quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Telemetria é aliada da nova família de extrapesados da Volkswagen

Concebida dentro do conceito dos serviços 4.0 da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a nova família de extrapesados da marca tem na conectividade e na telemetria fortes aliadas em nome da produtividade.

- Publicidade -

Para isso, os novos extrapesados Volkswagen contam com o sistema RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON –, de série nesta fase de lançamento, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM), da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com inúmeras facilidades digitais, que permitem desde a configuração do caminhão até o agendamento de serviços por meio do telefone celular.

Desde já, os serviços Volks|Care, especialmente desenhados para aumentar a disponibilidade do veículo e reduzir seu custo operacional, otimizando a rentabilidade, já são oferecidos nos mais de 140 concessionários VW de todo o país.

- Publicidade -

Isso porque o cliente do segmento de extrapesados não deseja apenas adquirir um caminhão. Ele deseja ter garantia de produtividade e de disponibilidade do veículo. Sabendo disso, juntamente com uma inovadora família de caminhões, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta uma série de serviços especialmente desenvolvidos para garantir que os clientes obtenham os melhores resultados, em qualquer tipo de negócio.

Entre os destaques está a oferta de monitoramento básico para o caminhão de forma gratuita pelo período de três anos. Com base nesse serviço, o proprietário ou o frotista poderão acompanhar os principais indicadores de desempenho do veículo – como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas, entre vários outros. É o que permite a adoção de treinamentos específicos para os condutores e a melhoria dos resultados da frota, de uma forma geral.

Somam-se aos serviços gratuitos uma série de outros indicadores que o cliente pode obter por meio dos pacotes RIO Premium Fleet, que elevam a leitura de dados do caminhão a mais de 30 itens, proporcionando uma análise completa e minuciosa da direção dos extrapesados Volkswagen.

- Publicidade -

Os dados são disponibilizados por relatórios ao cliente, que também dispõe do auxílio do Volks|Care, com a Gestão de Serviços Sob Medida.

Mais do que dados, a VW Caminhões e Ônibus fornece inteligência aos clientes, com um grupo qualificado de profissionais do time GSSM, que interpreta as informações do monitoramento do veículo e indica as melhores ações corretivas necessárias.

Com isso, é possível oferecer, de uma só vez, o melhor desempenho dos veículos, a preservação da vida útil de componentes e o melhor valor de revenda dos caminhões. Os serviços de conectividade da Volkswagen Caminhões e Ônibus estão disponíveis em todo o Brasil e na América Latina.

Soluções 4.0 – O foco no cliente é um dos principais diferenciais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o que fez com que a fabricante desenvolvesse, ao longo do tempo, uma série de serviços de pós-vendas, que agora também estão disponíveis para a nova linha de extrapesados.

Mas a marca apresenta também uma novíssima solução, desenvolvida exclusivamente para o lançamento dos novos Volkswagen extrapesados: o Dealer Online.

Esta é uma plataforma digital responsiva – ou seja, adaptável às telas de celulares, tablets e desktops –, em que o cliente tem acesso a uma série de facilidades, como a configuração do caminhão, o que inclui a escolha dos opcionais mais adequados para a operação e também de itens externos, como a cor do veículo.

Além disso, por meio do Dealer Online, o cliente pode agendar serviços pela internet. O sistema indicará a concessionária mais adequada, a data e a hora da realização do atendimento.

O desenvolvimento em camadas dessa plataforma permite somar uma série de serviços ao longo do tempo, sempre no intuito de tornar a vida dos clientes mais simples.

Clientes dos novos Meteor e Constellation extrapesados também contam com uma tag integrada com o ConectCar, como item de série dos modelos, facilitando o tráfego em rodovias com pedágio e otimizando a produtividade do veículo nas estradas. Para ter acesso a esse serviço, basta o cliente clicar no app VW/ConectCar e realizar o cadastro, não necessitando ir até uma loja ConectCar.

A comodidade também é a palavra-chave do aplicativo Truck Help, que integra a nova linha de extrapesados. Trata-se de uma plataforma desenvolvida para auxiliar motoristas e frotistas na compra de peças, serviços e atendimentos emergenciais em todo território nacional.

Com o aplicativo, que agora está conectado ao ChameVolks, os clientes podem localizar o concessionário mais próximo, fazer sua consulta on-line ou solicitar a ajuda. No momento de pandemia, o aplicativo indica também locais de distribuição de álcool em gel, pontos de alimentação e ações de apoio aos motoristas.

A pandemia também motivou a implantação de outro serviço, que já mostra uma grande adesão: o Assistente Virtual, originalmente desenvolvido como ferramenta de vendas de planos de manutenção, mas que se tornou mais um canal para o cliente tirar dúvidas, conhecer o portfólio de caminhões e ônibus VW ou mesmo fechar uma compra.

Desde junho, os clientes Volkswagen possuem também à disposição o VWCO Field Service, ferramenta que possibilita o acompanhamento do deslocamento do técnico em tempo real – pelo cliente, concessionária e também pela central de relacionamento da montadora –, desde sua saída da concessionária até a chegada ao local do atendimento.

A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, também tem tornado seus processos cada vez mais tecnológicos, assegurando ainda mais qualidade e confiabilidade aos componentes de toda a sua linha de caminhões.

Nesse aspecto, uma novidade é a área de Análise Técnica 4.0, inaugurada em julho. Com o uso de óculos de realidade aumentada, os dispositivos tornam ainda mais próximo o contato entre fábrica, clientes e fornecedores, permitindo a análise técnica detalhada de componentes, mesmo à distância.

Por fim, os clientes também contam com o tradicional canal ChameVolks, com atendimento feito por técnicos treinados pela fábrica, que entendem profundamente o produto e que falam a linguagem do motorista e do frotista.

Além do contato telefônico disponível 24 horas e sete dias por semana, o serviço é oferecido via WhatsApp. Em atendimentos de emergência, por exemplo, o motorista pode enviar áudios, imagens e até vídeos de mensagens do painel via WhatsApp, complementando o contato telefônico e facilitando o diagnóstico técnico e a solução do caso.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança