segunda-feira, 8 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Nova linha DAF CF passa por renovação total destacando tecnologias e eficiência energética

A nova linha CF começa a ser produzida no Brasil, totalmente renovada e com a opção de um rígido 8×2, um novo segmento para a marca no país.

O modelo ganha um design mais arrojado e moderno, novas tecnologias de segurança, dirigibilidade e conforto, além de vir equipado com o novo motor PACCAR MX11, de 10,8 litros, o que garante maior eficiência e economia de combustível de 15% se comparada à versão anterior.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A linha fora de estrada, destinada ao agronegócio, conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo que integra a recém-lançada linha XF.

O projeto foi desenvolvido em uma parceria da equipe de engenharia da DAF, na Holanda, com o time de desenvolvimento de produto no Brasil. Este intercâmbio de informações permitiu a criação de caminhões com as melhores tecnologias da marca na Europa, e totalmente adequados à realidade de operação no Brasil.

“A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020, crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior e vamos manter a curva de crescimento da marca em 2021”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Novo motor PACCAR MX11, de 10,8 litros, garante maior eficiência e economia de combustível de 15% se comparada à versão anterior

- Publicidade -

Expansão – A fábrica já está preparada e produzindo o Novo CF. Foram feitos investimentos, ao longo de 2019 e 2020, em novos maquinários, contratação de pessoas e treinamento.

Desde o início das operações da marca, em 2013, a unidade de Ponta Grossa, no Paraná, já sofreu diversas atualizações para acompanhar o crescimento dos volumes de vendas e lançamentos.

Em 2021, a DAF também expandirá sua Rede de Concessionárias, aumentando 23% o número de pontos de atendimento, de 44 para 54, reforçando a sua presença em todas as regiões do país. Isso implicará em um aumento da força de venda e serviços ao cliente, o que representa uma cobertura de 100% do território nacional. Desta maneira, a DAF está mais próxima da operação dos seus clientes, o que possibilita criar parcerias mais sólidas e oferecer serviços premium na Rede DAF.

- Publicidade - Ofertas FIAT

DAF CF ganha modelo 8×2 com motor mais potente da categoria – A família CF cresceu e chega ao mercado brasileiro com uma nova versão rígida, em configuração 8×2.

O design foi totalmente renovado, assim como o conjunto mecânico, que conta com o novo motor PACCAR MX11, de 410 cv, e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades.

O modelo também agrega mais tecnologia e conforto, além de baixo consumo de combustível. O novo motor, em testes realizados pela companhia, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF.

O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Modelo chega nas versões rodoviária 4×2 e 6×2, rígido 8×2, e off road 6×4.

Conforto e segurança – O Novo CF é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança.

O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou na parada. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

Na parte externa, a cabine tem um design moderno, com detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.

A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.

No quesito tecnologia, o Novo CF também está um passo à frente na sua categoria. O Assistente de performance do condutor mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

Todos esses sistemas eletrônicos atuam em conjunto visando a segurança e a redução do consumo de combustível.

“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.

Motor PACCAR MX11 trabalha em potências de 410 cv e 450 cv

CF rodoviário e Off Road com novas tecnologias e mais segurança – O CF rodoviário, 4×2 ou 6×2, vem equipado com o novo motor PACCAR MX11, com potências de 410 cv ou 450 cv.

Já a linha off road é equipada com o PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv e redução nos cubos. A linha fora de estrada é voltada principalmente para operações de cana e madeira.

A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. Testes realizados pela DAF apontam que o CF rodoviário está até 15% mais econômico que a versão anterior.

A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível também.

O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O Novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações.

O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460 cv, se tornando o mais eficiente do mercado e o mais forte deste segmento.

O seu chassi também foi renovado, se tornando mais leve e resistente. Os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente.

Os tanques de combustível e Arla do Novo CF rodoviário ganharam novas capacidades volumétricas, dando mais flexibilidade para viagens longas sem a necessidade de abastecimento frequente.

Tecnologias – O Novo CF herda as melhores tecnologias do recém-lançado XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

O caminhão conta também com Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

Novo CF Off Road – A versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária.

O modelo conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.

O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical.

“O Novo CF Off Road traz muitas melhorias com relação à versão anterior, como o novo trem de força e chassi. Além disso, temos tecnologias que facilitam a condução e proporcionam economia de combustível. A robustez continua sendo um dos seus pontos de destaque, se tornando um veículo ideal para operações severas”, acrescenta Jarno Broeze.

Ainda mais preparado para terrenos acidentados – O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção.

A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.

O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off road.

Com relação às características de segurança, o CF Off Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.

Rede de Concessionárias e serviços ao cliente – Acompanhando o crescimento da sua frota em circulação no país, a DAF Caminhões Brasil segue em plena expansão.

Sua Rede de Concessionárias passará a 54 pontos de atendimento, sendo 44 concessionárias completas e 10 Lojas TRP, voltadas à comercialização de peças de reposição multimarcas e serviço.

Os clientes contarão também com novas opções de contratos de manutenção e app exclusivo, para atendimento 24 horas, sete dias por semana, nas estradas.

A marca já conta com uma frota circulante de mais de 12 mil caminhões, volume que deve aumentar em 2021, já que a perspectiva de crescimento do mercado de caminhões é 25%.

Esse valor se deve aos esforços comerciais da DAF, além da entrada no segmento de rígidos, com o novo CF 8×2. Com o novo modelo, a marca espera também aumentar sua base de clientes em 30%, em comparação com o ano passado.

“Estamos confiantes em relação a 2021, mesmo com todos os desafios consequentes da pandemia. No ano passado, registramos meses com recordes de vendas, ampliamos nossa Rede, lançamos o novo XF e crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, em comparação a 2019, sendo a única montadora de pesados a crescer. O Market share da marca nesse segmento passou de 6,2% em 2019, para 8,6% em 2020. E ainda há muito espaço para nós aumentarmos os nossos volumes de vendas e participação de mercado”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

100% de cobertura no Brasil – O crescimento da Rede de Concessionárias DAF continua em 2021, com a abertura de novas revendas completas para o cliente. Recentemente, a marca inaugurou a DAF Eldorado Passo Fundo e a DAF Austral Caxias do Sul, ambas no Rio Grande do Sul. Até o final do mês, a DAF Nissey Vilhena inaugura em Rondônia.

Já está em andamento a abertura da DAF Nova Maceió, em Alagoas; DAF Fornecedora Natal, no Rio Grande do Norte; DAF Du Gregório Brasília, no Distrito Federal; a Loja TRP Du Gregório São Luiz, no Maranhão; a expansão da DAF Fornecedora Fortaleza, no Ceará; e a DAF Caiobá Dourados, no Mato Grosso do Sul. Demais lojas TRP previstas para este ano, serão anunciadas em breve.

Marca manterá curva de crescimento em 2021

Serviços ao cliente – O programa de contratos de manutenção Multisuporte foi renovado para atender às necessidades dos transportadores e dos novos modelos. São quatro novos tipos de contratos para melhorar a gestão da frota dos clientes DAF: Óleos e Filtros, Óleos e Filtros Plus, Preventivo e Pleno.

As propostas são personalizadas para a necessidade de cada cliente, e elaboradas por uma equipe de vendas exclusiva. Com isso, é possível diminuir o custo operacional dos veículos, trazendo mais disponibilidade e rentabilidade ao cliente.

O sistema de atendimento emergencial 24 horas, DAF Assistance, também foi renovado. A DAF criou um centro de operação técnica exclusivo para o serviço, assim como um app para o cliente solicitar e monitorar em tempo real o andamento do atendimento. As equipes também passaram por treinamentos, aperfeiçoando as habilidades técnicas no socorro aos caminhões em operação.

“A modernização da nossa área de Serviços ao Cliente acompanha a evolução do nosso produto e da marca DAF no país. Estamos crescendo e queremos manter características que nos consagraram no Brasil, como atendimento premium e relacionamento próximo com os clientes”, completa Gambim.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil