Mercedes-Benz

Elétrico Taycan Cross Turismo completa expedição de mais de 9.000 km do sul ao nordeste do Brasil

O modelo esportivo Taycan Cross Turismo da Porsche, apresentado no mercado brasileiro no início de outubro, acaba de completar a primeira expedição de um carro totalmente elétrico no Brasil, percorrendo mais de 9.000 km por 14 Estados em 26 dias.

A Expedição Brasil teve início no dia 05 de outubro, em Foz do Iguaçu, que abriga uma das paisagens turísticas mais visitadas do País, as Cataratas do Iguaçu.

A expedição seguiu seu caminho para o Norte passando pela Serra do Rio do Rastro, uma das serras mais conhecidas de Santa Catarina.

O percurso é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversa e com muitas cachoeiras.

A viagem incluiu em seu trajeto o Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, onde está localizada a nascente histórica do rio São Francisco.

Um cenário de rara beleza, com vegetação de transição entre a “borda da Mata Atlântica” e o “início do Cerrado”, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado.

A próxima etapa foi a Chapada Diamantina, uma região de serras, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

Estas correntes de águas brotam nos cumes e despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.

Finalmente, no dia 29 de outubro, após percorrer uma jornada eletrizante, o Taycan Cross Turismo chegou a Jericoacoara, uma praia localizada no estado do Ceará, eleita uma das dez praias mais bonitas do planeta.

Ao longo do trajeto, personalidades ligadas ao mundo dos esportes e aventura juntaram-se à Expedição: a skatista Letícia Bufoni, a ultramaratonista Fernanda Maciel, a jornalista Karina Simões, o piloto da MotoE Eric Granado, o escalador Felipe Gramado e os kitesurfers Reno Romeu e Mikaili Sol.

A rede de concessionários Porsche também teve participação ativa, organizando um total de 10 eventos regionais de apresentação do Taycan Cross Turismo.

Em 30 de outubro, uma celebração envolvendo convidados especiais marcou o fim da jornada.

Foram utilizados mais de 30 pontos de carregamento em diferentes contextos: Estações rápidas de carregamento em rodovias, estações disponíveis em concessionários Porsche e carregadores encontrados em diversos pontos de interesse, como hotéis e estabelecimentos comerciais.

Desta maneira, a Expedição Brasil atinge o seu objetivo, demonstrando que hoje já é possível se deslocar pelas estradas brasileiras a bordo de um veículo elétrico.

Para o diretor de marketing da Porsche Brasil, Dr. Thomas Klein Reesink, “a Expedição Brasil foi uma prova incontestável do quanto a Porsche acredita na eletrificação automotiva. As opções de abastecimento do modelo em diferentes cenários de utilização mostraram quão prático e conveniente é sua utilização. O Taycan Cross Turismo é um Porsche perfeito para o Brasil. Um carro versátil para pessoas com estilo de vida ativo”, destacou.

Taycan Cross Turismo é o modelo 100% elétrico mais versátil – O Taycan Cross Turismo tem uma propulsão totalmente elétrica inovadora, com arquitetura de 800 Volts e capacidade total de armazenamento de 93,4 kWh. No Brasil, o modelo pode ser encontrado na versão Taycan 4 Cross Turismo.

O automóvel desenvolve 280 kW (380 cv) de potência e ainda dispõe dos recursos de overboost e controle de largada, que elevam a potência para 350 kW (476 cv).

Com quatro rodas motrizes, o modelo permite uma aceleração 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, velocidade máxima de 220 km/h e autonomia (ciclo WLTP) de 389 a 456 km.

O Taycan Cross Turismo tem um design único, exclusivo. Sua silhueta é definida pela linha esportiva do teto se inclinando em direção à traseira – a chamada “flyline”.

Os elementos do design off-road incluem revestimento do arco das rodas, proteções inferiores dianteiras e traseiras exclusivas e soleiras laterais.

Adicionalmente, o opcional pacote de design off-road adiciona elementos de proteção nas extremidades dos para-choques dianteiro e traseiro e nas extremidades das soleiras. Isso torna o exterior marcante, assim como protege contra impactos de pedras.

Como base, o Taycan Cross Turismo tem a altura livre do solo 20mm mais elevada em relação ao modelo Sedan ou 30mm quando equipado com o pacote opcional. Isso significa que o Cross Turismo também pode ser dirigido em terrenos off-road difíceis.

O modo de condução “Gravel Mode” melhora a adequação do novo modelo para a condução em trechos de estradas acidentadas.

O modelo possui requisitos apropriados para vencer obstáculos nessas condições, como um novo chassi dotado de tração permanente nas quatro rodas e suspensão a ar adaptativa.

Trinta e seis milímetros a mais no espaço entre a cabeça e o teto para os passageiros do banco traseiro e mais de 1.200 litros de capacidade de carga útil no porta-malas tornam o Cross Turismo um veículo extremamente versátil.

O Taycan 4 Cross Turismo tem preço público sugerido a partir de R$ 685.000, já incluso o serviço de instalação do carregador doméstico, em que a marca executa um projeto específico de acordo com as condições da residência do cliente. O modelo já pode ser encomendado em todos os concessionários Porsche.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Mercedes-Benz

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação