quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Stellantis conduzirá o Cluster Automotivo Sul Fluminense em 2022

Itamar de Souza, Diretor Industrial da Planta Stellantis em Porto Real (RJ), é o novo presidente do comitê diretivo; vice-presidente será Mauro Barroso, da Michelin

O Diretor Industrial da Planta Stellantis em Porto Real (RJ), Itamar de Souza, é o novo presidente do comitê diretivo do Cluster Automotivo Sul Fluminense, região considerada como o segundo maior Polo Industrial Automotivo do Brasil, devido ao número de empresas.

Itamar de Souza se dedicará na criação de novas oportunidades a curto prazo, no desenvolvimento da continuidade das ações das comissões, ressaltando o contexto para o estado do Rio de Janeiro, além de fortalecer a imagem da Stellantis junto aos stakeholders regionais.

Os principais desafios do Cluster para 2022 são conseguir investimentos junto ao governo estadual para a área de infraestrutura rodoviária, que beneficiará a logística e transporte de colaboradores, e incentivar o desenvolvimento de competências.

A expectativa é a criação do Polo Tecnológico em Resende (RJ), com investimentos do governo do Rio de Janeiro aliado ao apoio e participação do Cluster e universidades, para fomentar a aceleração de tecnologias e inovação na região.

Pela primeira vez, a Stellantis está à frente do Cluster na presidência e se manterá à disposição do desenvolvimento da competitividade da região, trabalhando com parceiros regionais nas esferas pública e privada. O Cluster ainda conta com o apoio do sistema Firjan, que promove o desenvolvimento da indústria no Rio de Janeiro.

“Nosso objetivo é contribuir fortemente para o desenvolvimento industrial da região Fluminense. Estamos em uma área rica de competências e é um desejo em comum ver o crescimento das empresas e, consequentemente, do próprio segmento. Buscaremos estratégias junto as entidades públicas e privadas e estamos empenhados em realizar uma gestão inovadora e diferenciada em 2022. É uma grande honra e responsabilidade assumir a presidência do Cluster em nome da Stellantis”, ressalta Itamar de Souza, Diretor Industrial da Planta Stellantis em Porto Real e presidente do comitê diretivo do Cluster Automotivo Sul Fluminense.

Com mais de 20 anos de experiência na área industrial, Itamar de Souza ressalta que o plano de trabalho para este ano no comando do Cluster estará respaldo nos pilares: Infraestrutura viária; Capacitação técnica; Monetização dos créditos de ICMS e Desenvolvimento de fornecedores locais.

No quesito de infraestrutura viária, a expectativa é concretizar as obras necessárias na região, como as de melhorias no abastecimento logístico, o que reduzirá a dependência da Via Dutra; nas rotas de transporte utilizadas pelos colaboradores, bem como melhorar a conexão entre os diversos polos industriais presentes no eixo Volta Redonda-Resende-Itatiaia.

Com relação a Capacitação técnica, o objetivo é trabalhar com as universidades e escolas próximas para buscar maior conexão com as necessidades industriais. Em Monetização dos créditos de ICMS, o trabalho é de longo prazo e essencial para o desenvolvimento da competitividade das empresas do estado.

O último tópico se refere ao Desenvolvimento de fornecedores locais. A intenção é continuar o trabalho de fundo de desenvolvimento de competências, inovação e tecnologia dos pequenos fornecedores locais para a região industrial ficar cada vez mais fortalecida, gerando emprego e renda.

Presente na região Fluminense, a fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) está completando 21 anos em 2022 e é um dos grandes centros industriais. De 2000 até o momento já foram produzidos mais de 1,7 milhão de veículos Peugeot e Citroën, além de mais de 2 milhões de motores. Atualmente, são produzidos os modelos Novo SUV Peugeot 2008; Citroën: C3, Novo SUV C4 Cactus e motores EC5 1.6, EC5 EAT6 (flex/gasolina).

A Stellantis integra o Cluster Automotivo Sul Fluminense junto a 22 empresas do segmento, como Nissan, Land Rover, Hyundai, Volkswagen e Michelin. O Cluster, criado em 2013 e formado por montadoras e empresas sistemistas da região, visa fomentar o desenvolvimento do Polo Automotivo Sul Fluminense.

A organização, criada em 2013, possui as seguintes comissões, que realizam atividades com os órgãos locais: Comissão de Boas Práticas; Comissão de Pessoas; Comissão de Infraestrutura (Telecomunicações, Energia); Comissão de Saúde e Segurança; Comissão de Rota 2030; Comissão de Desenvolvimento de Fornecedores; Comissão de Sustentabilidade; Comissão de Tributário; Comissão de Logística e Comissão de Indústria 4.0.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn