quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Saiba como funciona o controle automático de descidas da Ranger

Basta apertar o botão no console para manter uma velocidade constante em declives acentuados

Quem nunca dirigiu uma picape média pode pensar que é difícil controlar um veículo desse porte, mas a Ford Ranger tem tecnologias de assistência ao motorista que surpreendem pela segurança e facilidade de condução.

- Publicidade -

Com o controle automático de descidas, por exemplo, o motorista não precisa pisar no acelerador nem no freio para manter uma velocidade constante em declives acentuados, basta apertar um botão no console – veja o vídeo.

O controle automático de descidas da Ranger funciona em conjunto com o controle de estabilidade para manter a velocidade programada, mesmo em superfícies escorregadias. Quando ele é ativado, um aviso se acende no painel.

- Publicidade -

O ajuste da velocidade é feito pelas teclas no lado esquerdo do volante, com o veículo em movimento. Apertando uma única vez, a velocidade é alterada em 1 km/h para mais ou para menos, ou pode-se manter o botão pressionado até a velocidade desejada.

A Ranger usa a força do motor para controlar a velocidade de descida automaticamente, mas o motorista pode acionar o acelerador ou o pedal do freio a qualquer momento.

O sistema pode ser usado também em marcha à ré e permanece ativo em velocidades de até 35 km/h. Acima de 60 km/h ele é desligado automaticamente e pode ser desativado também pelo botão no console central.

- Publicidade -

“O controle automático de descidas é muito simples de ser usado e transmite confiança ao motorista da Ranger, que assim pode se concentrar apenas no volante”, diz Antônio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford.

“É o tipo de recurso que você se acostuma e, depois, sente falta ao dirigir outros veículos.”

Este e outros vídeos sobre as tecnologias da Ranger podem ser encontrados no Guia 360 Ford, que contém ainda ferramentas interativas como a visão 360 graus, no www.guia360ford.com.br.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança