sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Vistoria cautelar – o que é e para que serve?

Por algum tempo atrás a prática mais comum na hora de comprar um carro usado, certo? A pessoa levava veiculo a um mecânico de confiança para saber se estava tudo em ordem. Esse método ainda é usual e extremamente valioso, afinal a parte mecânica não é avaliada na vistoria cautelar.

- Publicidade -

Verificar a documentação e as condições de uso do carro é essencial em diversas situações, sobretudo para compra, venda ou contratação de seguro.

Com o aumento pela procura por veículos seminovos e usados no Brasil, houve também o crescimento do número de golpes nas negociações. Veículos com históricos de leilão (recuperados de sinistros, financeira, etc.) sendo vendidos como se nada tivesse acontecido, veículos adulterados, documentações falsas e mais uma série de restrições.

Você já deve ter ouvido falar nesse procedimento, mas sabe exatamente como ele funciona?

Ao comprar um carro seminovo é preciso passar por uma série de trâmites para garantir que a sua procedência é válida e averiguar se você não está saindo no prejuízo. Entre os procedimentos necessários para fazer essa verificação está a vistoria cautelar — que, como sugere o nome, trata-se de analisar com cautela as características do veículo.

- Publicidade -

A vistoria cautelar é um dos principais procedimentos para constatar a autenticidade das informações fornecidas pelo dono anterior do carro que está sendo negociado. Desta forma, quem está fazendo a aquisição saberá quais são as condições reais das funcionalidades deste veículo e se não está sendo enganado.

É diferente da vistoria prévia, uma vez que esta é uma forma de as empresas seguradoras possuírem um laudo do veículo para, então, poder oferecer um plano de seguro adequado.

Quanto a burocracia – Além de fazer a inspeção dos mecanismos, a vistoria cautelar ainda cuida da checagem da questão burocrática, de modo que a procedência também deve ser analisada. Isso é importante para que não haja a possibilidade de descobrir, no futuro, que este carro foi clonado, o que pode trazer muita dor de cabeça para o novo dono.

Inclusive, o procedimento irá verificar se não há nenhum tipo de pendência ou dívida relacionadas ao veículo que possam causar problemas jurídicos ou financeiros aquele que efetuar a compra.

Desta forma, a compra de um seminovo passa a ser mais tranquila e segura. Afinal, quem o adquiriu corre menos riscos de sofrer acidentes por conta de mau funcionamento de algum mecanismo que poderia facilmente ter sido corrigido.

- Publicidade -

Além disso, caso seja de seu interesse fazer uma revenda, possuir esse tipo de laudo facilita o processo.

O que é um laudo cautelar veicular? O laudo cautelar veicular é um relatório completo sobre o estado do veículo, certificando que o carro está aprovado para circular com as devidas identificações regulares. A vistoria é rigorosa e pode ser feita por empresas especializadas e certificadas.

Essa avaliação leva em conta a autenticidade dos documentos. Isso garante que você não está sendo vítima de um golpe na hora de realizar a compra.

A vistoria se diferencia da inspeção veicular por não avaliar a parte mecânica do carro. No caso da inspeção, o procedimento é realizado por um engenheiro ou um técnico certificado, seguindo as regulamentações do Contran e do Conama.

Quais informações devem estar contidas no laudo cautelar veicular? Na vistoria é avaliado uma média de 150 itens como alguns pontos de identificação do carro, número do chassi, cambio e do motor, etiquetas de identificação, vidros, lacres da placa, pintura se é original ou não, faróis, limpadores de para-brisa, escapamento, velocímetro, hodômetro, suspensão, pneus, itens de segurança, equipamentos obrigatórios e documentação e recall.

Se o carro for aprovado, o laudo descreve o estado do veículo e é emitido, certificando todos os itens e a autenticidade dos números e da documentação.

Como você viu, o laudo cautelar veicular é importantíssimo para facilitar a revenda do carro, prevenir acidentes, trazer segurança para o motorista e ainda garantir que nenhuma norma está sendo descumprida.

Para uma melhor confiabilidade no processo, sempre é bom verificar se a empresa é credenciada ao órgão de vistoria ECV.

Para quem deseja vender um veículo, apresentar uma vistoria cautelar de uma empresa especializada ajuda – e muito! O comprador a ter certeza que o veículo está em perfeitas condições.

Quer um carro usado? Não pense duas vezes: peça o documento que ateste a vistoria cautelar!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança