O Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da marca, encerrou hoje (9/12) a terceira edição brasileira do 92Y Ford Fellowship 2020, programa de capacitação para lideranças do terceiro setor.
Os 12 participantes tiveram seis semanas dedicadas ao crescimento pessoal e profissional e ao debate sobre a situação do Brasil, destacando como o seu trabalho pode inspirar mudanças positivas na sociedade.
A edição de 2020 também contou com um fundo especial para projetos voltados ao combate da Covid-19 e seus efeitos, como o desemprego e a violência doméstica.
Foram nove selecionados entre os ex-participantes do Ford Fellowship, que receberam um apoio financeiro de até US﹩5.000 para colocar suas propostas em prática nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
“Na Ford, temos o compromisso de tornar a vida das pessoas melhor e acreditamos na força transformadora do terceiro setor. Com o Ford Fellowship, conseguimos, nos últimos três anos, apoiar vários líderes e diferentes projetos sociais em várias partes do Brasil”, diz Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford.
“Este foi um ano muito desafiador e, com a criação do fundo especial, conseguimos não só manter nosso apoio às instituições como ampliar seu impacto para que possam seguir atuando nas comunidades.”
Realizado de forma 100% online, devido à pandemia de coronavírus, o programa incluiu palestras e debates ministrados por especialistas internacionais, parceiros, ex-alunos e líderes da rede 92Y, abordando temas como marketing, desenvolvimento e gerenciamento de programas, além de estratégias de arrecadação de fundos.
Para Ana Luiza Bandeira, coordenadora geral do Innocence Project Brasil, participar do 92Y Ford Fellowship foi uma oportunidade de se conectar com pessoas e projetos importantes de todo o país, entender a força e importância do terceiro setor e aprender com especialistas a fazer uma gestão mais assertiva.
“Nós atuamos com um tema delicado, que é o atendimento jurídico gratuito a pessoas condenadas criminalmente, e a arrecadação de fundos é um desafio. No programa, aprendi que existem diversas formas de captar recursos e que para ter sucesso precisamos encontrar o público certo. Isso abriu nossa mente e mostrou como podemos seguir nesse processo”, conta Ana Luiza.
O projeto “Criando fundo solidário para empreendedores marginalizados”, de uma aceleradora de microempreendimentos de mulheres negras, indígenas, das zonas rurais e da periferia no sul da Bahia, coordenado por Katianny Gomes Santana Estival, foi um um dos selecionados para receber o fundo especial.
“Com essa verba, abrimos um fundo de crédito rotativo e solidário que vai possibilitar às empreendedoras investir no seu negócio, seja para a compra de insumos e equipamentos, ou mesmo na sua formalização. A ideia é que com o seu negócio já estabilizado elas possam contribuir com novos créditos e auxiliar outras mulheres”, explica Katianny.
Segundo ela, participar da edição de 2019 do Ford Fellowship trouxe visibilidade e credibilidade à instituição, o que permitiu firmar novas parcerias e ampliar a rede de atendimento.
Janaína Jatobá, coordenadora do projeto Revoar, de Recife (PE), também selecionada para o fundo especial, compartilha o mesmo sentimento sobre o potencial transformador do Ford Fellowship.
“Com o fundo especial, eu e a Luiza Dantas, que também foi participante da edição de 2019, desenvolvemos esse projeto que usa uma metodologia inovadora para auxiliar organizações não governamentais da área de educação a atuar de forma estratégica diante dessa nova realidade. A verba nos permitiu investir em tecnologia e dar o salto que a instituição precisava para ampliar sua atuação”, comenta.
Conheça os demais projetos selecionados para receber apoio do fundo especial do Ford Fellowship:
• Projeto “Estimulando a autonomia feminina no Brasil rural” (Rio de Janeiro/RJ) – Com o aumento de problemas como violência e desemprego nas comunidades por conta da Covid-19, o projeto leva informações confiáveis às mulheres para que saibam como acessar as redes sociais e outros canais de informações sobre os direitos básicos dos cidadãos e como compartilhá-los com sua comunidade.
• Projeto “Fornecimento de aprendizagem social emocional e ética para educadores” (Itapevi/SP) – A pandemia trouxe inúmeros desafios para os professores da rede pública poderem dar o suporte emocional adequado aos alunos diante da nova realidade.
O projeto realiza eventos sociais virtuais e treinamentos sobre ética para mais de 48 professores para que possam apoiar emocionalmente seus mais de 1.400 alunos em todo o Brasil.
• Projeto “Treinando os líderes do amanhã” (Rio de Janeiro/RJ e Nairóbi/Quênia) – Criado para inspirar e treinar jovens líderes comunitários que estão tendo suas ações impactadas pela pandemia, o projeto os ajuda a identificar e lidar com os problemas atuais e os auxilia a encontrar soluções e promover a generosidade em suas comunidades.
• Projeto “Promovendo e expandindo as pesquisas sobre a Covid-19” (Porto Alegre/RS) – Em parceria com o Centro de Orquestração de Invoações, selecionou os principais projetos científicos de combate à pandemia para dar ampla visibilidade para a produção científica e contribuir com a implementação de projetos para reduzir a propagação da doença nas comunidades vulneráveis do Brasil.
• Projeto “Iluminando a mudança climática” (Rosário da Limeira/MG) – Com as escolas fechadas por conta da pandemia, desenvolve um programa digital para jovens líderes ambientais colocando-os em contato com agricultores locais para que atuem na proteção do bioma local.
• Projeto “Criando novos caminhos para doações corporativas” (São Paulo/SP) – Com a pandemia, muitas empresas se mobilizaram para realizar ações sociais em benefício da sociedade.
O projeto convocou gestores de empresas das áreas de sustentabilidade, responsabilidade social, marketing, comunicação e recursos humanos para propor ações para incentivo de doações, trabalho voluntário e pro bono para entidades afetadas pela pandemia.
• Projeto “Expandindo técnicas de aprendizagem para mulheres” (Porto Alegre/RS) – Em parceria com o Projeto Morro da Cruz, lançou um programa virtual de treinamento que capacita mulheres empreendedoras a utilizar ferramentas online de marketing, mídias sociais e e-commerce para que possam continuar com suas atividades durante a pandemia e estimular o crescimento de seus negócios.