terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Combustíveis Caros!! Como economizar ao dirigir?

Em época de aumentos constantes dos combustíveis, nada adianta ficar procurando posto com combustível mais barato e economizar nas aceleradas se as manutenções do seu carro não são feitas regularmente.

- Publicidade -

As trocas das peças nos prazos recomendados pelas montadoras interferem diretamente no consumo. Este é um dos pontos fundamentais para aliviar no bolso dos proprietários de automóveis.

Indo para o planejamento financeiro, colocando na ponta do lápis, pergunto: Quanto você gasta com combustível todos os meses?

- Publicidade -

Seja gasolina ou álcool/ etanol, o custo é elevado e não vai diminuir se você não se preocupar em economizar na hora de dirigir, pegar a estrada.

É preciso conhecer quais são os fatores que contribuem para o consumo de combustível e que estão sob o controle do motorista.

Tentar corrigir alguns vícios no volante e dar uma atenção especial à forma de dirigir é fundamental para ter o sucesso e o objetivo ser alcançado.

- Publicidade -

Confira e pratique algumas dicas!

Na hora de dirigir é preciso ter os seguintes cuidados para economizar combustível:
• Em primeiro lugar os cuidados com os pneus. Calibrar os pneus do carro com uma pressão correta conforme recomendações dos fabricantes, pode influenciar em até 20% no gasto do combustível.

Você sabia disso?

Lembre-se de manter esta prática pelo menos de 15 em 15 dias.

• Recomendamos trocar as marchas dentro da faixa ideal das rotações do motor e que estejam entre 2.000 e 3.000 rpm;

• A aceleração do motor deve ser progressiva, bem como a relação de redução da aceleração com marcha mais alta a mais baixa, quando possível;

• Outro ponto importante, nada de acelerar o carro antes de desligá-lo. Muitas pessoas ainda têm esse vício ao dirigir, pois essa prática era comum no tempo em que os carros possuíam carburador. Porém, agora só serve para dar gastos com combustível;

• Não arranque com o veiculo bruscamente;

• O ar-condicionado, que ao contrário do que muitos imaginam, não é um vilão em todas as ocasiões. Existem momentos em que o seu uso é inclusive indicado, como é o caso de rodar nas estradas, onde a utilização do equipamento gera menos esforços do que deixar as janelas abertas, tendo em vista que isso influencia na aerodinâmica do automóvel;

• Você vem dirigindo e notou que o sinal fechou, tire o pé do acelerador e deixe o veículo rodar com a marcha engrenada, até momento certo de frear. Isso contribuirá também na economia de combustível;

• Ao se deparar com uma descida, o freio motor é a melhor opção, como o próprio movimento das rodas manterá o motor funcionando e o consumo de combustível será nulo, nada de descer em ponto neutro / morto conhecido como banguela, esta ação e perigosa, pois está deixando o carro descer livre ;

• Mas precisou parar na subida? E agora? Não segure o carro na embreagem para não causar desgastes nas peças e também evitar o alto consumo de combustível. Segurar o carro na embreagem só gasta combustível sem necessidade;

• Por fim, também é essencial se preocupar com a qualidade do combustível adquirido, pois tudo o que é oferecido por preços abaixo do mercado provavelmente é de baixa qualidade, o que resulta em um rendimento inferior e na necessidade do motor em consumir mais quantidade para rodar a mesma distância em quilômetros, em comparação a um combustível de qualidade;

Como calcular o consumo?

Em carros equipados com computador de bordo: eles mostram e apontam quanto quilômetros por litro (km/l) o seu automóvel está fazendo. Dessa forma é possível avaliar melhor quando usar álcool ou gasolina.

O cálculo do rendimento do carro é importante, pois o motorista poderá verificar também qual combustível é mais econômico em função do preço na bomba.

Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro).

Mas se levarmos em conta os atuais testes do Instituo Mauá o motorista poderá verificar que seu carro rende muito mais e então economizará usando etanol mesmo se o percentual estiver acima de 70%, podendo chegar até 75%!

Gostou das dicas? Então não se esqueça de praticar e compartilhar com os amigos.

CONEXÃO AUTOMOTIVA
Informações automotivas especialmente para você!

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança