domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Essa tal Octanagem

Especialista em combustíveis explica de forma simples o que é e o que ela faz no motor

Muito tem se falado na octanagem da gasolina e como ela influencia no consumo e potência do veículo, mas… o que é octanagem?

- Publicidade -

Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, explica o que é e como ela pode melhor o desempenho do motor.

O que é octanagem?

A octanagem, que também pode ser chamada de índice octano, é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição.

- Publicidade -

Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.

Para explicar melhor, vamos contar o passo a passo do funcionamento do motor. Quando é dada a partida, os pistões começam a se movimentar dentro dos cilindros, fazendo pressão no combustível que está lá.

O combustível, em mistura com o ar dentro do cilindro, resiste ao máximo a essa pressão e ao aumento de temperatura até que a vela de ignição produza a centelha para sua queima, o que faz o carro se movimentar. Essa resistência é a octanagem.

- Publicidade -

“Um combustível com octanagem baixa pode causar a famosa ‘batida de pino’, quando acontece uma pré-ignição dentro da câmara de combustão antes da centelha da vela, aumentando a temperatura. Esse problema parece inofensivo, mas a médio e longo prazo pode causar sérios e caros danos ao pistão, cilindro e cabeçote do motor”, alerta Pose.

Como descobrir a octanagem do combustível?

Existem dois métodos para calcular a octanagem de um combustível. O RON (Número de Octanas Pesquisa, na sigla em inglês) observa a resistência do combustível à detonação em um motor-padrão, usados nos testes das montadoras de veículos, com compressão variável e rotação de 600 rpm.

Já o MON (Número de Octanas Motor, em inglês), faz a mediação com mistura de ar-combustível pré-aquecida no cilindro de combustão, ponto de ignição variável e velocidade do motor de 900 rpm.

No Brasil, o índice usado para quantificar a octanagem de um combustível é o RON. As distribuidoras idôneas oferecem produtos dentro das especificações ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Hoje, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no País devem ter no mínimo 92 octanas RON (com 93 RON a partir de 01/01/2022).

Gasolina de alta octanagem – Veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, por terem maior potência, precisam de combustíveis com maior octanagem. Para estes carros, o indicado é abastecer com gasolina premium.

“Segundo a ANP, as gasolinas de alta octanagem devem possuir um mínimo de 97 RON. Abastecer o veículo com octanagens muito acima disso não traz ganho de potência para o motor”, explica Pose.

“Nos postos Shell, os motoristas encontram a Shell V-Power Racing, desenvolvida em parceria com a Scuderia Ferrari. Ela possui a exclusiva tecnologia Dynaflex, que limpa, protege e traz mais performance e rendimento ao motor”.

O especialista explica: “Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O impacto, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, avisa Pose.

Combustíveis de alta octanagem X Combustíveis aditivados

Combustíveis premium e aditivados possuem detergentes dispersantes, que ajudam a limpar o motor de resíduos, protegem e lubrificam as partes internas para que se movimentarem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia.

Além dos benefícios a médio e longo prazo para a saúde do motor, as distribuidoras contam com os aditivos para ajudar a melhorar ainda mais a performance dos veículos.

“Abastecer frequentemente com combustíveis aditivados evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor, principalmente a médio e longo prazo. Os combustíveis aditivados da família Shell V-Power também possuem a tecnologia exclusiva Dynaflex, que traz mais performance e rendimento, agindo tanto em altas quanto em baixas rotações do motor”, explica Gilberto Pose.

A diferença entre os combustíveis premium e aditivados é a octanagem. Enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns (no mínimo 92 octanas RON para a gasolina), os premium tem uma octanagem superior.

Shell V-Power Racing, a gasolina de alto desempenho da marca Shell, tem mínimo de 97 octanas RON, além da adição da tecnologia Dynaflex.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn