sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Faço revisão do meu carro em concessionária ou oficina particular?

As manutenções podem ser feitas basicamente em dois locais diferentes: rede de concessionárias da própria marca ou oficinas mecânicas particulares.

- Publicidade -

Qualquer que seja o local escolhido, o importante é que seja feito um bom trabalho, sempre seguindo especificações do fabricante.

As revisões realizadas em concessionária são feitas por profissionais qualificados que respeitam os padrões do fabricante.

- Publicidade -

Teoricamente, estão montados de equipados com ferramentas que atendem as especificações do fabricante do carro, com utilização de peças de reposição homologadas pelo fabricante.

Quando o carro ainda está dentro do período de garantia de fabrica, uma das condições para permanecer com essa cobertura é que as manutenções sejam feitas exclusivamente em concessionária.

As revisões no manual certamente serão valorizadas numa futura revenda do carro. Porem é mais caro revisar o carro em uma concessionária. Mesmo as primeiras revisões, que geralmente se limitam a trocas de óleo do motor e dos filtros.

- Publicidade -

O cronograma de manutenção de um carro foi desenvolvido pelos engenheiros do fabricante e deve ser seguido pelos donos do veículo.

Mas boa parte das pessoas relaxam com essas manutenções, por diversos motivos. O bom é quando se encontra com pessoas organizadas, que apresentam notas fiscais de tudo que foi feito ao longo do tempo de vida do carro.

Já em uma oficina mecânica particular a maior dificuldade está na escolha dela. Existe grande chance de cair nas mãos de profissionais honestos e também desonestos, pouco qualificados e que estão interessados somente no lucro e não na solução do problema.
Para isso, é preciso pedir indicações para familiares ou amigos.

É pouco provável que ninguém conheça um bom mecânico para recomendar os serviços.
Quando não se consegue, recomenda-se procurar em redes sociais grupos de donos de carros. Poderá conseguir uma boa indicação de oficina que te atenda.

Uma vez escolhido a oficina, são grandes as chances dos mesmos serviços ficarem mais baratos quando comparado com uma concessionária.

Então temos as vantagens que pode influenciar na sua escolha:

Vantagens de fazer a revisão na concessionária – O principal benefício da oficina autorizada é ter um serviço feito por profissionais especializados, que conhecem bem a mecânica da marca e saberão identificar quaisquer irregularidades.

Além disso, o uso de peças originais é garantido, porque a concessionária é obrigada a agir dessa forma pela marca.

Vantagens de fazer a revisão em oficina particular – As oficinas apresentam alguns benefícios em relação às concessionárias.

Uma delas é o atendimento diverso e variado, já que os profissionais lidam com diferentes modelos e fabricantes.

Com isso, têm ampla experiência e são capazes de diagnosticar de maneira certa qualquer problema que apareça.

A escolha de um bom local com bons profissionais, que são honestos e justos, é fundamental.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança