quinta-feira, 13 junho , 2024
28 C
Recife

Combustíveis Caros!! Como economizar ao dirigir?

Em época de aumentos constantes dos combustíveis, nada adianta ficar procurando posto com combustível mais barato e economizar nas aceleradas se as manutenções do seu carro não são feitas regularmente.

- Publicidade -

As trocas das peças nos prazos recomendados pelas montadoras interferem diretamente no consumo. Este é um dos pontos fundamentais para aliviar no bolso dos proprietários de automóveis.

Indo para o planejamento financeiro, colocando na ponta do lápis, pergunto: Quanto você gasta com combustível todos os meses?

Seja gasolina ou álcool/ etanol, o custo é elevado e não vai diminuir se você não se preocupar em economizar na hora de dirigir, pegar a estrada.

É preciso conhecer quais são os fatores que contribuem para o consumo de combustível e que estão sob o controle do motorista.

- Publicidade -

Tentar corrigir alguns vícios no volante e dar uma atenção especial à forma de dirigir é fundamental para ter o sucesso e o objetivo ser alcançado.

Confira e pratique algumas dicas!

Na hora de dirigir é preciso ter os seguintes cuidados para economizar combustível:
• Em primeiro lugar os cuidados com os pneus. Calibrar os pneus do carro com uma pressão correta conforme recomendações dos fabricantes, pode influenciar em até 20% no gasto do combustível.

Você sabia disso?

Lembre-se de manter esta prática pelo menos de 15 em 15 dias.

- Publicidade -

• Recomendamos trocar as marchas dentro da faixa ideal das rotações do motor e que estejam entre 2.000 e 3.000 rpm;

• A aceleração do motor deve ser progressiva, bem como a relação de redução da aceleração com marcha mais alta a mais baixa, quando possível;

• Outro ponto importante, nada de acelerar o carro antes de desligá-lo. Muitas pessoas ainda têm esse vício ao dirigir, pois essa prática era comum no tempo em que os carros possuíam carburador. Porém, agora só serve para dar gastos com combustível;

• Não arranque com o veiculo bruscamente;

• O ar-condicionado, que ao contrário do que muitos imaginam, não é um vilão em todas as ocasiões. Existem momentos em que o seu uso é inclusive indicado, como é o caso de rodar nas estradas, onde a utilização do equipamento gera menos esforços do que deixar as janelas abertas, tendo em vista que isso influencia na aerodinâmica do automóvel;

• Você vem dirigindo e notou que o sinal fechou, tire o pé do acelerador e deixe o veículo rodar com a marcha engrenada, até momento certo de frear. Isso contribuirá também na economia de combustível;

• Ao se deparar com uma descida, o freio motor é a melhor opção, como o próprio movimento das rodas manterá o motor funcionando e o consumo de combustível será nulo, nada de descer em ponto neutro / morto conhecido como banguela, esta ação e perigosa, pois está deixando o carro descer livre ;

• Mas precisou parar na subida? E agora? Não segure o carro na embreagem para não causar desgastes nas peças e também evitar o alto consumo de combustível. Segurar o carro na embreagem só gasta combustível sem necessidade;

• Por fim, também é essencial se preocupar com a qualidade do combustível adquirido, pois tudo o que é oferecido por preços abaixo do mercado provavelmente é de baixa qualidade, o que resulta em um rendimento inferior e na necessidade do motor em consumir mais quantidade para rodar a mesma distância em quilômetros, em comparação a um combustível de qualidade;

Como calcular o consumo?

Em carros equipados com computador de bordo: eles mostram e apontam quanto quilômetros por litro (km/l) o seu automóvel está fazendo. Dessa forma é possível avaliar melhor quando usar álcool ou gasolina.

O cálculo do rendimento do carro é importante, pois o motorista poderá verificar também qual combustível é mais econômico em função do preço na bomba.

Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro).

Mas se levarmos em conta os atuais testes do Instituo Mauá o motorista poderá verificar que seu carro rende muito mais e então economizará usando etanol mesmo se o percentual estiver acima de 70%, podendo chegar até 75%!

Gostou das dicas? Então não se esqueça de praticar e compartilhar com os amigos.

CONEXÃO AUTOMOTIVA
Informações automotivas especialmente para você!

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente