Ele é auxiliar, mas sua função é indispensável: trazer mais segurança, menos custos de manutenção e mais economia de combustível.
Quem está por trás do volante e aciona esse recurso em situações de emergência se sente ainda mais seguro durante a condução do veículo, seja um caminhão ou um ônibus. Seu uso também ajuda a diminuir o desgaste das lonas e tambores de freio.
Já sabe de quem estamos falando? Acertou quem pensou no Retarder.
Trata-se de um freio auxiliar hidráulico, que trabalha em conjunto com os outros freios do veículo – o motor e o de serviço – e com a caixa de câmbio. Aliás, é ali que ele se encontra acoplado nos veículos, ficando disponível para ser acionado de forma manual pelo motorista por meio de uma alavanca no painel ou até mesmo pelo piloto automático.
São muitos os benefícios dessa tecnologia, que mesmo sendo um coadjuvante no dia a dia da estrada age de forma crucial quando o assunto é a segurança na condução e o aproveitamento da viagem.
Veja em detalhes como funciona o Retarder nos caminhões e ônibus da Scania:
Fonte: Revista Jornada Scania