sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Perfume com cheiro de gasolina? Era só o que faltava

Ford cria fragância para o lançamento do Mustang Mach-E GT

Eu ainda lembro quando andava na Volkswagen Brasília do meu pai, com o motor na parte traseira, quando não estava com o melhor dos ajustes, o cheiro de gasolina tomava conta do interior do veículo, e claro, dos seus ocupantes.

- Publicidade -

Para quem não conheceu a VW Brasília, o motor estava no habitáculo do veículo, algo inaceitável nos dias atuais.

Como os fãs de carros sabem, a gasolina é classificada como um perfume mais popular do que vinho e queijo, parecido com o cheiro de livros novos.

- Publicidade -

Uma pesquisa encomendada pela Ford na Europa mostrou que o cheiro de gasolina é o que um quinto dos motoristas mais sentiriam falta ao mudar para um veículo elétrico. E quase 70% sentiriam falta do cheiro de gasolina em algum grau.

Não disponível para venda, o perfume faz parte do trabalho da Ford para dissipar os mitos em torno dos carros elétricos

Por isso, ao lançar o novo SUV elétrico Mustang Mach-E GT, a Ford criou uma fragrância, a Mach-Eau, para ajudar os clientes a fazer essa transição de modo mais suave.

Desenvolvida para agradar ao nariz de qualquer usuário, ela inclui até um elemento “animal” para homenagear a herança do Mustang. O perfume não está disponível para venda e faz parte do trabalho da Ford para dissipar os mitos em torno dos carros elétricos.

A fragrância Mach-Eau foi desenvolvida para os clientes que sentem falta do cheiro de gasolina ao trocar para o novo SUV elétrico

- Publicidade -

Um quarto dos entrevistados revelou receio de perder desempenho ao trocar o carro a gasolina por um elétrico. Mas, ao saber que o Mustang Mach-E GT tem 487 cv e um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de apenas 3,7 segundos, nenhum fã de carros de alto desempenho deve torcer o nariz.

Como a fragrância foi criada – A fragrância Mach-Eau foi criada pela renomada consultoria de fragrâncias Olfiction. A perfumista Pia Long, que faz parte da Sociedade Britânica de Perfumistas e trabalhou na criação de fragrâncias para algumas das marcas mais famosas do mundo, foi fundamental no seu início.

O seu ponto de partida foi examinar os produtos químicos emitidos pelo interior dos automóveis a gasolina. Entre eles, o benzaldeído, com cheiro de amêndoa, e o para-cresol, que dá cheiro característico de borracha dos pneus.

Pesquisa feita na Europa mostrou que a gasolina é classificada como um perfume mais popular do que vinho e queijo

Eles foram misturados com ingredientes como gengibre azul, lavanda, gerânio e sândalo para adicionar toques metálicos, esfumados e de borracha. Para enfatizar a herança do Mustang, um elemento “animal” associado a cavalos também foi incluído.

“A nossa pesquisa mostra que o apelo sensorial dos carros a gasolina é algo de que os motoristas ainda relutam em abrir mão. A fragrância Mach-Eau foi criada para sugerir uma fragrância de combustível que eles ainda desejam. E deve durar o tempo suficiente para que o desempenho do Mach-E GT dissipe também qualquer outra dúvida”, diz Jay Ward, diretor de Comunicação de Produto da Ford Europa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança