No próximo mês de setembro a Chevrolet inicia oficialmente a venda da nova geração do Bolt EV no Brasil. A pré-venda de poucas unidades esgotou em menos de 24 horas, mas lá fora o modelo tem dado trabalho para a marca e seu responsável pelas baterias.
De acordo com notícia publicada no site Electrek, a GM informou a alguns proprietários do Bolt EV que substituirá todos os módulos de suas baterias por novos.
Esta será a última etapa que a montadora deu para resolver os problemas em alguns modelos Bolt EV que aumentam a probabilidade de suas baterias pegarem fogo.
Nos EUA a GM recentemente realizou dois recalls do Bolt EV em um pouco mais de um ano, e em todo esse período, mais de uma dúzia de incidentes foram registrados em que o veículo pegou fogo devido a problemas relacionados à bateria.
A GM fez o recall de mais de 68.000 Bolt EVs em novembro e lançou uma atualização de firmware para limitar sua capacidade de carga a 90 por cento.
Em julho, a Administração Nacional de Tráfego Rodoviário emitiu um alerta de segurança aconselhando os proprietários de veículos elétricos Chevrolet Bolt de 2017 a 2019 a não estacionarem seus carros em ambientes fechados ou deixá-los carregando durante a noite.
Esse aviso veio depois que dois Bolt EVs pegaram fogo nos Estados Unidos. Finalmente, em abril, a montadora lançou o que deveria ser a correção final do software para o problema. Claramente, isso não foi capaz de resolver completamente o problema e a GM teve que encontrar outra solução.
A GM também informou a alguns proprietários que eles poderão começar a agendar a substituição de todos os módulos de suas baterias.
Os proprietários que realizarem a substituição também receberão uma nova garantia de 160.000 quilômetros ou de 8 anos.
Com base nos veículos que pegaram fogo, a Electrek diz que a GM provavelmente priorizará os modelos 2019, seguidos pelos modelos 2017 e 2018. A empresa também substituirá módulos para proprietários que rotineiramente fazem descargas profundas.