A Toyota apresenta a Nova SW4 2021 com importantes aprimoramentos nas mais diversas características. Produzida na fábrica que a marca japonesa possui em Zárate, na província de Buenos Aires, e exportado para mercados de toda América Latina e do Caribe, o modelo ganha um novo design mais sofisticado e moderno e melhorias em sua conectividade, conforto, desempenho e segurança.
Quanto ao design exterior, são novos faróis, grade e para-choques. Quanto ao design interior, o modelo possui uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro.
Por sua vez, todas as versões da Nova SW4 agregam agora mais conectividade ao equipamento de áudio com touchscreen de 8″ com a adição do Android Auto® e Apple CarPlay® mantendo a função Bluetooth®.
Em relação ao conforto, a versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros, o que é muito bom quando usamos o veículo em lugares quentes, como no Recife.
Além disso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam. Já as versões flex SR e SRV incorporam farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED.
No que diz respeito à segurança, a grande novidade, assim como na Hilux, foi a adição do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense na versão topo de linha SRX com os seguintes itens: sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
A Nova SW4 2021 também ganhou 15% mais potência no motor 2.8L diesel, que passa a render 204 cv.
Todas essas características são adicionadas aos já conhecidos benefícios do modelo, que se destaca pela Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade características de um veículo Toyota. A Nova SW4 2021 chega à rede de concessionárias de todo o Brasil no dia 26 de novembro.
DESIGN EXTERNO – A Nova SW4 apresenta um design frontal renovado, mais sofisticado, moderno e harmônico, com mudanças nos faróis, grade e para-choques.
Incorpora-se um novo conjunto óptico no qual as luzes LED de posição e de direção na versão SRX ficam localizadas na parte inferior do para-choque.
Por sua vez, as versões flex SR e SRV também incorporam o novo desenho, no entanto, as luzes de posição e de direção são halógenas. Outra novidade da versão SRV flex são os faróis de neblina dianteiros também em LED.
Esta atual geração da SW4 passou a ter identidade própria de um SUV, de acordo com sua história e reputação.
Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis, com sistema “Follow me Home”, proporcionando ao veículo uma aparência moderna.
As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição visam facilitar o acesso ao veículo.
Na lateral da versão SRX, destaca-se as novas rodas de liga leve, que fornecem uma imagem de dinamismo. Os pneus mantêm suas dimensões 265/60R18, 18″. Essa é a mesma dimensão agora da versão flex SRV, enquanto a SR de cinco lugares segue sendo oferecida com pneus 265/65R17, 17″.
No ângulo traseiro, os faróis traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada. Os faróis de neblina são incorporados ao para-choque, reforçando a segurança, com um toque estético refinado.
O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão, concedem ao carro um senso de esportividade apurado, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.
DESIGN INTERNO – No interior, a SW4 apresenta uma nova combinação de cores, onde o preto predomina no estofamento e nos painéis das portas, com detalhes em cinza no painel de instrumentos e no console central.
Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e vanguarda.
O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o azul agora é predominante, ajudam a renovar a atmosfera interior do SUV.
Todas as versões da Nova SW4 possuem agora mais conectividade. O sistema multimídia com tela de 8″ sensível ao toque, que já contava com navegação GPS integrada, TV digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth®, passa a contar também com conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®.
Por sua vez, a versão SRX possui um sistema de áudio JBL® premium com oito alto-falantes, um subwoofer e dois tweeters.
A linha 2021 da família SW4 ganhou mais equipamentos. Começando com a versão topo de linha SRX, os bancos dianteiros contam agora com sistema de ventilação, o que contribui muito para o conforto em locais de clima quente.
Além disso, a versão flex SR ganhou ar condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2″ de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões.
A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.
Mecânica Online – Os modelos da linha 2021 da SW4 seguem equipados com motores diesel e flex. No entanto, a grande novidade, assim como na Hilux, é o aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V diesel, que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm.
Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores.
Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.
Os engenheiros da Toyota ainda aprimoraram a eficiência térmica e o nível de resfriamento do propulsor 2.8L com redução no atrito entre os materiais, contribuindo para um menor consumo de combustível.
A Nova SW4 agora possui diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.
As versões flex trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente.
As versões flex do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina.
São duas versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SR de cinco lugares e SRV de sete lugares, ambas 4×2.
Segurança – Um dos principais pilares da Toyota segue como destaque na Nova SW4 2021. Seguindo a tradição da marca de manter máxima atenção com a segurança de seus clientes, o modelo, que recebeu nota máxima nos testes realizados pela Latin NCAP, chega ainda mais equipado.
Todas as versões de cinco e sete assentos listam uma série de sistemas com a finalidade de levar ao motorista e ocupantes, total tranquilidade em quaisquer terrenos.
Fazem parte dos itens de série ligados à segurança da SW4: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista), sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, oito alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, luz de frenagem emergencial automática, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos). A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC).
Uma novidade na versão flex SR é a adição do sistema de alarme perimétrico + volumétrico, como já ocorre nas outras versões.
No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível na versão a diesel SRX. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
As tecnologias incluídas nesse pacote são:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* – O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)* – Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.
Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* – O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.
As cores disponíveis para a Nova SW4 são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).
PREÇOS – Os preços sugeridos para a Nova SW4 2021 são os seguintes:
Toyota SW4 2021
Diesel 2.8L 16V intercooler 4X4
– SRX AT 7 assentos R$ 314.790,00
– SRX AT 5 assentos R$ 309.690,00
Toyota SW4 2021 Flex 2.7L
Dual VVT-i DOHC 4×2 SR AT 7 assentos R$ 221.090,00
SRV AT 5 assentos R$ 202.390,00.