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Volvo anuncia linha completa de caminhões elétricos na Europa em 2021

No próximo ano, os transportadores europeus já poderão encomendar versões 100% elétricas dos caminhões Volvo FH, FM e FMX.

O anúncio representa um grande passo da marca rumo a um transporte livre de combustíveis de origem fóssil.

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Há poucos dias a Volvo Trucks anunciou o início dos testes de campo com os caminhões elétricos pesados em operações de transporte regional e construção urbana na Europa.

Os veículos têm PBT de 44 toneladas e, conforme a configuração de baterias, a autonomia pode chegar a 300 km. As vendas começarão já próximo ano, com produção em série em 2022.

“Ao ampliar rapidamente nossa oferta de caminhões pesados elétricos, queremos ajudar nossos clientes e seus embarcadores a alcançarem seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Estamos determinados a continuar direcionando nossa indústria rumo a um futuro sustentável”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

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A Volvo Trucks iniciou a produção dos modelos Volvo FL Electric e Volvo FE Electric em 2019.

São caminhões elétricos semipesados, já disponíveis na Europa para operações de distribuição urbana e transporte de resíduos sólidos.

Na América do Norte, as vendas do Volvo VNR Electric, um caminhão para transporte regional, terão início agora em dezembro de 2020.

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Na América Latina, ainda não há um plano com datas para a introdução de caminhões elétricos.

Período de transição – Veículos elétricos para operações pesadas, de longa distância, serão ofertados em poucos anos.

Serão caminhões elétricos com baterias e caminhões elétricos movidos com células de combustível a hidrogênio, com um alcance maior, que deverão estar à venda na segunda metade desta década.

O objetivo da marca é que toda a sua gama de produtos esteja livre de combustíveis de origem fóssil até 2040.

“Para reduzir o impacto do transporte no clima precisamos fazer uma transição rápida dos combustíveis fósseis para alternativas como a eletricidade. Mas as condições para fazer esta mudança e o ritmo da transição variam bastante entre diferentes transportadores e mercados, dependendo de muitas variáveis, como incentivos financeiros, acesso a infraestrutura de carregamento e o tipo de operação de transporte”, explica Alm.

A maior parte das empresas de transporte vai efetuar a transição para a operação elétrica por fases.

Na prática, muitas terão uma frota mista, com caminhões movidos por diferentes combustíveis durante algum tempo ainda.

Flexibilidade – “Os caminhões Volvo são projetados para grande flexibilidade da linha motriz. Nossos clientes poderão optar por versões diferentes de um mesmo modelo, com opções diesel, gás e elétrico. Em todas, o ambiente do condutor, a confiabilidade e a segurança atendem altos requisitos. Os motoristas se sentem rapidamente familiarizados para operar de forma segura e eficiente, independente do combustível utilizado”, diz Alm.

Para a Volvo Trucks, a transição para um transporte mais sustentável precisa ser gradual, para que os transportadores possam se adaptar.

As soluções têm que ser livres de combustíveis fósseis e também permitir rentabilidade e produtividade às empresas de transporte.

“Nossa principal missão agora é facilitar a transição para veículos elétricos. Nossa estratégia passa por disponibilizar soluções amplas, que incluem o planejamento de rotas, veículos com especificação correta, estrutura de recarga, financiamento e serviços. A Volvo e seus concessionários têm um compromisso de longo prazo com nossos clientes. E agora isso será mais importante do que nunca”, finaliza Roger Alm.

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