segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

A3 Sedan e Sportback desembarcam no País e nós já testamos!

Henrique Pereira – A Audi lança no Brasil o novo A3 nas versões sedan e hatch com motorizações 1.4 L e 2.0L. Tivemos a oportunidade de avaliar os dois modelos durante o lançamento em evento promovido pela Audi na cidade de São Paulo.

Equipados com os diferentes opções de motores, em trânsito urbano, em autoestradas e em estradas vicinais num total de 440 km, tivemos uma excelente oportunidade para conhecer bem o novo A3 em suas duas versões.

- Publicidade -

O Audi A3 não chega a ser uma grande surpresa, mas ele mantém o desempenho já consagrado do modelo anterior, e ganha uma nova roupagem.

Ele tem um novo design exterior, novas cores e novíssimo interior. As diferentes configurações, versões e motores estão disponíveis nos dois modelos (sedan e hatch), o que permite ao cliente a oportunidade de escolher a versão que melhor lhe atende e ainda contando com itens de personalização.

O painel agrada e todos os comandos são de fácil acesso para o motorista, no centro traz uma tela de 10” sensível ao toque seguindo o mesmo design e funcionalidades das outras linhas da Audi, tem interação por voz e interface para telefones (Apple carplay ou Android Auto).

- Publicidade -

Na frente do motorista se destaca o cockpit de 12“ com resolução full HD que permite trocar de layout e ler várias informações sobre carro e seu desempenho por simples toques em botões de fácil acesso no volante.

O Audi A3 é um carro compacto, o menor da marca disponível no Brasil, mas na minha opinião um carro de tamanho ideal para uso no dia-a-dia.

A versão hatch oferece um porta-malas prático, que nesta nova roupagem traz ainda a praticidade de alojar o tampão do bagageiro sobre o assoalho do porta-malas temporariamente, por sobre o pneu reserva.

Nesse quesito, a AUDI foi muito criativa pois eu em particular vivo esquecendo as tampas dos meus carros em algum lugar da minha residência. Outra opção que os dois modelos dão é ampliar o volume dos porta-malas movendo o assoalho para o nível inferior.

- Publicidade -

Os dois modelos têm dirigibilidade similar e não se percebem diferenças de performance entre as diferentes carrocerias. Equipados com o motor 2.0 litros a velocidade máxima é superior no modelo sedan em 7 Km/h, e equipados com o motor 1.4 litro de 8 Km /h. Estamos falando de diferenças em velocidade máxima em torno dos 220/240 Km/h o que logicamente não chegamos a testar.

No trânsito urbano os dois modelos equipados com os diferentes motores são agradáveis de dirigir. Já para o “anda e para” tradicional de uma cidade como São Paulo a diferença de 40 cv e 70 Nm não fazem tanta diferença. Nas subidas mais íngremes e retomadas de velocidade sem dúvida o motor 2.0 litros traz um conforto maior.

Já na estrada o motor 2.0 L faz a diferença, principalmente em ultrapassagens, retomadas e manutenção de velocidade. O carro fica muito mais agradável e na “mão” acelerando rapidamente ao ser exigido.

É um AUDI, e não decepciona em nenhum momento, um carro silencioso bem equipado com lhe permite ajustar facilmente a posição de dirigir movendo banco para cima e para baixo, para frente e para traz milimetricamente e ainda conta com as infinitas posições possíveis do volante.

Tem uma visibilidade ampla e bancos extremamente confortáveis principalmente na versão S line com bancos em couro do tipo concha que te abraçam sem deixar que você escorregue mesmo em curvas mais fortes.

A carroceria combina diferentes tipos de aços dando rigidez ao mesmo tempo sendo mais leve. O capô do motor por exemplo é fabricado em alumínio sempre com o objetivo de se aliviar peso para maior performance e economia de combustível

A suspenção traseira é independente do tipo “Multilink”, combinada com a dianteira do tipo Mc Pherson dá ao carro uma excelente estabilidade, dirigibilidade e conforto. Mesmo em curvas mais acentuadas e em velocidade o carro segue no traçado desejado. 

O carro tem potência e torques de sobra nos modelos 2.0L e suficientes nos modelos equipados com o motor 1. 4L, as trocas de marchas são precisas, e o carro ainda conta com as borboletas no volante caso o motorista queira comandar as trocas e reduções de marcha. Nos modelos 2.0L conta com uma transmissão S Tronic já consagrada pela AUDI com 7 Velocidades, já no modelo 1,4L com o modelo TipTronic de 8 velocidades, ou seja, um maior escalonamento para um motor menos potente. 

Sentimos falta, principalmente nos modelos “top de linha” de controles de distância em cruzeiro, “lane-assistence”, radares laterais. Esses acessórios passaram a fazer parte dos modelos de luxo e já são encontrados com certa frequência em modelos intermediários com os quais nos acostumamos e passam a fazer falta nesses modelos.

Por outro lado, traz um assistente de estacionamento inteligente que estaciona o veículo sem a necessidade do motorista ficar procurando a “vaga perfeita “, basta o motorista iniciar a manobra e solicitar a assistência pelo toque em um botão.

Chamou a atenção o novo seletor de marchas que agora necessita de apenas um toque em um botão deslizante para selecionar a marcha. Saudosistas como eu em um primeiro momento sentem a falta da alavanca, mas rapidamente se acostumam com a facilidade de se efetuar as trocas de marcha.

Equipamentos e preços no Brasil – Produzidos na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi, os novos A3 Sedan e A3 Sportback desembarcam no Brasil já como ano-modelo 2022.

Além dos itens de série já citados, os modelos chegam com uma vasta lista de equipamentos: keyless, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18”, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática hands-free.

Os opcionais da versão S line Limited 1.4 são pintura metálica, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo.

O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, e além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

A versão Performance Black 2.0 agrega, além de todos os equipamentos de série do modelo 1.4, bancos dianteiros esportivos eletricamente ajustáveis, acabamento do console central em alumínio, teto solar elétrico panorâmico, sistema de som Audi com 10 alto falantes, capa do retrovisor na cor preta e roda Audi Sport 18” com design exclusivo.

O pacote de opcionais inclui sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis e pacote S line interior, formado por pedaleiras em alumínio e revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante, além da inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Os modelos estão disponíveis em todas as Audi Center espalhadas no país e serão comercializadas na modalidade venda direta. Os preços partem de R$ 229.990,00 para as versões 1.4 S line Limited e R$ 264.990,00 para as versões 2.0 Performance Black.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno