O CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, realizou hoje a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, como passo na criação do Science Gateway, um novo centro de educação científica e cultura, que foi anunciado em 2019 em Genebra com o apoio da FCA Fundação, braço de filantropia de Stellantis.
Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN; John Elkann, Chairman da Stellantis e da Fundação FCA (o principal doador); Renzo Piano, arquiteto e fundador da Renzo Piano Building Workshop, e Antonio Hodgers, representando o Cantão de Genebra, estiveram presentes para marcar o sucesso do início da construção.
Ursula Bassler, Presidente do Conselho do CERN, participou remotamente da cerimônia.
Representantes dos membros do CERN e Estados Membros Associados, Estados Anfitriões e muitos outros parceiros também estiveram presentes à cerimônia.
“Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão aos muitos parceiros em nossos Estados Membros e Associados e também aqueles que estão tornando o CERN Science Gateway possível, em particular aos nossos generosos doadores. Os tempos difíceis pelos quais passamos nos últimos 18 meses demonstraram o valor duradouro e a necessidade da ciência e a necessidade de cooperação além-fronteiras. A ciência aproxima as pessoas e mostra o que a humanidade pode alcançar quando colocamos nossas diferenças de lado e nos concentramos no bem comum. A ciência dá esperança e confiança em um futuro melhor. Queremos que o CERN Science Gateway inspire aqueles que nos visitam com a beleza e os valores da ciência”, disse a diretora-geral do CERN, Fabiola Gianotti, durante seu discurso de abertura.
Em uma área construída de 7 mil metros quadrados, o icônico prédio do Science Gateway oferecerá uma variedade de espaços e atividades, com exposições que explicam os segredos da natureza, desde os muito pequenos (partículas elementares), até os muito grandes (a estrutura e evolução do universo).
As exposições também apresentarão aceleradores, experimentos e computação do CERN, como os cientistas os utilizam em sua exploração e como as tecnologias do CERN beneficiam a sociedade.
A experimentação prática será um ingrediente chave no programa educacional do Science Gateway, permitindo que os visitantes conheçam como é ser um cientista.
As atividades imersivas disponíveis no Science Gateway promoverão o pensamento crítico, a avaliação baseada em evidências e o uso do método científico, ferramentas importantes em todas as esferas da vida.
O projeto será financiado por doações externas, com a principal contribuição vindo de Stellantis por meio da Fundação FCA.
“Na Stellantis acreditamos fortemente na importância da educação, com ênfase nas áreas de ciência e tecnologia”, disse John Elkann, Chairman da Stellantis e da Fundação FCA.
“Apoiar a educação STEM (1) provou ser a maneira mais eficaz de manter nossas sociedades abertas e seguras, como aprendemos no ano passado, superando a crise da Covid-19.”
“Entre as muitas iniciativas de educação que estamos promovendo em nossas comunidades, temos a honra de apoiar o ambicioso e inovador projeto Science Gateway, que deve aumentar a consciência, a curiosidade e o amor pela ciência em todas as dimensões no maior número de pessoas possível, de nossos filhos a nossos idosos. Estamos muito orgulhosos de nossa associação com o CERN, com quem compartilhamos valores semelhantes e otimismo quanto ao futuro”, acrescentou Elkann.
“Este compromisso em um ambiente tão estimulante é também uma forma de homenagearmos a memória de Sergio Marchionne, com sua curiosidade intelectual multifacetada e sua paixão pela Física, com seus métodos rigorosos e baseados em evidências, mas sempre abertos e criativos”.
Como parte do portfólio educacional do Science Gateway, CERN e Stellantis, através da Fundação FCA, desenvolverão, com o conselho da Fondazione Agnelli, um projeto de educação em Física baseada em pesquisa dedicado às escolas de ensino médio italianas.
Com inauguração programada para 2023, o Science Gateway será instalado em um edifício novo, icônico e neutro em carbono, projetado pelos arquitetos de renome mundial da Renzo Piano Building Workshop, em área do CERN em Meyrin (Suíça), adjacente a outro edifício icônico, o Globo da Ciência e Inovação.
“É com alegria e orgulho que lançamos hoje este ambicioso projeto no qual, graças à colaboração de diferentes competências, nacionalidades e idiomas, iremos construir um espaço de troca e conhecimento. Uma ponte, sempre pontes! Uma ponte de vidro, que liga os diferentes temas e partes do Science Gateway ao mesmo tempo que permite um encontro físico entre pesquisadores e crianças, visitantes e físicos, turistas e cientistas, todos movidos pela curiosidade e pela sede de conhecimento”, afirmou Renzo Piano, o internacionalmente renomado arquiteto, cujos edifícios notáveis incluem o Zentrum Paul Klee em Berna, o Centro Pompidou em Paris e o Shard em Londres.
Uma exposição na Esplanada das Partículas detalha o projeto e sua conexão com o CERN.