sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Como cuidar dos pneus dos caminhões

Considerado atividade essencial, o transporte de cargas é um dos setores que não pode parar durante o período atual de distanciamento social, com uma frota de caminhões que continua rodando para garantir o abastecimento de produtos em todo o País.
Nesse cenário, é ainda mais importante que os condutores dos pesados se mantenham muito atentos à manutenção dos caminhões.
No caso dos pneus, que junto com o combustível representam os maiores investimentos de manutenção de uma frota, a Goodyear dá algumas dicas que contribuem para uma performance otimizada e uma viagem sem contra-tempos.
Lembrando que, para quem precisa de atendimento, a Goodyear e sua ampla rede de revendedores e recauchutadores mantém uma rede de Truck Centers funcionando para atender o caminhoneiro e o frotista, com 90% das 75 unidades abertas em território nacional.
Escolhendo o pneu certo
Na hora de comprar um pneu novo, o ideal é escolher um modelo desenhado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar, para garantir performance e segurança elevados. Na Goodyear os pneus são produzidos de acordo com o perfil de cada serviço: rodoviários, regional, regional severo, urbano, misto e severo.
Outro ponto importante para garantir maior durabilidade dos pneus é o rodízio, aconselhável a ser feito, em média, a cada 10.000 km (porém, é importante consultar o manual do veículo, pois, em alguns casos, é possível ocorrer exceções para esse número, sendo recomendável o rodízio com menos ou mais quilometragem).
Por isso, esteja atento aos desgastes irregulares e as diferenças de profundidade de borracha que possam ocorrer entre os eixos.
Os pneus Goodyear de caminhões e ônibus são projetados para entregar o menor custo por quilometro rodado ao transportador, e por serem pneus de construção robusta permitem que sejam recapados várias vezes.
A recapagem proporciona redução significativa nos custos operacionais do transporte e confiabilidade absoluta.

Uma dica importante é sempre procurar um reformador autorizado da rede Goodyear que são certificados pelo INMETRO, utilizam bandas de rodagem fabricadas com a mesma tecnologia dos pneus novos e com desenhos indicados para cada aplicação.

A Goodyear possui uma rede credenciada de Recapadores Autorizados com mais de 80 pontos em todo o território nacional, que possui todo o respaldo técnico e capacitação do fabricante para obter o melhor em qualidade na recapagem dos pneus.
Quais são os danos de pressão baixa em um pneu?
A pressão de inflação dos pneus interfere diretamente na segurança, durabilidade e desempenho do produto.
A baixa pressão impacta negativamente na dirigibilidade do veículo, performance, no aumento do consumo de combustível, aquecimento excessivo e redução da vida útil.
A soma dos fatores citados ocasiona um desgaste acelerado do pneu, comprometendo a durabilidade da carcaça, resultando em um menor número de recapagens.
Para evitar a baixa pressão, o recomendado é que o usuário mantenha o pneu calibrado conforme recomendação de pressão disponível no manual do veículo fornecido pelo seu fabricante.
Também é importante respeitar o peso da carga transportada, verificando a pressão do pneu no menor prazo possível.
Quais são as causas mais comuns de pressão baixa no pneu?
As principais causas para a baixa pressão são vazamentos nas válvulas dos pneus, muitas vezes ocasionados pela não utilização de tampas de vedação, bloqueio e/ou sujeiras nos bicos e ainda pelo excesso de uso.
Outro fator impactante é a montagem inadequada dos pneus, fazendo com que ocorra vazamentos entre o talão do pneu e a roda.
Vale ainda destacar a importância de verificar a pressão do pneu enquanto não está quente, dessa forma se evita a “sangria” (perda da pressão).
O que é fazer sangria em um pneu?
A “sangria” dos pneus se caracteriza quando os pneus estão quentes e o usuário retira parte de sua pressão. Este procedimento não é recomendado e ocasiona diversos danos ao pneu.
Para exemplificar, ao rodar com o veículo, os pneus naturalmente esquentam – fazendo com que o ar em seu interior se expanda, aumentando assim sua pressão.
Caso a pressão seja verificada neste momento, o usuário observará que a pressão está elevada e poderá concluir que é necessário reduzir sua pressão, por este motivo é fundamental que a pressão seja verificada somente quando o pneu estiver frio antes de iniciar uma viagem.
Quais são os danos de pressão alta em um pneu?
Da mesma forma que a pressão baixa, a alta pressão resulta também em instabilidade na dirigibilidade do veículo, gerando maior vulnerabilidade às quebras por impactos, em virtude de buracos nas estradas e desníveis de pistas.
Outro ponto é o desgaste irregular, pois faz com que o pneu tenha maior contato com o solo na região central da banda de rodagem, diminuindo a performance quilométrica, aumentando o custo por quilômetro da frota e ainda reduzindo sua vida útil.
Dessa forma, é fundamental que a pressão seja realizada de forma periódica e no menor espaço de tempo possível, pois com este cuidado o usuário evita a perda de segurança do veículo, como também aumenta a performance do produto.
Quais são as causas mais comuns de pressão alta no pneu?
Geralmente, ao carregar o veículo com peso, os motoristas verificam a pressão e calibram os pneus para possam suportar a carga transportada.
Após o descarregamento da carga, é comum que a pressão não seja verificada novamente em virtude do aquecimento gerado nos pneus pelo deslocamento do veículo. Com o veículo sem carga, a alta pressão começa a impactar nos pneus.
É preciso observar a capacidade máxima de peso por pneu, como também respeitar os limites de pressão descritos em seu costado (lateral do pneu).
Como manter a pressão correta do pneu?
A principal recomendação é verificar a pressão dos pneus com frequência (no menor intervalo possível), sempre calibrá-los antes da utilização e ainda frios.
Outro ponto relevante é respeitar as recomendações de pressão que estão no manual do veículo, fornecido pelo seu fabricante.
Vale destacar que a Goodyear e sua rede de revendedores e recauchutadores possui uma abrangente Rede de Truck Centers espalhados por todo o Brasil, permitindo ao usuário a facilidade de acesso à assistência técnica e suporte quando o assunto é pneu.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn