quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Você já leu o manual de manutenção do seu carro?

Tudo que seu veiculo precisa é de uma atenção especial, para que ele possa te proporcionar o melhor do conforto e segurança.

- Publicidade -

Para muitas pessoas, é quase impossível viver sem um automóvel no dia a dia. Uma vez que passamos com ele uma boa parte de nossas vidas.

Porem, baseado em fatos mecânicos eles são passiveis de falhas a qualquer momento ou de vez em quando.

- Publicidade -

Uma viagem em família surge e você que adora viajar, pega o seu carro sem fazer a revisão periódica e vai colocar na estrada, no entanto não conta com possíveis frustações que venham acontecer quando você mais precisa dele. Algo que pode ser que acabe causando um grave acidente de trânsito.

Então, uma verificação rápida pode significar uma forma de evitar uma avaria na estrada.

Muitos motoristas criaram a cultura de não lê o manual de manutenção do carro, pouco fazem isso.

- Publicidade -

Elaboramos, portanto, uma lista de verificação rápida de manutenção de veículos com os principais pontos que você deve verificar e inspecionar antes da sua próxima viagem ou simplesmente para se manter seguro no dia a dia.

A lista de verificação de sua viagem deve se concentrar em 3 seções principais: Na manutenção, nos fluidos e pneus em conjunto com as rodas.

Isso irá aumentar a possibilidade de você ter passeios automotivos sem interrupções no seu dia a dia.

Manutenção: Itens importantes a serem verificados no seu veiculo
Começamos pela parte elétrica

– Lâmpadas: faróis e lanternas traseiras sem funcionar ou queimadas podem se tornar um risco à segurança, portanto, certifique-se de que estão funcionando normalmente.

Recomendamos que enquanto você estiver a verificar as lâmpadas, aproveite para inspecionar também as luzes de sinalização direcionais e as luzes de estacionamento.

– Bateria: verifique se os terminais da bateria não estão gastos e se os terminais estão apertados.

Se o seu carro estiver com dificuldade de funcionar na partida, pode ser necessário trocar a bateria.

Itens de higiene – Avaliar o Filtro de ar (cabine / anti polém): trocar o filtro de ar é muito importante para manter sempre alta a qualidade do ar-condicionado do veículo.

É algo simples de se fazer, não tem um custo elevado e ajuda para um melhor consumo de combustível também.

Manutenção:
– Mangueiras: dentro do compartimento do motor e debaixo do veiculo existem varias mangueiras que necessitam serem inspecionadas quanto a possíveis vazamentos e ressecamento podendo ocasionar trincas e rachaduras, especialmente onde eles estão vinculados a outros componentes portanto tem que ter cuidado especiais neste item..

Verifique os estados das correias para ver se não estão com sinais de desgastes acentuados.

A quebra ou avaria de uma correia pode destruir rapidamente a sua viagem e também o seu motor.

– Freios: Em bom estado é sinal de viagem tranquila, para que isso aconteça é necessário as trocas das peças com desgastes.

Mudar o fluido de freio pelo tempo recomendado pelo manual de manutenção (geralmente a cada 2 anos), substituir as pastilhas de freio, algo bastante necessário para se ter um veículo seguro para o dia a dia.

Fluidos

– Óleo do motor: é sempre bom verificar periodicamente e atentar para os períodos das trocas. Caso não saiba como e quando verificar o nivel, uma rápida consulta ao manual vai ajudar a fazer esta ação..

– Fluido de transmissão: certifique-se de consultar o manual do proprietário para ver com que frequência ele deve ser substituído.

Se já tiver passado do tempo, é uma boa sugestão substituí-lo numa empresa especializada, principalmente se o carro tiver cambio automático que requer cuidados especiais para tal.

– Fluido do radiador: certifique-se de que esteja completamente cheio para um desempenho ideal e examine o manual do proprietário para ver se ele precisa de ser trocado.

– Fluido de freio: Se você não tiver certeza se o fluido está bom, vá a uma oficina automotiva e peça ao mecânico para que o examine, ter a habilidade de frear com sucesso pode significar a diferença entre um acidente ou ser capaz de evitá-lo.

– Fluido do para-brisas: Confira se o recipiente de fluido de limpador de para-brisa está completamente cheio.

O fluido de limpador é ineficaz sem limpadores (palhetas) excelentes, então troque as palhetas quando estiverem desgastadas.
Verificação do pneu

– Banda de rodagem: certifique-se de que não há deformações, desgastes (carecas) na banda de rodagem. Verifique novamente se há vazamentos que requerem atenção. Se eles não puderem ser reparados, substitua-os.

No fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

– Pressão de ar: certifique-se de que os seus pneus estejam cheios com a pressão adequada e que todos tenham a mesma pressão em cada pneu.

A calibragem correta está no manual do proprietário ou em etiquetas com as indicações nas partes do veiculo como: próximo das colunas das portas dianteiras, na tampa de abastecimento de combustível entre outras partes.

– Rotação das rodas / pneus: certifique-se quanto a necessidade de se alinhar e balancear os pneus do seu possante. Os pneus podem se desgastar de maneira desigual e ter uma vibração agravante.

– Pneu sobressalente (estepe): Ao examinar e calibrar os pneus principais, faça-o também em relação ao pneu extra (estepe).

Faça um teste de direção com o seu carro – Dê uma volta rápida para ver se algo realmente está errado, nada melhor do que você que conhece o seu automóvel melhor do que qualquer pessoa.

Procure fazer da forma mais concentrada possível, desligue rádio e fique atento a possíveis barulhos indesejáveis.

Se estiver algo errado, você deve pedir ajuda a um mecânico para ele fazer uma inspeção.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo, não deixe de ler o manual do seu veiculo e aproveitamos para pedir para você compartilhar com os amigos e parente este tema tão importante com as dicas de como cuidar do seu carro exatamente como ele merece!

CONEXÃO AUTOMOTIVA
Informações automotivas especialmente para você!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança