sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo assina compromisso com aliança para acelerar o uso de ônibus elétricos na América Latina

A aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator – ZEBRA” (aceleração para uso de ônibus zero emissões) é uma iniciativa para acelerar a implantação de ônibus cada vez mais limpos nas principais cidades latino-americanas.

- Publicidade -

O ingresso na parceria é parte do compromisso da Volvo Buses em estabelecer uma rede colaboração dentro da indústria para impulsionar a transição para um transporte público com zero emissões.

A Volvo é a primeira montadora europeia de ônibus a assinar compromisso com a aliança ZEBRA, uma colaboração de grande escala lançada em 2019 para acelerar a adoção de ônibus de emissões zero nas principais cidades latino-americanas.

O compromisso da Volvo Buses é voluntário e foi estabelecido em parceria com a aliança ZEBRA e seus cofundadores: o Conselho Internacional para Transportes Limpos (International Council on Clean Transportation – ICCT) e o C40 – Grupo de Cidades de Liderança em Mudanças Climáticas (C40 – Cities Climate Leadership Group), além de vários outros parceiros da indústria.

O acordo exigirá que a Volvo Buses implemente uma série de atividades, incluindo fornecer ônibus elétricos para a Cidade do México e Santiago nos próximos 18 meses, além de promover demonstração de ônibus com zero emissões em cidades selecionadas pela aliança.

- Publicidade -

Dan Pettersson, vice-presidente da Volvo Bus Corporation, diz: “parcerias são vitais para o sucesso da transição para o transporte público de zero emissões. Como membro da aliança ZEBRA, agora podemos compartilhar nossa competência e longa experiência em soluções de eletromobilidade na Europa para apoiar a transição para ‘cidades zero’ (emissões, ruído e acidentes) também na América Latina.”

Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, afirma: “Em pouco tempo, percebemos um aumento significativo na demanda por soluções elétricas em transporte público no continente. A parceria com a aliança ZEBRA, somada ao recente lançamento do nosso chassi elétrico Volvo BZL, garantirá que conseguiremos atender a demanda e assegurar uma transição mais rápida e segura para ônibus zero emissões em nossas maiores cidades.”

Aliança ZEBRA – A aliança ZEBRA foi lançada em 2019 para acelerar a adoção de ônibus zero emissões nas maiores cidades latino-americanas.

É financiada e facilitada pelo P4G e tem a coliderança do C40 Cities e do International Council on Clean Transportation com apoio do Centro Mario Molina-Chile, Clean Energy Works, Global Green Growth Institute (GGGI) e do World Resources Institute (WRI).

Em novembro 2021, uma coalisão de investidores internacionais assinou um compromisso com a aliança ZEBRA para investir mais de um bilhão de dólares em frotas públicas de ônibus zero emissões na América Latina.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança