sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

VW vai apresentar na América Latina seus modelos 100% elétricos

Carga rápida com capacidade para até 125 kW garante 320 km em apenas 30 minutos

A Volkswagen vai apresentar pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já fazem sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.

- Publicidade -

“Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. “Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, completa o executivo.

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.

- Publicidade -

“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. “Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, destaca.

ID.3 e ID.4 – “Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”, explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.

- Publicidade -

Um ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B).

Mecânica Online – Dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos.

Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Os softwares evoluem rapidamente. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da família ID. não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como veículos regularmente.

Realidade aumentada no dia a dia – Os modelos ID. contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação.

Sistema de baterias é o coração dos Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.4 GTX – O que têm em comum os totalmente elétricos Volkswagen ID.3, ID.4 e o recentemente apresentado modelo de alto desempenho ID.4 GTX? O sistema de baterias de alta voltagem da Volkswagen Group Components, de Braunschweig.

A demanda por veículos baseados na matriz elétrica modular (MEB) é crescente que a fábrica expandiu recentemente sua produção para até 500 mil baterias por ano.

A marca anunciou que irá aumentar significativamente suas vendas de veículos elétricos até 2030. Ela pretende aumentar o número de unidades de modelos totalmente elétricos vendidas na Europa em 70%, e em 50% nos Estados Unidos e na China. O objetivo no longo prazo é a completa descarbonização da marca em termos de equilíbrio ecológico até 2050.

De agora até 2025, vamos apresentar um novo veículo elétrico por ano. Este ano é o esportivo SUV Coupé ID.5; no ano que vem, nosso novo ícone, o ID.BUZZ. Em 2025, apresentaremos um modelo abaixo do ID.3, que tornará a mobilidade elétrica acessível para mais clientes ainda”, afirma Thomas Ulbrich, membro do conselho de administração da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento Técnico.

Baterias variando de 45 kWh a 77 kWh – Para o compacto ID.3 há opções de três tamanhos de baterias. A versão compacta com conteúdo energético líquido de 45 kWh permite uma autonomia de até 352 km com uma única carga (WLTP).

Com 58 kWh, o alcance sobe para até 426 km (WLTP). A bateria maior, com conteúdo energético líquido de 77 kWh, proporciona uma autonomia máxima de 549 km (WLTP).

As opções são semelhantes para o ID.4: o E-SUV pode percorrer até 346 km (WLTP) com a bateria de 52 kWh, e uma autonomia de até 522 km (WLTP) é possível com a bateria de 77 kWh.

O ID.4 GTX traz a tração integral com dois motores e potência máxima de 220 kWh para a família ID. A bateria armazena 77 kWh de energia (líquidos), o suficiente para um alcance realista de até 480 km (WLTP). Ele será lançado nos mercados europeus neste verão (quarto trimestre do ano).

Potência de 107 kW a 150 kW – O motor de tração de um veículo elétrico só consegue entregar a potência que a bateria fornece. O ID.3, com a bateria de 45 kWh, tem uma potência de 110 kW (150 cv), enquanto no mesmo carro, com a bateria de 58 kWh, a potência é de 107 kW (146 cv) ou 150 kW (204 cv), dependendo da preferência do cliente.

Com a bateria de 77 kWh, o ID.3 entrega sempre 150 kW (204 cv) de potência, exatamente como o ID.4. A bateria de 52 kWh também é disponibilizada para o E-SUV com duas opções de motores, proporcionando respectivamente uma potência de 109 kW (148 cv) e 125 kW (170 cv).

Sólidos compartimentos de alumínio para cada módulo – O sistema de baterias dos modelos ID. é feito de perfis de alumínio e tem design escalável. Cada compartimento abriga um módulo de baterias com 24 células, protegido por uma cobertura externa flexível.

A bateria de 45 kWh contém sete módulos, a bateria de 52 kWh, oito módulos e a bateria de 58 kWh, nove módulos. Eles são localizados em dez compartimentos, em cada caso. A bateria de 77 kWh é feita de doze módulos, preenchendo todos os doze compartimentos.

O sistema de bateria maior tem 182 cm de comprimento, enquanto a versão compacta mede 142 cm. As duas versões têm 145 cm de largura e 14 cm de altura. Elas pesam cerca de 320 kg e aproximadamente 500 kg, respectivamente.

Dependendo do tamanho da bateria, até três controladores são posicionados na viga longitudinal do alojamento que monitora a voltagem e a temperatura do módulo. Em cooperação com o controlador central de gerenciamento da bateria, eles compensam desvios de capacidade das células individuais.

A unidade de controle principal e a caixa de conexões com seus fusíveis são montadas na traseira do sistema de baterias: no caso de um acidente sério, elas desenergizam o sistema instantaneamente.

Posicionamento baixo – A tração traseira e o acondicionamento do ID.3 e do ID.4 criam os pré-requisitos ideais para características de condução esportivas, seguras e livres de problemas.

A bateria é montada entre os eixos na ponto mais baixo do carro, garantindo uma distribuição de pesos próxima da proporção ideal de 50:50 em todas as versões.

O alojamento é aparafusado à carroceria, contribuindo assim para sua rigidez. Uma forte moldura totalmente envolvente protege o sistema de baterias de danos em caso de colisão. Ela é fechada no alto por uma cobertura de alumínio, enquanto a placa de resfriamento e outra forte cobertura de alumínio são posicionadas sob o compartimento das células.

Carga rápida – As baterias do ID.3 e do ID.4 possibilitam carga tanto em CA (corrente alternada) como CC (corrente contínua). Utilizando uma estação de carga doméstica, elas têm uma capacidade de carga de até 11 kW, dependendo do tamanho da bateria.

Numa estação de CC de alta potência, carros com conteúdo energético líquido de 45 kWh ou 52kWh podem ser carregados a até 50 kW ou, opcionalmente, até 100 kW. O ID.3 com bateria de 58 kWh armazena 100 kW de serie, enquanto a bateria de 77 kWh pode receber até 125 kW. Isso significa que os carro podem ser recarregados com corrente contínua para os próximos 320 km (segundo o WLTP) em cerca de 30 minutos.

Segunda vida e reciclagem – A Volkswagen garante uma capacidade mínima de 70% para as baterias por oito anos ou 160 mil quilômetros. No fim de sua vida útil – ou da vida útil para o veículo elétrico –, a bateria pode ser reutilizada em esquema de segunda vida, como em estações de carga rápida flexíveis, ou será reciclada e usada como fonte de matérias primas.

Uma planta piloto para recuperação de valiosos componentes de baterias já está entrando em operação na sede da Volkswagen Group Components, em Salzgitter.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança