sexta-feira, 19 julho , 2024
28 C
Recife

Especialista indica as melhores práticas para evitar defeitos na repintura automotiva

Durante o processo de repintura automotiva, algumas medidas são essenciais para evitar defeitos comuns na superfície, como o efeito casca de laranja, a perda de brilho e a corrosão das peças.

Ao contrário do que possa parecer, essas irregularidades podem ser facilmente evitadas, desde que o profissional siga as orientações corretas para a preparação dos substratos e do ambiente de trabalho.

- Publicidade -

O primeiro quesito para uma pintura perfeita é o uso de complementos de qualidade para a preparação da superfície, como wash primers, massas e primers adequados.

Segundo Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de Repintura da PPG, os produtos são essenciais para um acabamento de qualidade superior.

“Os complementos para a correção de defeitos de superfícies e reparação de pequenas e grandes irregularidades são a base para o processo de repintura, além de peças-chave para garantir um acabamento final impecável e evitar qualquer tipo de retrabalho”, diz o especialista, que destaca também a importância do cuidado com a limpeza do local de trabalho.

- Publicidade -

“A limpeza inadequada pode gerar retrabalho no processo de pintura pois contaminantes impregnados na peça prejudicam as próximas etapas do processo. Alguns problemas, como falha de aderência, mapeamento, sangramento e olho de peixe, ocorrem por contaminações de modo geral”, alerta o profissional.

De acordo com o gerente técnico da divisão de Repintura da PPG, a imprecisão na proporção da catálise é outro erro frequente que gera retrabalho.

Nesse caso, é necessário redobrar a atenção e seguir a proporção recomendada pelo fabricante. Além disso, não é recomendável usar endurecedores de marcas ou tipos diferentes.

- Publicidade -

Outros fatores também podem resultar em defeitos no processo, como não isolar as peças adjacentes, não utilizar o primer indicado para o trabalho requerido e não respeitar o tempo de secagem e cura do filme.

Para aumentar a eficiência e evitar retrabalho, a solução é investir na padronização dos processos, na capacitação dos profissionais e na utilização de produtos de confiança e alta qualidade.

“Muitas vezes, com o objetivo de economizar, as empresas e profissionais de reparação acabam investindo em produtos apenas pelo seu preço, sem levar em consideração a performance e atributos oferecidos. Nesse caso, o barato acaba saindo caro ou a empresa perde a oportunidade de aumentar a sua rentabilidade”, explica Vettorazzi.

“Por fim, é muito importante estar atento às novidades e tecnologias disponíveis no mercado para aperfeiçoar o processo e garantir um excelente acabamento”, alerta o especialista.

Tecnologia PPG para a correção de defeitos em superfícies – A PPG possui em seu portfólio a linha ACS Evolution, que oferece complementos ideais para a preparação da superfície automotiva que vai receber uma pintura, conferindo secagem rápida, alto rendimento, maior enchimento e, principalmente, facilidade na hora de aplicar e lixar o produto (o que otimiza o dia a dia dos profissionais de repintura).

Outro destaque é a linha de primers Rapid Greymatic Deltron, um conjunto de primers para reparações automotivas efetuadas nas oficinas.

O sistema proporciona uma ampla variedade de tons de cinza, melhorando a cobertura e a assertividade da cor, de acordo com as tendências das grandes montadoras. A linha também oferece alto poder de enchimento e excelente acabamento.

A PPG conta ainda com o verniz DC2000, que, entre suas vantagens, possui secagem ultrarrápida de até 30 minutos ao ar para polimento.

O produto proporciona alta produtividade, rendimento e facilidade na aplicação, sendo indicado para o processo de retoque e reparo rápido.

PPG: WE PROTECT AND BEAUTIFY THE WORLD™ – Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos diariamente para desenvolver e fornecer as tintas, revestimentos e materiais que nossos clientes já conhecem há mais de 135 anos.

Com nossa dedicação e criatividade, ajudamos nossos clientes a superarem os maiores desafios, colaborando ativamente na busca do melhor caminho a seguir.

Com sede em Pittsburgh, operamos e trazemos inovações para mais de 75 países, com volume líquido de vendas de US﹩ 13,8 bilhões em 2020.

Servimos nossos clientes com produtos ligados à área de construção, consumíveis e nos mercados industriais e de transporte, além do atendimento aftermarket. Saiba mais em https://www.ppg.com .

We protect and beautify the world e o Logotipo PPG são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão