segunda-feira, 19 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Motores Scania equipam tanques do exército no Uruguai

Exército uruguaio repotencializou seis Veículos de Combate de Infantaria (VCI) com motores Scania e em breve acrescentará mais quatro unidades

O Exército da República Oriental do Uruguai escolheu a Scania para otimizar a potência de seus veículos de combate anfíbios. A decisão foi tomada com base nas vantagens operacionais dos motores e no completo atendimento ao cliente da concessionária José María Durán em Durazno, Uruguai.

Os novos motores Scania foram escolhidos pela otimização gerada nas funções do veículo e pela disponibilidade de peças de reposição. Anteriormente, os motores que usavam tinham vida útil curta, consumiam 1 litro de diesel a cada quilômetro rodado e eram barulhentos.

- Publicidade -

Após a repotenciação, os VCIs reduzem o consumo de combustível para 4 quilômetros por litro, geram baixas emissões de gases de efeito estufa e reduzem o ruído.

Originalmente, as unidades eram movidas por motores em V de 6 cilindros que entregavam 300 cv. Para sua substituição, foram utilizados motores Scania com 5 cilindros em linha e 310 CV de potência. Os coxins do motor também foram revisados ​​e as embreagens originais foram substituídas por embreagens Scania L 111, que são mais resistentes.

Os VCIs, caracterizados por suas pistas de mobilização, blindagem à prova de balas, metralhadoras e lançadores de mísseis guiados, têm capacidade para transportar uma tripulação de até 8 soldados, além dos 3 operadores.

- Publicidade -

De origem soviética, foram fabricados na década de 70, e permanecem em vigor devido à sua capacidade off-road e alta velocidade.

Andrés Köhring, Chefe de Vendas de Motores Industriais e Marítimos da Scania Argentina, explicou: “ em 1984 havia mais de vinte repotenciações de veículos de tropa com motores Scania de 11 litros, e devido ao sucesso desse trabalho, o Exército voltou a convidar que participemos da avaliação desses projetos ”.

Por sua vez, Lucas Woinilowicz – Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania Argentina- acrescentou que “o maior desafio era acondicionar estes novos motores para que nenhuma das capacidades dos tanques fosse afetada, já que são veículos anfíbios, que também devem movimentar tropas e eles também tem capacidade de atirar, entre outras características”.

- Publicidade -

“Sem dúvida, valeu a pena investir em uma repotenciação”, disse o tenente-coronel Alejandro Capeluto, comandante-chefe do Batalhão , acrescentando: “escolhemos a Scania porque ela tem o conhecimento técnico e está aberta para atender às nossas necessidades”.

O Batalhão nº 13 é o único do país sul-americano que possui tanques de guerra e VCIs, entre outras unidades blindadas. É composto por 300 militares e está localizado em uma propriedade de 20 hectares em Durazno, Uruguai.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008