terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Umicore comemora 30 anos da produção de catalisadores no Brasil e redução das emissões de poluentes

Empresa é pioneira no país, contribuindo incessantemente para a melhoria da qualidade do ar

Ser pioneira é uma constante na história da Umicore, multinacional belga com mais de 200 anos de atuação no mundo, que é uma grande precursora na área de tecnologia e sustentabilidade de materiais e referência no desenvolvimento de catalisadores automotivos.

- Publicidade -

A subsidiária brasileira da unidade de negócios de catalisadores automotivos completa neste mês 30 anos, como parte fundamental da transformação da indústria automotiva nacional.

Vale lembrar que, até 1991, os veículos brasileiros saíam das linhas de produção sem catalisador, responsável por transformar 98% dos gases tóxicos da combustão dos combustíveis em gases inofensivos.

- Publicidade -

Melhorar o ar que respiramos – pelo menos o das emissões automotivas – foi uma vitória de toda a sociedade, compartilhada com a Umicore.

Ao longo dos 30 anos, mais de 55 milhões de catalisadores foram produzidos na fábrica de Americana, no interior de São Paulo, para o mercado local e para exportação para outros continentes.

“A comemoração desta data é um orgulho para todos nós e, sobretudo, a conquista de ter contribuído para a sociedade e para o progresso da indústria no Brasil, e assim continuaremos fazendo”, afirma Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore.

- Publicidade -

Redução de emissões – Localizado no sistema de exaustão, o catalisador automotivo tem a função de converter gases poluentes da combustão, como monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC), em substâncias inofensivas à saúde humana.

No Brasil, passou a ser obrigatório a partir de 1997, por determinação do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

Na América do Sul a produção de catalisadores automotivos da Umicore começou em Americana em 1991, sempre se preparando para os avanços do setor.

A partir de 1992, quando começou a ser utilizado catalisador, até 2004, houve uma forte queda na incidência de poluentes, de acordo com os relatórios anuais de qualidade do ar da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Para se ter uma ideia, a emissão média de CO (Monóxido de Carbono) por veículo antes do PROCONVE era superior a 54 g/km e atualmente está abaixo de 1,0 g/km.

Essa redução é resultado de um esforço conjunto entre montadoras, fornecedores de sistemas de controle de motores e a Umicore, que permitiu a redução global das emissões, mesmo com o aumento da frota de veículos, gerando um efeito positivo para a sociedade como um todo.

“A Umicore continua na vanguarda e desenvolve novas tecnologias para cumprir sua missão. Continuaremos nossas parcerias com nossos clientes e os apoiaremos ainda mais na adesão a normas de emissão cada vez mais rigorosas”, ressalta Blumrich.

Reconhecimento e Compromisso – A operação de Americana conta com cerca de 40 prêmios das principais montadoras instaladas no Brasil, incluindo reconhecimentos globais. Isso confirma a confiança do mercado na empresa.

A exemplo de suas práticas mundiais, a Umicore tem o compromisso de apoiar as comunidades do entorno de sua fábrica em Americana, realizando atividades e eventos que contribuam para a qualidade de vida, lazer e cultura das pessoas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança