Matheus Arantes, gerente Engenharia Elétrica da VW, fala sobre usabilidade e conveniência
São Bernardo do Campo (SP). O VW Play, que estrou mundialmente no Nivus e que chega como uma das grandes novidades da linha 2021 do T-Cross, é um marco na indústria nacional em termos de conectividade, streaming de conteúdo e serviços dentro do carro.
Matheus Arantes, gerente de Engenharia Elétrica da Volkswagen do Brasil, conta como foi estar à frente do desenvolvimento técnico do sistema e revela detalhes inéditos sobre o VW Play.
Na sua opinião, quais são as principais vantagens do WV Play frente aos concorrentes?
A tela de 10 polegas em alta definição que traz uma usabilidade moderna e fácil. A robustez e a capacidade de software, com um sistema de armazenamento interno de 10 GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo).
Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.
O VW Play traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Ele é o primeiro sistema do mundo com o Manual Cognitivo integrado ao veículo.
Isto é, em vez de tirar as dúvidas referentes ao manual do proprietário pelo celular, o dono de um Nivus ou de um T-Cross, por exemplo, poderá fazer isso diretamente pelo VW Play! Isso porque o aplicativo Meu Volkswagen, dentro do VW Play, “conversa” com painel digital. Mais do que comodidade e inovação, isso significa inteligência e otimização de tempo.
Volkswagen considera o VW Play como um marco na indústria automotiva?
Ele traz um alto nível de conectividade e foi totalmente desenvolvido no Brasil, com base em pesquisas com usuários e pensando nas necessidades e desejos dos clientes.
O resultado disso é que o VW Play revolucionou o segmento. É o primeiro infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços dentro do carro.
Por que a Volkswagen decidiu fazer o VW Play?
A introdução do VW Play faz parte de uma estratégia robusta da Volkswagen em oferecer mais tecnologia, inovação e conveniência para os clientes da marca. Ele estreou no Nivus e já está também no T-Cross 2021, com novas funções.
O que o VW Play traz de novo no T-Cross 2021?
Ele chega para tornar ainda mais tecnológico o cockpit digital do T-Cross. Assim como no Nivus, a linha 2021 do SUV oferece duas telas de 10 polegadas, que é composto pelo painel 100% digital (Active Info Display) e o VW Play. Mas no T-Cross fomos além.
A primeira novidade é o acionamento do Park Assist. Como no VW Play não existem botões físicos, o ícone para estacionar (entrar ou sair da vaga) o carro de forma autônoma é digital e integrado ao sistema de infotainment, na barra lateral.
Outra novidade é a seleção do modo de condução. Esse recurso possibilita configurar o carro da forma que o cliente achar mais conveniente.
Novamente: tudo digital e com opções de personalização. É para isso que serve a tecnologia: para deixar as coisas mais pessoais, do jeito que você achar mais conveniente.
Por que o T-Cross foi o segundo a receber e quais outros modelos terão esse sistema?
Desde o seu lançamento, o T-Cross se caracterizou como um carro conectado, oferecendo recursos inéditos inovação em seu segmento, como por exemplo, o Manual Cognitivo, com inteligência artificial IBM Watson.
Ao ganhar o VW Play de série em todas as versões, o T-Cross eleva a um patamar ainda maior a tecnologia e a conectividade à disposição do cliente. Esse e o nosso propósito: antecipar tendências e oferecer cada vez mais inovação. Então, outros modelos irão receber o VW Play em breve.
Quais foram as inspirações para desenvolver a usabilidade do sistema?
Escutamos e colocamos em prática as principais ideias e necessidades dos clientes. Ouvimos deles quais funções eles tinham mais facilidade no dia a dia no uso do celular e quais eles gostariam de ter dentro do carro.
Então, o toque longo, por exemplo, aquele que você aperta o ícone e mantém ele selecionado para memorizar algo, a função slider (de arrastar o dedo de uma lado para o outro para trocar de tela) e deslizar o dedo para cima ou para baixo para “rolar” as opções disponíveis são alguns exemplos. Outro recurso que merece destaque é função “buscar”.
Basta digitar o que você precisa, que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador. Tudo isso faz do VW Play uma plataforma simples e rápida de se usar.
Em quanto tempo foi desenvolvido o VW Play?
Ele é resultado de um desenvolvimento de três anos. Uma equipe de cerca de 50 pessoas coordenou os testes, que foram distribuídos em três segmentos: mecânicos, elétricos e climáticos. Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.
Qual é a base tecnológica usada no desenvolvimento do software?
O VW Play é uma plataforma desenvolvida utilizando diferentes tecnologias, que (juntas) entregam segurança, performance e compatibilidade. Esta arquitetura utiliza diferentes tecnologias para atender a necessidade de cada parte do sistema. As camadas mais profundas da plataforma – que cuidam das interfaces com o veículo – utilizam tecnologias seguras e consagradas ao longo dos anos no mundo automobilístico.
As camadas intermediárias fazem uso de um kernel Linux, seguro e rápido. As camadas mais altas, que cuidam de recursos como Media Player, Tuner, USB e também da interface com o usuário, foram construídas sobre uma plataforma hibrida.
O ambiente da VW Play Apps inclui o Android AOSP, garantindo a robustez das parcerias firmadas para a VW Play. Lembrando que estes Apps precisam respeitar regras de distração, de conteúdo, e precisam ser validados e testados pela Volkswagen antes de serem liberados na VW Play APPs.