domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Campeões retornam para marcar a transição de Renault para Alpine

Após mais de 40 anos na Fórmula 1 coroados por dois títulos de Campeão do Mundo de Pilotos e dois títulos no Campeonato Mundial de Construtores, além de 35 vitórias em 399 largadas, o Grande Prêmio de Abu Dhabi 2020 marcou a última corrida da equipe com o nome Renault, antes de passar o bastão para sua marca irmã, a Alpine, em 2021.

A Renault comemorou este rico legado com uma incrível demonstração em Abu Dhabi, para fazer um link entre o passado, o presente e o futuro.

- Publicidade -

Durante o evento, Fernando Alonso pilotou o R25, com o qual se consagrou campeão em 2005, para simbolizar nosso patrimônio histórico em comum e nossa imensa sede de sucesso, antes de seu retorno, em 2021.

O R25 continua sendo atualmente um dos carros mais extraordinários da história da F1.

Propulsionado pelo emblemático motor V10 Renault, que dominou a categoria nos anos 90 e no início dos anos 2000, o chassi do R25 é imediatamente reconhecido por seu visual característico, nas cores azul e amarelo.

- Publicidade -

Durante a temporada 2005, Fernando e seu companheiro de equipe Giancarlo Fisichella venceram oito das 19 corridas, incluindo uma vitória emocionante em casa para a equipe francesa, além de sete pole positions e 18 pódios, oferecendo à Renault seu primeiro título de construtores e a Fernando sua primeira coroa mundial.

Quinze anos depois, o R25 voltou à pista após sua restauração pelas plantas da Renault Sport Racing em Enstone e em Viry, junto com a Rennwerk, empresa alemã especializada em restauro.

Utilizado pela última vez durante uma demonstração, em 2006, o R25 foi integrado à coleção Renault Classic, até que um projeto de restauração – visando recuperar todo o esplendor do “Monstro” – foi iniciado em 2018.

- Publicidade -

A restauração do chassi começou em 2019 com a Rennwerk, para rodar o carro no Grande Prêmio da França de 2020, antes do adiamento do projeto devido à pandemia da Covid-19.

O programa foi então relançado em outubro de 2020, exigindo mais de 50 horas de trabalho para revisar o motor em Viry.

Apenas duas semanas mais tarde, o V10 ganhou vida na oficina da Rennwerk e o R25 deu sua primeira volta no circuito de La Ferté-Gaucher, em meados de novembro.

Fernando reencontrou o R25 no circuito Yas Marina para três demonstrações comemorativas no fim de semana passado.

Cyril Abiteboul, diretor da equipe Renault DP World F1 Team: “É muito emocionante ver o R25 fazer o seu motor roncar novamente e a presença do Fernando ao volante é a cereja do bolo. A parceria entre o piloto e o carro de corrida marcou uma época na F1, com uma das mais belas performances da Renault no automobilismo esportivo. Este carro simboliza nossas realizações passadas, enquanto que o Fernando reflete nossa forte ambição de sucesso para recuperar estes momentos e emoções incríveis. É claro que todos estes resultados passam agora para o nome da Alpine, mas todos nossos futuros sucessos serão uma homenagem a este período excepcional da história da Renault na F1.”

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008