A Ford divulgou mais detalhes do seu próximo lançamento para o mercado brasileiro. A picape Maverick vai chegar no primeiro trimestre de 2022 para rivalizar mais diretamente com a Fiat Toro.
Diferente da Toro, que é fabricada no Brasil, em Pernambuco, e com uma grande gama de versões, a Maverick será importada do México em única versão – Lariat FX4, de perfil off-road – com motor 2.0 turbo de 253 cavalos de potência e tração integral de série.
O design segue a tendência da atual linha global de picapes da Ford. A frente com faróis em formato C invertidos, unidos por uma barra dupla horizontal, é inspirada na F-150.
As grandes lanternas traseiras exibem um grafismo semelhante. As rodas de liga leve de 17”, com design esportivo e na cor preta, são calçadas com pneus de uso misto da Pirelli.
Entre outros itens, ela virá equipada com bocal e pré-instalação elétrica para engate de reboque, que possibilita o aproveitamento máximo da capacidade de carga.
O design interior tem a preocupação com o uso funcional, trazendo soluções criativas como o compartimento sob o banco traseiro para guardar objetos em viagens e no dia a dia.
O painel digital, o volante multifuncional, o console, os bancos com acabamento em duas cores e a tela multimídia de 8” são outros itens diferenciados da cabine.
Como os demais modelos da marca, a Maverick terá conectividade de série com o aplicativo FordPass, que coloca informações e comandos remotos na palma da mão para facilitar a vida do usuário e criar uma interação completa com o veículo.
Na caçamba, a picape traz um conceito inovador, chamado flexbed, que aumenta a flexibilidade para transportar diferentes tipos de equipamentos e bagagem.
Acessórios como santantônio, aerofólio de teto e da traseira, estribos laterais, porta-objetos e cobertura elétrica da caçamba estarão disponíveis.
A cabine tem também encaixes que permitem a fixação de porta-objetos personalizados, criados com impressoras 3D.
A Maverick terá uma paleta de cores exclusiva, com dez opções que realçam o seu perfil esportivo: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias.
Apesar de vir do México, a Maverick não deve ficar barata. Por conta da versão e dos equipamentos, a expectativa é que a Ford posicione a picape na casa dos R$ 200 mil, para conseguir o embate com a Fiat Toro nas configurações com o motor 2.0 turbodiesel.
Com a Ranger sendo oferecida por R$ 199.600 na versão XL cabine simples e passando para R$ 209.300 com cabine dupla, com pacote mais limitado de itens de série, a Maverick pode mesmo é brigar e vencer dentro de casa, ou seja, ocupar a posição da Ranger em algumas versões.
Outras informações, como dados de desempenho e preço, a Ford promete divulgar mais próximo do lançamento.