta por engenheiros de várias disciplinas preparou uma versão de pré-produção da inédita Rocket 3 R, sob a direção do engenheiro-chefe da Triumph, Stuart Wood.
Além de alcançar uma aderência ideal, a equipe atribuiu grande importância à economia de peso em toda a moto, mas mesmo assim a Rocket 3 R estava em uma configuração de quase produção: apenas os espelhos e o suporte da placa de identificação foram removidos conforme necessário para o ambiente de pista de corrida.
A equipe da Triumph foi apoiada pela fabricante britânica de pneus Avon. Stuart Wood comentou: “A especialização dos pneus contribuiu diretamente para o projeto. O recorde não seria possível sem os nossos parceiros. A Avon foi nossa parceira de pneus no projeto da Rocket 3 R e garantiu a aderência e a estabilidade necessárias. Os pneus Avon Cobra Chrome, já utilizados na linha Rocket 3, foram desenvolvidos especialmente para este modelo e oferecem aderência excepcional e durabilidade incrível”.