terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

BMW Group no IAA MOBILITY 2021: discussões sobre o futuro da mobilidade sustentável em Munique (Alemanha) e digitalmente em todo o mundo

Depois de 70 anos em Frankfurt, o Salão do Automóvel da Alemanha, o IAA, acontecerá pela primeira vez em Munique, a cidade sede do BMW Group.

Durante seis dias, de 7 a 12 de setembro de 2021, os expositores apresentarão suas últimas inovações e discutirão o futuro da mobilidade com profissionais do setor e membros do público. Os principais temas do IAA MOBILITY 2021 serão economia circular, sustentabilidade e mobilidade urbana.

O IAA está procurando estabelecer um diálogo com os visitantes em vários locais da capital regional Baviera – tanto nas salas de exposições tradicionais quanto o Open Space formado pelas praças mais atraentes da cidade de Munique.

Os visitantes que não puderem estar presentes podem o IAA via streaming, ao vivo, ou posteriormente por meio de vídeos gravados.

Com o palco Open Space para novos conceitos de mobilidade, o IAA criará um formato de fácil acesso para os visitantes e levará a mobilidade pessoal do futuro para onde ela acontecerá: no coração da cidade.

Nas praças da cidade no centro de Munique, como Marienplatz, Odeonsplatz ou Max-Joseph-Platz, os visitantes poderão explorar os mais recentes veículos e inovações de famosos fabricantes de automóveis, e se engajarem em discussões ao vivo em um amplo programa de entretenimento e cultura.

O BMW Group será o maior expositor no IAA e dará as boas-vindas aos visitantes nos salões do recinto de exposições, no “edifício de quatro cilindros” sede da BMW, no BMW Welt e Museu BMW, e nos BMW Hubs que exploram os temas de sustentabilidade e economia circular na Max-Josef-Platz em frente à Ópera Estadual da Baviera.

“O IAA está explorando os desafios da mobilidade no futuro e oferece um fórum importante para as ideias e conceitos que os fabricantes de automóveis estão apresentando”, disse Jens Thiemer, Vice-Presidente Sênior de Cliente e Marca da BMW.

“A BMW quer fazer parte da discussão e está interessada em ativamente oferecer soluções. Para tal, utilizamos o IAA para dar uma ideia das nossas visões de maior sustentabilidade, uma economia circular concebida de forma coerente, e a mobilidade urbana. Estamos convidando os participantes da feira a participarem de uma discussão aberta, pessoalmente nos BMW Hubs em Munique, e digitalmente em todo o mundo”.

“A proteção climática e a mobilidade pessoal não são termos que se contradizem”, enfatiza Maximilian Schöberl, Representante Geral da BMW AG e Diretor de Comunicação e Política do Grupo do BMW Group.

“Nossa empresa está usando novas tecnologias, inovações e nossos veículos de ponta para atender às demandas da sociedade por maior sustentabilidade, sem tirar das pessoas a mobilidade pessoal”.

Open Space: um fórum de informação e discussão – O novo conceito de evento Open Space vê o IAA se expandindo pela primeira vez para além dos salões de exposição e se abrindo para um público mais amplo.

Em uma rede de laboratórios modernos e descolados em Munique, os expositores discutirão com o público a mobilidade futura. O BMW Group está tentando manter uma discussão aberta com profissionais do setor e o público em dois locais da cidade.

Laboratório de Sustentabilidade da BMW – O BMW Group estabeleceu para si próprio o duplo objetivo de reduzir em 80% as emissões de CO2 da produção até 2030, em comparação com 2019, e levar cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos às estradas nos próximos dez anos ou mais.

Além disso, o objetivo é reduzir em pelo menos um terço as emissões de CO2 por veículo ao longo de seu ciclo de vida (-40% versus 2019). O BMW Group também está comprometido em implantar a cadeia de suprimentos mais sustentável de todo o setor automotivo (-20% CO2 emitido em comparação com 2019).

Como esses objetivos podem ser alcançados é o foco do BMW Sustainability Lab. O destaque aqui se estende para além do desenvolvimento de veículos locais livres de emissões; o BMW Group está adotando uma abordagem holística da sustentabilidade, o que significa também abordar sustentabilidade social, aquisição de materiais, cadeias de suprimentos e responsabilidade social quando se trata da comunidade como um todo e também de seus funcionários.

“Como fabricante premium, queremos ser líderes em sustentabilidade”, explica Maximilian Schöberl, referindo-se ao Relatório Integrado do BMW Group, que torna os objetivos da empresa transparentes para todos.

“Com nosso foco na sustentabilidade, estamos ajudando o meio ambiente e cumprindo nossa responsabilidade social. No futuro, o premium será visto em termos de sustentabilidade e ações responsáveis, e esses dois aspectos estarão intimamente ligados ao BMW Group”.

No BMW Sustainability Lab na Max-Joseph-Platz, serão reveladas e discutidas as novas tecnologias e inovações desenvolvidas para aumentar a sustentabilidade da mobilidade no futuro.

Temas abrangentes de sustentabilidade serão apresentados de uma maneira emocionalmente envolvente, com a ajuda de robôs subindo e descendo uma passarela (a Passarela da Sustentabilidade) e avatares em diversos videoclipes.

Os robôs são interativos e os visitantes poderão alimentá-los com tokens para acessar informações em áreas como mobilidade elétrica e economia circular. O robô projeta respostas em uma tela de LED.

O Laboratório Circular RE: BMW – Re:pense, Re:use, Re:duza e Re:cicle – O IAA serve como um laboratório para a mobilidade futura, e aqui o BMW Group terá um papel importante com sua abordagem voltada para a sustentabilidade em todos os aspectos.

O RE: BMW Circular Lab vai explorar este assunto em maior profundidade. O objetivo é encontrar soluções para uma nova era a partir de um método é colaborativo e um sentido circular.

O RE: BMW Circular Lab é uma experiência híbrida e uma plataforma de comunicação com foco em design circular e economia circular.

Sua missão é criar consciência, compreensão e engajamento e levar o público na jornada para uma economia circular. Aqui, as ideias inovadoras e novas visões ocupam o centro do palco.

“O objetivo da BMW é conciliar os interesses econômicos com o ecossistema natural”, diz Jens Thiemer.

“Vamos conseguir isso por meio de uma nova forma de pensar, por meio da reutilização e do uso de quantidades cada vez menores de materiais mais recicláveis”. Uma economia circular ajudará a BMW a alcançar um grau ainda maior de sustentabilidade no futuro”.

No RE: BMW Circular Lab, o BMW Group convida os visitantes do IAA a se unirem à empresa em uma jornada para explorar e moldar o futuro juntos de acordo com os princípios básicos do design circular – “Re:pense, Re:use, Re:duza e Re:cicle”.

Uma série de workshops dará aos participantes a oportunidade de experimentar a economia circular e o design circular de perto: como as peças e os materiais podem ser selecionados e combinados com bons resultados de acordo com os princípios do design circular?

Aqui, “heróis circulares” darão aos usuários a oportunidade de se familiarizarem com os princípios do design circular de uma forma alegre e criativa, mas ainda centrada no conteúdo.

Summit (Cúpula) – A área do recinto de exposições de Munique reservada para as montadoras revelarem novos veículos e inovações é chamada de Summit. O BMW Group é representado aqui por vários Hubs diferentes.

BMW Hub – Aqui, os visitantes podem experimentar pessoalmente pela primeira vez os dois novos veículos elétricos da BMW: o BMW i4 e o BMW iX.

O i4 é um Gran Coupé totalmente elétrico. Equipado com a tecnologia BMW eDrive, o modelo de quatro portas tem autonomia de até 590km (BMW i4 eDrive40*: consumo de energia elétrica: 20-16 kWh/100 km (WLTP); emissões de CO2: 0 g/km. *Valores estimados, ainda não confirmados oficialmente).

O novo BMW iX é o produto de uma visão. Foi construído especificamente para mobilidade elétrica e pode atingir uma autonomia de até 630km com seu eficiente sistema de tração nas quatro rodas (BMW iX xDrive50*: consumo de energia elétrica: 23,0-19,8 kWh/100 km (WLTP); emissões de CO2: 0 g/km.

*Valores estimados, ainda não confirmados oficialmente). O IAA oferecerá aos visitantes a primeira chance de explorar os dois veículos elétricos pessoalmente.

O BMW Hub também foca no desenvolvimento de veículos movidos por uma unidade de potência de célula de combustível de hidrogênio. O BMW Group está testando a segunda geração deste tipo de sistema unidade de potência com o BMW i Hydrogen NEXT.

Este veículo totalmente elétrico, que no momento está sendo testado em condições cotidianas, usa o hidrogênio como fonte de energia, convertendo-o em potência em uma célula de combustível.

No IAA, o veículo (baseado no BMW X5) estará em exibição no BMW Hub e no BMW Welt, e em ação como um ônibus espacial na Blue Lane conectando os diversos locais da exposição.

BMW Motorrad: um componente consolidado do conceito de mobilidade urbana – Além dos dois novos modelos elétricos da BMW, os visitantes do estande da empresa também encontrarão os últimos destaques da BMW Motorrad.

Estes desempenham um papel consolidado na abordagem do BMW Group para o desenvolvimento de inovadoras soluções de mobilidade para o futuro.

A BMW Motorrad terá um total de três modelos pioneiros em exibição no IAA deste ano. Entre eles está o scooter elétrico BMW CE 04 com seu design totalmente repensado.

O CE 04 celebrou sua estreia mundial em 7 de julho de 2021, e o IAA agora dará ao público em geral a chance de vê-lo e entrar em contato com veículo.

Além do scooter BMW CE 04 sem emissões, a BMW Motorrad também está apresentando dois outros empolgantes estudos de conceito no IAA.

Estes conceitos de mobilidade totalmente elétrica para o futuro foram desenvolvidos especificamente para uso em espaços urbanos para atender às preferências e necessidades das pessoas que ali vivem.

MINI HUB – A principal atração do MINI HUB no IAA é o MINI Urbanaut, uma visão inovadora do espaço na mobilidade futura. Apresentado pela primeira vez no #NEXTGen 2020, o Urbanaut aparecerá no MINI HUB no Open Space em forma de modelo e assim dará aos visitantes a primeira experiência física do carro.

As características exclusivas do MINI são transportadas para o futuro da mobilidade de uma maneira distintamente reinterpretada. O MINI Vision Urbanaut resume o “uso inteligente do espaço” e fornece uma resposta às necessidades das cidades e dos estilos de vida do futuro.

O MINI Vision Urbanaut movido a eletricidade oferece ao usuário uma série de momentos MINI: o “Chill” oferece uma espécie de retiro e oásis urbano; o “Wanderlust” fornece um companheiro de viagem; e “Vibe” cria um ponto de encontro para amigos e familiares.

Para esta finalidade, o interior foi totalmente repensado e criado um ambiente extremamente caloroso e acolhedor por meio da utilização de materiais sustentáveis como a cortiça para o piso e o volante e têxteis reciclados para os assentos. A redução no número de componentes incluídos e a falta de couro e cromo enfatizam o foco do Vision na sustentabilidade.

Os visitantes do Open Space podem experimentar os destaques do MINI Vision Urbanaut de perto. Entre eles estão o assento do motorista giratório, um painel que abaixa e pode se transformar em um sofá-cama, e um volante que se estende quando o momento MINI relevante é iniciado.

Outra característica impressionante é a funcionalidade de abertura/fechamento do para-brisa, que se combina com o sofá-cama para criar uma “Varanda para a Rua”.

BMW Startup Garage Hub – Os visitantes podem se atualizar no BMW Startup Garage no BMW Startup Garage Hub. Uma exposição mostra uma seleção de inovadoras startups que agora fazem parte do esquema BMW Startup Garage e já desempenham um papel importante no aumento da sustentabilidade.

Um evento de campo ao vivo, um dos destaques do programa, acontece no dia 9 de setembro. Este show de uma hora de duração verá inovadoras empresas jovens de todo o mundo apresentando suas tecnologias de destaque na área de sustentabilidade.

As startups foram selecionadas e avaliadas como parte do Open Call 360° Sustainability Challenge. Os finalistas têm acesso ao programa de cliente de investimento de risco do BMW Startup Garage, abrindo a oportunidade para um relacionamento de longo prazo com o fornecedor.

O BMW Group lançou em 2015 o BMW Startup Garage como uma unidade de cliente de investimento de risco. Desde então, mais de 100 jovens empresas de tecnologia passaram pelo programa, com volumes de investimento superiores a 2,8 bilhões de dólares.

O objetivo do BMW Startup Garage é fornecer acesso antecipado a novas tecnologias e inovações com foco na mobilidade futura. Empresas recém-fundadas em todo o mundo podem se inscrever para participar do programa no site do BMW Startup Garage https://www.bmwstartupgarage.com.

O edifício “quatro cilindros” da BMW e o BMW Welt – Outros locais de interesse para os visitantes da IAA neste ano incluem o prédio “quatro cilindros” iluminado da BMW e o BMW Welt e o Museu BMW localizados nas proximidades.

A exposição futurística, a experiência e o espaço para eventos do BMW Welt oferecerão o maior showroom do IAA. Aqui, no mundo da experiência do BMW Group, os visitantes podem admirar a maioria dos modelos atuais das marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad.

Uma nova exposição sobre sustentabilidade no BMW Museum está sendo aberta para o IAA. Cobrindo uma área de 1.000 metros quadrados, ele dará aos visitantes a chance de aprender mais sobre veículos elétricos e sobre como uma abordagem de economia circular coerente pode reduzir as emissões de CO2 da produção. A exposição continuará aberta depois do final do IAA e durará 17 meses no total.

Blue Lane: ligação de baixa emissão entre os locais do IAA – Os visitantes podem chegar aos vários locais de eventos dos expositores através da Blue Lane.

Com pouco menos de 12km de extensão, esta rota pelo centro de Munique conecta todos os locais da BMW, desde as salas de exibição no IAA com os vários BMW Hubs, até o BMW Welt e as áreas Open Space, incluindo o BMW Sustainability Lab e o RE: BMW Circular Lab localizados perto da Ópera Estadual da Bavária.

Na área de testes para veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio, os visitantes podem experimentar por si próprios as inovações pioneiras com foco na mobilidade e na condução livre de emissões. A Blue Lane conecta o tráfego de automóveis e o transporte público local.

O mundo digital do BMW Group no IAA – Os fãs de mobilidade que não puderem comparecer ao IAA pessoalmente podem acompanhar o maior salão de automóveis do mundo ao vivo via IAA Mobility Virtual ou fazer streaming da cobertura gravada mais tarde. O BMW Group criou um canal digital dedicado para este serviço, que permitirá guiar os visitantes online em todos os locais e temas da BMW.

Os participantes digitais dos eventos do BMW Summit testemunharão a apresentação dos veículos mais recentes, poderão descobrir mais sobre sustentabilidade e economia circular nos Hubs e Labs, assistir a apresentações e discussões sobre o futuro da mobilidade e aprender mais sobre as inovações.

O BMW Group terá uma presença online durante todo o IAA e convidará os participantes a participar de forma interativa. Os visitantes podem fazer logon como avatares e explorar o mundo digital do BMW Group com total liberdade.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn