domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Tendências e oportunidades no setor automotivo

Ricardo Bacellar*
Karsten Pieper**

Conduzida com mais de 1.100 executivos dos setores automotivo e de tecnologia e mais de 2.000 consumidores de 30 países, a 21ª edição da Pesquisa Global com Executivos do Setor Automotivo 2020 (GAES 2020), da KPMG, revelou expectativas e tendências relevantes para a indústria automotiva mundial.

- Publicidade -

Os resultados evidenciam que a pandemia é um fator de aceleração das transformações que impactarão o mercado automobilístico.

Mais da metade (59%) dos respondentes trabalham em empresas com faturamento superior a US$ 1 bilhão, enquanto 22% atuam em organizações com faturamento superior a US$ 10 bilhões.

No capítulo sobre tendências, a sustentabilidade consta como um diferencial importante para executivos e consumidores.

- Publicidade -

Os dois grupos consideram que, a curto prazo, a experiência da pandemia deve acentuar a preocupação com esse aspecto.

E, a médio e longo prazos, os regulamentos ESG (Environmental, Social and Governance) podem acelerar esta tendência.

Alinhado com o tema, as matérias-primas foram destacadas no contexto de que o predomínio dos combustíveis fósseis como matriz energética tende a se dissipar, ainda que a longo prazo, cedendo espaço à eletricidade.

- Publicidade -

Em mais de 20 anos de GAES, pela primeira vez os executivos não deram como certa a prevalência do motor a combustão pelos dez anos seguintes e agora apostam na coexistência e complementaridade destes com os veículos a bateria e células de combustível, dentre outros.

Eles reconheceram ainda a importância de entender preferências dos consumidores, critérios que definem decisões de compra e recursos em um cenário repleto de alternativas de mobilidade.

Outro dado é que se espera uma redução de 20% a 30% dos pontos de venda físicos.

Quando questionados sobre o que os encorajariam a comprar um veículo online, os consumidores destacaram garantia de satisfação (41%), vantagem de preço (38%) e marca confiável (36%), o que significa que é difícil entrar no mercado online sem uma marca confiável e conhecida.

Analisando dados mais amplos de mercado, sobre a questão de veículos elétricos, a evolução deve ser mais lenta no Brasil do que na Alemanha, considerando a falta da infraestrutura e as distâncias maiores no caso brasileiro.

Na Alemanha, onde o setor automotivo é altamente relevante para a economia, há supermercados onde os carros podem ser carregados enquanto os motoristas fazem compras.

A indústria automobilística sempre explorou o desejo de posse do veículo para se aproximar dos seus clientes.

Mas o surgimento de serviços de mobilidade mudou essa relação e o conceito de sucesso está sendo redefinido de unidades vendidas para a distância percorrida.

Os serviços de locomoção estão em expansão nos últimos anos. No entanto, a pandemia está alterando essa relação entre carro e usuário, já que os clientes devem valorizar a segurança sanitária, tornando o carro particular mais importante.

Considerando a complexidade do momento atual, a indústria precisa ter acesso a informações qualificadas, que suportem suas decisões estratégicas de negócios.

O setor também precisa acompanhar as alterações de percepção de valor de compra dos consumidores. Estes dois elementos serão determinantes para a retomada dos negócios e da economia.

*Ricardo Bacellar é sócio-líder do setor de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil.
**Karsten Pieper é sócio-líder do German Desk da KPMG no Brasil.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008