sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Especialista indica as melhores práticas para evitar defeitos na repintura automotiva

Durante o processo de repintura automotiva, algumas medidas são essenciais para evitar defeitos comuns na superfície, como o efeito casca de laranja, a perda de brilho e a corrosão das peças.

Ao contrário do que possa parecer, essas irregularidades podem ser facilmente evitadas, desde que o profissional siga as orientações corretas para a preparação dos substratos e do ambiente de trabalho.

O primeiro quesito para uma pintura perfeita é o uso de complementos de qualidade para a preparação da superfície, como wash primers, massas e primers adequados.

Segundo Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de Repintura da PPG, os produtos são essenciais para um acabamento de qualidade superior.

“Os complementos para a correção de defeitos de superfícies e reparação de pequenas e grandes irregularidades são a base para o processo de repintura, além de peças-chave para garantir um acabamento final impecável e evitar qualquer tipo de retrabalho”, diz o especialista, que destaca também a importância do cuidado com a limpeza do local de trabalho.

“A limpeza inadequada pode gerar retrabalho no processo de pintura pois contaminantes impregnados na peça prejudicam as próximas etapas do processo. Alguns problemas, como falha de aderência, mapeamento, sangramento e olho de peixe, ocorrem por contaminações de modo geral”, alerta o profissional.

De acordo com o gerente técnico da divisão de Repintura da PPG, a imprecisão na proporção da catálise é outro erro frequente que gera retrabalho.

Nesse caso, é necessário redobrar a atenção e seguir a proporção recomendada pelo fabricante. Além disso, não é recomendável usar endurecedores de marcas ou tipos diferentes.

Outros fatores também podem resultar em defeitos no processo, como não isolar as peças adjacentes, não utilizar o primer indicado para o trabalho requerido e não respeitar o tempo de secagem e cura do filme.

Para aumentar a eficiência e evitar retrabalho, a solução é investir na padronização dos processos, na capacitação dos profissionais e na utilização de produtos de confiança e alta qualidade.

“Muitas vezes, com o objetivo de economizar, as empresas e profissionais de reparação acabam investindo em produtos apenas pelo seu preço, sem levar em consideração a performance e atributos oferecidos. Nesse caso, o barato acaba saindo caro ou a empresa perde a oportunidade de aumentar a sua rentabilidade”, explica Vettorazzi.

“Por fim, é muito importante estar atento às novidades e tecnologias disponíveis no mercado para aperfeiçoar o processo e garantir um excelente acabamento”, alerta o especialista.

Tecnologia PPG para a correção de defeitos em superfícies – A PPG possui em seu portfólio a linha ACS Evolution, que oferece complementos ideais para a preparação da superfície automotiva que vai receber uma pintura, conferindo secagem rápida, alto rendimento, maior enchimento e, principalmente, facilidade na hora de aplicar e lixar o produto (o que otimiza o dia a dia dos profissionais de repintura).

Outro destaque é a linha de primers Rapid Greymatic Deltron, um conjunto de primers para reparações automotivas efetuadas nas oficinas.

O sistema proporciona uma ampla variedade de tons de cinza, melhorando a cobertura e a assertividade da cor, de acordo com as tendências das grandes montadoras. A linha também oferece alto poder de enchimento e excelente acabamento.

A PPG conta ainda com o verniz DC2000, que, entre suas vantagens, possui secagem ultrarrápida de até 30 minutos ao ar para polimento.

O produto proporciona alta produtividade, rendimento e facilidade na aplicação, sendo indicado para o processo de retoque e reparo rápido.

PPG: WE PROTECT AND BEAUTIFY THE WORLD™ – Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos diariamente para desenvolver e fornecer as tintas, revestimentos e materiais que nossos clientes já conhecem há mais de 135 anos.

Com nossa dedicação e criatividade, ajudamos nossos clientes a superarem os maiores desafios, colaborando ativamente na busca do melhor caminho a seguir.

Com sede em Pittsburgh, operamos e trazemos inovações para mais de 75 países, com volume líquido de vendas de US﹩ 13,8 bilhões em 2020.

Servimos nossos clientes com produtos ligados à área de construção, consumíveis e nos mercados industriais e de transporte, além do atendimento aftermarket. Saiba mais em https://www.ppg.com .

We protect and beautify the world e o Logotipo PPG são marcas registradas da PPG Industries Ohio, Inc.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn