Bem a tempo do início do IAA MOBILITY 2021, em Munique (de 7 a 12 de setembro), a Porsche oferecerá uma perspectiva espetacular do futuro automotivo.
O carro conceito Mission R combina tecnologias de ponta e materiais sustentáveis, como plásticos reforçados com fibras naturais, com a paixão por corridas.
Além de um design moderno, o carro de competição totalmente elétrico e extremamente rebaixado apresenta as linhas características dos carros esportivos de Stuttgart-Zuffenhausen.
Os dois motores elétricos, recém-desenvolvidos e incorporados no Porsche Mission R, fornecem até 800 kW (1.088 CV) no chamado modo de qualificação.
A capacidade da bateria de cerca de 80 kWh e o inovador sistema de recuperação tornam possível as corridas de velocidade sem perda de potência.
“Porsche é a marca para pessoas que realizam seus sonhos. Isso também vale no automobilismo. Usufruímos de nossa força inovadora na pista de corrida, demonstramos coragem ao buscar novos caminhos e encantamos os proprietários de carros com desempenho esportivo,” diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
“Além do nosso envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E, agora estamos dando o próximo grande passo na mobilidade elétrica. O protótipo é a nossa perspectiva de um automobilismo totalmente elétrico para o cliente. O Mission R incorpora tudo o que torna a Porsche forte: desempenho, design e sustentabilidade.”
Os clientes do automobilismo desfrutam de grande valor na Porsche. Desde o início da Porsche Carrera Cup Deutschland, há 31 anos, a fabricante de carros esportivos produziu e entregou mais de 4.400 carros Cup de Weissach.
Um total de 30 séries de carros Cup é produzido em todo o mundo com base nesses carros de corrida confiáveis e de alto desempenho.
A versão mais recente do 911 GT3 Cup não foi lançada até o início da temporada de automobilismo deste ano de 2021.
Essa versão é baseada na geração de modelos 992. O Porsche Mission R fornece uma indicação de como pode ser o futuro de uma série de carros totalmente elétricos.
O carro com tração total e pouco menos de 1.100 CV, no modo de qualificação, acelera de zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos.
Velocidade máxima: mais de 300 km/h. Na pista de corrida, o carro de corrida elétrico atinge o mesmo desempenho de tempo de volta do atual Porsche 911 GT3 Cup.
Graças aos novos motores elétricos e células de bateria, todos equipados com um inovador sistema direto de arrefecimento de óleo, o protótipo do Porsche Mission R produz uma potência constante de 500 kW (680 CV) no modo de corrida.
A chamada redução de potência, ou seja, a redução da potência de saída da bateria devido às condições térmicas, foi eliminada.
Um motor elétrico com até 320 kW (435 CV) alimenta o eixo dianteiro, enquanto um máximo de 480 kW (653 CV) é distribuído para a parte traseira.
Graças à avançada tecnologia de 900 volts e ao Porsche Turbo Charging, uma boa pausa de 15 minutos nas corridas é tudo o que é necessário para carregar a bateria de 5 a 80 por cento de SoC (estado de carga). O carregamento pode ocorrer com até 340 kW.
O Mission R também apresenta uma melhoria do Porsche Active Aerodynamics (PAA) com Drag Reduction System (DRS) na seção frontal e no aerofólio traseiro. É composto por três persianas em cada uma das duas entradas de ar laterais na seção frontal, e também por um aerofólio traseiro ajustável de duas seções.
Além do conceito inovador de propulsão elétrica à bateria, a carroceria do carro conceito também se concentra na redução de CO2 e na sustentabilidade: é em grande parte composto por plástico reforçado com fibra natural (NFRP), cujo material básico é feito de fibras de linho obtidas da agricultura.
Este material ecológico também é utilizado no protetor do spoiler dianteiro, no difusor e nas saias laterais. O NFRP é amplamente utilizado no interior do Mission R, como nos painéis das portas internas, na antepara traseira e nos bancos.
O design interior foca no motorista em todas as áreas. Um display ergonomicamente posicionado entre os controles do volante mostra dados relevantes durante a corrida.
O monitor acima da coluna de direção mostra as imagens das câmeras dos retrovisores laterais e da câmera do espelho retrovisor central.
Um display touch à direita do banco pode ser usado para acessar os dados biométricos do motorista, por exemplo.
Várias outras câmeras no interior podem ser usadas para proporcionar sequências emocionantes em uma transmissão ao vivo.
Com o projeto Mission R, a Porsche está aproximando cada vez mais as corridas reais e virtuais de uma forma inédita.
O módulo monobloco do motorista é exatamente o mesmo e também funciona como um simulador esportivo eletrônico.
A estrutura de segurança feita de material composto de fibra de carbono combina alto potencial de proteção para o motorista com baixo peso e visual diferenciado.
Os engenheiros e designers da Porsche chamaram a estrutura de carbono do teto recém-desenvolvida de “exoesqueleto”, pois combina grade de segurança e revestimento do teto.
Com 4.326 milímetros de comprimento, o Porsche Mission R é ligeiramente mais curto do que a série 718 Cayman atual.
Porém, é visivelmente mais largo com 1.990 milímetros e altura exterior de 1.190 milímetros, que também é significativamente menor.
Ao longo dos últimos anos, com os estudos conceituais do Mission E (2015) e do Mission E Cross Turismo (2018), a Porsche apresentou previews inconfundíveis de sua primeira série de modelos de carros esportivos totalmente elétricos que está por vir.
O veículo esportivo Porsche Taycan (2019) e o veículo utilitário Taycan Cross Turismo (2021) se assemelham aos dois estudos conceituais em termos de aparência e tecnologia, e já foram lançados com sucesso nos mercados mundiais, o que significa “missão cumprida” em outras palavras.
Agora, com o Mission R, a Porsche apresenta sua perspectiva de como será o automobilismo para o cliente no futuro. A mostra de carros celebrou sua estreia mundial hoje, no IAA MOBILITY, em Munique.