terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Vendas mundiais de 1 milhão de veículos no primeiro semestre

“Nossas equipes estão focadas na retomada neste período crítico, totalmente comprometidas em dinamizar suas vendas com rentabilidade, impulsionadas por modelos com muita qualidade e competitivos. Ao mesmo tempo, o nosso comitê mensal de CO2 garante que respeitemos os nossos compromissos éticos com relação aos objetivos europeus de CO2. Continuamos também a usar todo o nosso conhecimento para atender às expectativas dos clientes com produtos multienergia e novas ofertas muito inovadoras, como o Citroën Ami. Ao fazer isso, nutrimos ainda mais a nossa ambição de fornecer soluções de mobilidade limpas, seguras e acessíveis aos nossos clientes”, declarou Carlos Tavares, Presidente Mundial do Groupe PSA.

A estratégia de eletrificação em andamento

- Publicidade - Ofertas FIAT

O Groupe PSA lança um inovador objeto de mobilidade 100% elétrico, o Citroën Ami, e já lançou 13[1] novos modelos eletrificados no mercado.

Todos os novos modelos estão agora disponíveis nas versões totalmente elétricas ou híbridas plug-in, e o Grupo está no caminho de cumprir a meta europeia de CO2 2020 desde o primeiro dia.

Essa estratégia global está alinhada com o planejamento do Grupo para oferecer uma gama 100% eletrificada[2] a partir de 2025, sendo 50% já eletrificada até o final de 2021.

- Publicidade -

A estratégia do Grupo continua sendo impulsionada pelas expectativas dos clientes B2C e B2B e visa oferecer uma oferta competitiva, com serviços para o dia a dia, simples de usar e na vanguarda da tecnologia.

Europa: no caminho da retomada, comprometida com as normas europeias de CO2 para 2020

As vendas do Grupo se recuperaram fortemente em junho (as vendas dobraram e as entregas aumentaram 71% em relação a maio) em um mercado europeu em queda de 39% no primeiro semestre de 2020, principalmente no sul da Europa, onde o Grupo tem uma posição forte, impactando negativamente seu mix de mercado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O desempenho do Grupo também foi afetado pela transição da gama Opel/Vauxhall para novos modelos, mais eficientes em termos de emissões de CO2.

O Grupo permanece focado em seu desempenho de CO2 e confirma sua previsão de atender aos padrões europeus até o final de 2020.

A ofensiva eletrificada de todas as marcas mostra os seus primeiros resultados, já que a participação de mercado do Grupo cresceu 10 pontos neste mercado nos primeiros cinco meses do ano.

A Peugeot está aumentando seu portfólio de pedidos em 42%, mantendo seus preços, seus objetivos estratégicos de subida de gama e de eletrificação em um mercado em queda.

A Peugeot é a número um em vendas na Espanha e em Portugal, e melhora sua participação de mercado na França (+0,2 p.p.), Itália (+0,3 p.p.) e Áustria (+0,2 p.p.).

A Peugeot apresenta um início impressionante de sua nova gama de veículos de passageiros e utilitários eletrificados.

A Citroën lançou sua ofensiva de eletrificação em 2020 com o objeto de mobilidade Ami – 100% eletrônico e modelos como o SUV C5 Aircross Hybrid, ë-Jumpy, ë-SpaceTourer e o novo ë-C4 – 100% elétrico, revelado em junho.

A Citroën melhorou sua participação de mercado nos principais países como Itália (+0,2 p.p.), Espanha (+0,2 p.p.) e Alemanha (+0,1 p.p.).

A marca continua sua ofensiva, concentrando-se nas vendas on-line e nos principais lançamentos para o segundo semestre de 2020, principalmente com a renovação de seu sucesso de vendas, o C3.

O desempenho da DS Automobiles no primeiro semestre foi impulsionado principalmente por seus novos modelos eletrificados (33% das vendas), e a marca é líder entre as marcas premium multienergia, com as menores emissões de CO2.

A participação de mercado da DS Automobiles aumentou 0,4 p.p. na Europa em seu mercado e alcançou uma participação recorde em seu primeiro mercado, a França (11,5%), onde o DS 7 CROSSBACK e o DS 3 CROSSBACK estão no pódio.

A Opel/Vauxhall reestruturou seu portfólio de produtos com novos modelos e motores, alcançando reduções significativas nas emissões de CO2, enquanto absorve o impacto nas vendas devido à retirada de alguns modelos com altas emissões de CO2.

Por outro lado, as vendas de novos modelos como o Grandland X e o novo Corsa – ambos também disponíveis em versões eletrificadas – apresentaram um desenvolvimento sólido, apesar das condições desafiadoras do mercado no primeiro semestre de 2020, assim como as vendas dos modelos VUL.

Oriente Médio – África: grande agilidade e resiliência para um forte aumento de participação de mercado

Apesar dos fortes ventos contrários devido à pandemia global e do recuo de 26,4% no mercado da região, as vendas gerais do Groupe PSA permaneceram mais altas do que em 2019 e a participação de mercado cresceu 46% na região.

Um grande crescimento na participação de mercado do Groupe PSA foi alcançado em toda a região, como na Turquia (+5,4 p.p.), Egito (+3,9 p.p.) e Marrocos (+0,8 p.p.).

O Grupo continua sendo o líder de mercado nos Departamentos e territórios ultramarinos franceses.

A agilidade e a dinâmica demonstradas durante o segundo trimestre, o mais impactado pela crise da Covid, permitiram à região acelerar ainda mais esse crescimento, com 9,1% de participação de mercado nos últimos três meses.

A capacidade de produção da fábrica de Kenitra, no Marrocos, dobrará a partir de setembro de 2020, para chegar a 200 mil veículos.

China: o Grupo se recupera após o coronavírus e lança sua ofensiva “New Energy Vehicles”

Embora a atividade na China tenha sido fortemente afetada pela crise do coronavírus, o Grupo ainda impulsiona sua ofensiva NEV[3] conforme planejado.

O primeiro veículo NEV, o PEUGEOT e-2008, foi lançado na China em 20 de maio, seguido pelo PEUGEOT 4008 PHEV[4], 508L PHEV e CITROËN C5 Aircross Hybrid no segundo semestre de 2020.

A marca DS Automobiles está avançando no mercado chinês com um novo modelo econômico e um novo plano estratégico que serão anunciados em breve.

A DPCA retomou totalmente sua produção desde o final de março e suas vendas seguem uma tendência positiva.

América Latina: mercados em contração

Em uma região particularmente afetada pela crise do coronavírus, com confinamento parcial ainda em vigor em muitos países em julho, a participação de mercado do Groupe PSA ficou acima de 3% pelo segundo mês consecutivo, com o segundo trimestre de 2020 superior ao primeiro e melhor do que o segundo trimestre de 2019.

O Grupo ganhou participação de mercado no Chile, México, Colômbia, Equador e Peru.

Na Argentina, o Grupo manteve uma participação de mercado de dois dígitos (10%) e planeja melhorá-la ainda mais em breve, com o lançamento do Novo PEUGEOT 208, que será produzido na fábrica de Palomar utilizando a avançada plataforma global CMP.

Sua participação no mercado VUL também aumentou na América Latina (para 3,5%), principalmente no Brasil. A DS Automobiles e a Opel estão melhorando seu desempenho nos mercados em que operam.

Índia-Pacífico: aumento da participação de mercado do Grupo

As vendas consolidadas na região caíram em comparação ao primeiro semestre de 2019, seguindo a tendência de queda de 27% do mercado, enquanto as entregas caíram apenas 14%, resultando em um ganho de participação de mercado de +14%.

O sucesso recorrente do Grupo no Japão continuou com as três marcas, mas principalmente com a Citroën, com o lançamento do SUV C3 Aircross, do SUV C5 Aircross e do Berlingo.

Na Índia, o Groupe PSA continua se preparando para a chegada da marca Citroën no primeiro semestre de 2021 com o SUV C5 Aircross, que será seguido por novos modelos disruptivos da Citroën desenvolvidos localmente.

No sudeste da Ásia a participação de mercado do Grupo também aumentou ligeiramente em comparação ao primeiro semestre de 2019, mesmo em condições difíceis de mercado, com o crescimento da participação de mercado das marcas Peugeot e Citroën.

Eurásia: crescimento da participação de mercado na Rússia e na Ucrânia

Embora o desempenho da região tenha sido impactado pela crise do coronavírus no segundo trimestre, as vendas do Grupo aumentaram no primeiro trimestre e as participações de mercado aumentaram 0,2 p.p. no primeiro semestre (de 0,7% para 0,9%).

O Grupo viu sua participação de mercado aumentar em todos os países, atingindo 0,4% e 8,9%, respectivamente, nos dois principais mercados – Rússia e Ucrânia.

As três marcas – Peugeot, Citroën e Opel – contribuíram para esse bom desempenho, principalmente na Ucrânia, enquanto a DS Automobiles começou a se desenvolver nesse mercado desde o segundo semestre de 2019.

As vendas de VUL do Grupo cresceram com o PEUGEOT Traveler/Expert e o CITROËN SpaceTourer/Jumpy.

O Grupo relançou recentemente a marca Opel na Rússia, começando com os modelos Zafira Life, Vivaro e Grandland X.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil