quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Honda recebe Designação de Tipo para Condução Autônoma de nível 3 no Japão

A Honda Motor Co., Ltd. anunciou hoje que recebeu a designação de tipo necessária para a condução autônoma de Nível 3 *1 do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo japonês (MLIT).

Esta aprovação permite o sistema de direção autonôma (Automated Driving System) dirigir o veículo sob certas condições, como quando o veículo está em tráfego congestionado na via expressa.

- Publicidade -

A Honda está planejando iniciar as vendas do Honda Legend equipado com o equipamento de condução autônoma recém-aprovado (“Traffic Jam Pilot”) antes do final do ano fiscal corrente, que termina em 31 de março de 2021.

Para promover a comercialização de veículos automatizados de Nível 3, o MLIT alterou parcialmente a regulamentação de Veículos Rodoviários, e a regulamentação revisada (nº 14 de 2019) entrou em vigor em 1° de abril de 2020.

Com esta alteração, o equipamento para a condução autônoma de Nível 3 foi adicionado recentemente à lista de equipamentos de veículos motorizados sujeitos aos padrões de segurança (definidos no Ministério dos Transportes Portaria nº 67, 1951).

- Publicidade -

【Principais padrões de segurança para equipamentos de direção autônoma】*2

1. Desempenho:

– O equipamento não deve causar qualquer preocupação que comprometa a segurança dos ocupantes do veículo ou de outros usuários da via sob as condições operacionais do ambiente de condução. *3

- Publicidade -

– O equipamento não deve operar a menos que sejam atendidos todos os requisitos de condição operacional do ambiente de condução.

– Antes que qualquer uma das condições operacionais do ambiente de condução se tornem insatisfatórias, o equipamento deve avisar o motorista sobre a transferência de controle de volta para o motorista e deve continuar dirigindo com segurança até que a transferência seja concluída. Quando a transferência não puder ser realizada, o equipamento deve parar o veículo com segurança;

– O equipamento deve incluir uma função para monitorar a condição do motorista;

– O equipamento deve adotar medidas de segurança cibernética para evitar ameaças à segurança, como acesso não autorizado.

2. Dispositivo de gravação de condição operacional:

O dispositivo de gravação deve registrar dados para confirmar as condições de operação do equipamento de direção autônoma por um período de 6 meses ou 2.500 vezes), incluindo:

– O momento em que o equipamento de condução autônoma foi ligado / desligado
– O momento em que o equipamento emitiu um aviso de transferência de direção para o motorista
– O momento em que o motorista esteve em uma situação na qual a transferência não foi possível

3. Exibição externa:

– Um adesivo indicando que se trata de um veículo autônomo deve ser afixado na parte traseira da carroceria.

A Honda permanecerá dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de segurança, ao se esforçar para servir as pessoas em todo o mundo com a alegria e a liberdade da mobilidade, proporcionando tranquilidade e inspirando a curiosidade.

*1: Um nível de condução autônoma definido pelo governo japonês (com base nas definições SAE). No nível 3 de automação, o sistema monitora o ambiente de direção ao redor do veículo e assume as operações de direção sob certas condições.

Quando qualquer uma das condições operacionais do ambiente de direção se tornar insatisfatória, o sistema irá emitir um aviso, e o motorista deve assumir a direção imediatamente.

*2: Trecho do comunicado de imprensa emitido pelo MLIT (apenas japonês) em 31 de março de 2020 sobre o estabelecimento de normas de segurança para veículos autônomos e o design do adesivo que indica os veículos autônomos.

*3: Condições sob as quais o equipamento de direção autônomo é operado, que são determinadas com base em vários fatores, como localização, condições meteorológicas, velocidades do veículo, etc. As condições variam dependendo do desempenho do sistema.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn