Bastante anunciado para o mercado brasileiro, a Ford lança oficialmente no dia de hoje o Bronco Sport, utilitário esportivo global de nova geração, considerado um ícone 4×4 nos Estados Unidos, que chega repleto de tecnologia e traz outra característica ímpar no segmento: a versatilidade.
Além da capacidade off-road, é um veículo que também roda muito bem no uso diário, com alto padrão de requinte, segurança, conveniência e conectividade.
“Estamos muito empolgados em trazer mais este produto global e icônico para o Brasil, com um pacote completo e único no segmento”, diz Antonio Baltar Jr., diretor executivo da Ford.
“O Bronco Sport é um SUV para clientes que buscam exclusividade, estão conectados com as últimas tendências e tecnologias e valorizam os momentos de lazer, com a confiança de poder ir a qualquer lugar com alto desempenho, estilo e segurança.”
O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17” e pneus todo-terreno.
Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu imbatível desempenho fora de estrada.
Além de 9 airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática.
Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, completa, inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.
Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.
Lançado por R$ 256.900, com todos esses atributos, o Bronco Sport oferece um conjunto superior ao dos competidores diretos da mesma faixa de preço. A Ford visualiza como concorrentes do Bronco o Discovery Sport, Audi Q3, BMW X1, GLA 250 e Jaguar E-Pace.
Avaliação Mecânica Online® – E a equipe de comunicação da Ford foi rápida mesmo nesse momento crítico de pandemia. Conseguiu enviar até Recife um Bronco ainda mesmo antes do lançamento e o Mecânica Online® já apresenta simultaneamente com o lançamento as primeiras impressões que tivemos com o modelo nas ruas pernambucanas.
O Bronco Sport tem motor 2.0 EcoBoost, com turbo e injeção direta, que gera 240 cv (@ 5.500 rpm) e 38 kgfm de torque (@.3000 rpm). Combinado ao peso de 1.718 kg do veículo, que resulta numa relação peso/potência de 7,16 kg por cavalo, ele garante uma direção envolvente, esportiva e ao mesmo tempo rápida nas respostas.
Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. A transmissão automática de oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo, tem um funcionamento fluido e preciso.
Os pneus são todo-terreno, 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT. Esse conjunto chama a atenção tanto pelo desempenho em estrada como fora de estrada, evidenciando a versatilidade de uso do veículo.
“O motor e a transmissão receberam uma calibração especial para o Brasil para proporcionar uma experiência de condução mais envolvente, alinhada com o estilo de direção dos brasileiros e condições das nossas estradas”, destaca Alex Machado.
“Com uma curva de torque plana e forte já a partir de 1.500 rotações, ele tem um desempenho elástico e entrega força imediata quando exigido.”
Além de posição elevada de dirigir e capô longo, que aumentam a percepção de domínio da estrada, o Bronco Sport tem ótimo diâmetro de giro, com boa resposta e precisão na direção. O cuidadoso isolamento acústico da cabine amplia a sensação de conforto.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade.
A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria. O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré.
Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível.
O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do Bronco Sport quando se exige tração máxima.
Modos de terreno – Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road.
Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.
Cada modo é indicado nas seguintes situações:
- Normal – para uso cotidiano do veículo.
- Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.
- Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
- Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
- Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
- Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
- Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.
Mais um detalhe: o acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um inédito sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda.
Conectado e seguro – Como todos os carros novos da Ford, o Bronco Sport possui modem embarcado e as funcionalidades do aplicativo FordPass.
Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.
Além de nove airbags, ele vem equipado com sistemas de radar e câmeras de última geração que ajudam a evitar acidentes e tornam a viagem mais tranquila.
Suas tecnologias semiautônomas incluem: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade.
O novo SUV dispõe também de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.