terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz amplia participação para mais de 80% na frota do Grupo Toniato

A Mercedes-Benz reforça a presença da marca nas operações do Grupo Toniato, empresa que se destaca no segmento de transporte e logística nos setores químico, agroquímico e mercados que exigem especialização, entre outros.

Seguindo seu programa de renovação e ampliação de frota, o cliente já conta com mais 89 caminhões da estrela de três pontas: são 37 extrapesados Axor 2536 6×2 e mais 52 semipesados Atego, entre modelos 1719, 2426 6×2 e 3030 8×2.

Em negociação conduzida pelos concessionários De Nigris Distribuidora (SP) e Flumidiesel de Barra Mansa (RJ), o novo lote de caminhões foi 100% financiado pelo Banco Mercedes-Benz. Todas as unidades já foram entregues e encontram-se em operação.

“Essa renovação e ampliação de frota visa atender os contratos atuais e também o objetivo de crescimento da nossa empresa”, diz André Façanha, CEO do Grupo Toniato.

“Com essa aquisição, nossa frota gira agora em torno de 540 caminhões próprios, sendo mais de 440 Mercedes-Benz, entre modelos Accelo, Atego e Axor”.

De acordo com o cliente, a marca Mercedes-Benz é padrão no Grupo Toniato no que classificam como caminhões das categorias de leves e médios.

O Accelo 1016 predomina entre os leves. Na categoria de médios, destacam-se o Atego 1719, o 2426 6×2 e o 3030 8×2.

“Nossa preferência pelos Mercedes-Benz nessas duas categorias deve-se a um conjunto de fatores: qualidade dos caminhões, custo de manutenção, média de consumo, conforto para os motoristas, tecnologia e valor de revenda. As análises de todos esses indicadores apontaram para o Accelo e o Atego”, afirma André Façanha.

Axor 2536 foi um divisor de águas da marca na frota do cliente – “Em 2019, a marca Mercedes-Benz também começou a participar mais intensamente da nossa frota de pesados”, ressalta o cliente.

“Depois de conhecer, experimentar e aprovar o cavalo mecânico Axor 2536 6×2 em nossas operações, adquirimos mais de 100 unidades do modelo para renovação e ampliação de frota”.

“O Axor 2536 6×2 foi um divisor de águas da marca na nossa frota, devido à tecnologia embarcada, média de consumo, custo de manutenção, além da aprovação dos nossos motoristas em relação ao conforto. Hoje, o custo/benefício do Axor nos faz considerar a Mercedes-Benz para nossos caminhões pesados. Estamos muito satisfeitos com os resultados que o Axor traz para nossas operações. Este é um investimento que nos traz bastante segurança”, afirma André Façanha.

“Ouvindo as estradas, as empresas de transporte e os motoristas, sempre trazemos soluções para novas demandas dos clientes e do mercado”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“O Axor é um grande exemplo, uma linha de caminhões que evoluiu muito nos últimos anos. São mais de 60 novidades desde 2016, ligadas à economia no consumo, otimização dos custos operacionais, desempenho, conforto e segurança. A aprovação do Grupo Toniato, que é bastante profissional em suas avaliações, mostra que nossos clientes notaram essa evolução. Isso nos motiva a seguir buscando novas soluções que tragam mais eficiência, produtividade e rentabilidade a suas operações de transporte”.

De acordo com Roberto Leoncini, a negociação com o Grupo Toniato chegou a bom termo devido ao planejamento executado pelo cliente, que se programou com antecedência para contar com os novos caminhões Mercedes-Benz, de acordo com o seu plano de renovação anual de frota, mesmo considerando as dificuldades impostas pela pandemia.

Satisfação com o comprometimento e parceria dos concessionários – “Agradecemos a parceria da De Nigris e da Flumidiesel. Eles são nossos parceiros e, juntamente com a Mercedes-Benz, se empenharam bastante para nos atender durante a quarentena, ajudando a acelerar a liberação dos veículos, o encarroçamento e a entrega técnica. Os concessionários participaram ainda da entrega das chaves dos caminhões aos motoristas”, afirma Luiz Adão Souza Portilho, gerente da Torre de Controle do Grupo Toniato, que fica baseada na unidade da empresa em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A Torre de Controle é uma inovação do Grupo Toniato. A empresa utiliza a inteligência artificial para alcançar alta performance e maior eficiência na gestão de suas operações de transporte e logística. Com informação em tempo real, a empresa monitora a consolidação de cargas com todas as demandas que precisam ser enviadas.

Com isso, obtém uma melhor visão do planejamento das rotas e dos veículos em atividade, gerando soluções customizadas para cada necessidade e possibilitando tomadas de decisão mais ágeis e inteligentes, evitando assim perdas desnecessárias de tempo e recursos.

Grupo Toniato: 47 anos de atividades e presença hoje em todo o País – Com 47 anos de atividades, o Grupo Toniato se destaca por uma atuação muito forte em todos os estados do Sudeste e do Sul do Brasil, com expansão recente para o Centro-Oeste, onde irá inaugurar novas unidades ainda este ano em Dourados (MS) e Rio Verde (GO). No total, são mais de 20 unidades.

O Grupo Toniato é composto por três negócios que se interagem estrategicamente: transporte, logística e engenharia, atendendo a clientes dos segmentos químico, agroquímico, tintas, esmaltes e vernizes, líquidos e gases, automotivo e outros mercados que exijam especialização.

“Mesmo em plena pandemia, registramos, no primeiro semestre deste ano, um volume de 130.000 toneladas de cargas movimentadas a mais do que em 2020”, informa Luiz Adão.

“Não sentimos impactos importantes durante a pandemia porque atendemos principalmente clientes dos setores químico e do agronegócio, que foram menos afetados na pandemia, tanto no ano passado, como agora”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn