quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

SAE BRASIL lança o Instituto SAE 4Mobility para a viabilização de projetos para a mobilidade brasileira

A SAE BRASIL lançou nesta terça-feira em formato digital o SAE 4Mobility, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem a missão de transformar o conhecimento em valor por meio de projetos focados em soluções aplicáveis à mobilidade brasileira, com tecnologias limpas e mundialmente competitivas.

Juridicamente independente e inspirado no conhecimento acumulado pela associação em 30 anos de Brasil para o fomento da tecnologia, o instituto é uma entidade sem fins lucrativos voltada à promoção de projetos estruturantes do Ecossistema da Mobilidade em sua dimensão mais abrangente.

Marca uma nova etapa para a SAE BRASIL, que após três décadas dedicadas à geração e fomento de conhecimento, passa a ter um braço para a viabilização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

“Este é um momento histórico em que conseguimos realizar o sonho de fazer do nosso conhecimento a plataforma para que o Brasil siga em frente e participe do jogo internacional, isso significa poder falar, debater, e dizer essa é a nossa resposta, o nosso jeito de fazer as coisas, de forma integrada, em parcerias, trabalho coletivo e visão mundial, e fazer isso com consistência estratégica e pragmatismo”, declarou Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL e do conselho do SAE 4Mobility, na abertura da cerimônia de lançamento.

Erwin Franieck, diretor presidente executivo do instituto e mentor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia Avançada da SAE BRASIL, explicou que a visão do SAE 4Mobility é fruto de intensas discussões nos últimos anos sobre o que seria adequado e necessário para a evolução do Brasil nas questões da mobilidade local.

Para atingir seus objetivos o instituto busca por meio de parcerias a promoção de agendas integrativas de diversas competências, e também a gestão de projetos de vários níveis de evolução tecnológica de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação.

Franieck destacou o estilo de governança do SAE 4Mobility como moderno e robusto, ajustado à complexidade de uma área como a mobilidade e baseado nas melhores práticas mundiais de atração de projetos.

“Nessa rede integrativa queremos ações pensadas como nacionais, de forma ampla e aberta, com envolvimento de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), pequenas e médias empresas, associações de classe, e empresas de engenharia, entre outros parceiros, nossa intenção é ser a Casa da Integração Tecnológica da Mobilidade Brasileira”, disse Franieck.

O SAE 4Mobility começa com três núcleos de desenvolvimento estruturados – Biocombustíveis, Digital Twin e Grafheno – aos quais estão ligados o comitê técnico e mentorias.

Entre outros núcleos em estruturação estão o Made in Brazil, para a formação de um hub vocacionado no fomento da produção local, e o STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) em parceria com a SAE International, para ações dedicadas a incentivar o interesse dos estudantes de primeiro e segundo grau nessas disciplinas.

O instituto conta com Conselho de Inovação formado por especialistas nas diversas áreas da mobilidade, responsável por fomentar núcleos temáticos ao qual estão ligados um comitê técnico e mentorias.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn