domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Conheça os veículos que serão fabricados pela nova montadora em Pernambuco

Planta será construída em Araripina, no Sertão de Pernambuco, e pretende montar, inicialmente, 1.200 carros por mês, a partir de 2023. Investimento chega a R$ 260 milhões com a geração inicial de 450 empregos diretos. A obra começa ainda neste primeiro semestre.

O Grupo Novo Brasil (NBR) começa a escrever uma nova história em Pernambuco com o lançamento da pedra fundamental de sua montadora de automóveis com plataforma modular – a primeira que vai contemplar carros compactos e buggies em série no Brasil. O evento foi realizado na capital pernambucana, Recife.

A montadora será erguida em Araripina, no Sertão de Pernambuco, em uma área de 29 hectares (290 mil metros quadrados) e contará com 30 mil m² de área construída. As obras estão previstas para começar ainda neste primeiro semestre.

- Publicidade -

O complexo contará, ainda, com uma usina solar fotovoltaica e uma pista de testes, totalizando um investimento inicial de R$ 260 milhões. Serão gerados 240 empregos diretos na fase de construção. Já na operação serão 450 empregos diretos e, estima-se, mais de três mil indiretos.

Processo construtivo – Há alguns anos, as maiores fabricantes de carro do mundo já utilizam plataformas modulares. Em Araripina, serão montados, inicialmente, dois modelos bases em uma única plataforma.

O primeiro carro a ser lançado pela montadora será um compacto fechado para até cinco pessoas e porta-malas, mas que pode ser convertido em um buggy aberto para atingir um nicho de mercado que precisa de inovação em nível nacional e internacional.

- Publicidade -

“Nossa montadora ocupa uma lacuna em que não há concorrente em nenhum país do mundo. Grandes marcas apresentaram protótipos de buggies que ainda não chegaram ao mercado. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, levando outras oportunidades à região conhecida por ser o polo gesseiro pernambucano”, comentou o diretor-presidente do Grupo NBR, Evandro Lira. No país, apenas empresas artesanais realizam a adaptação de carros pré-existentes para atender à demanda do mercado brasileiro de buggies, investimento que varia entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. “Também queremos renovar e reacender a paixão dos brasileiros pelo buggy”, complementa Evandro.

O objetivo do Grupo NBR também é colaborar para desenvolver o mercado e popularizar os carros modulares no Brasil. Por isso a opção pela plataforma, que reduz os custos de desenvolvimento, viabiliza a produção de produtos diferenciados e facilita o processo produtivo.

O lançamento do Grupo NBR acontece também em um momento em que o mercado enfrenta uma escassez de oferta de veículos populares e será opção para um público amplo, com uso na cidade, no campo e na praia, com potencial para ser primeiro ou segundo carro e, até mesmo, servir de transporte para uma família. Também poderão ser empregados em áreas como turismo, agricultura, locação de veículos e serviços públicos.

- Publicidade -

Carro brasileiro – O Grupo NBR vai oferecer inicialmente ao mercado um carro modular e compacto para até cinco pessoas, com estrutura tubular e projetado com chassi todo em fibra de vidro ou carbono.

O design terá formas contemporâneas e toques retrô, pontos chapados e arredondados, todo facetado, seguindo a tendência asiática de design.

Entre os principais componentes da parte mecânica estão motores dianteiros 1.0, 1.0 turbo, 1.3 e 1.5, com tração 4×2 e 4×4, on e off-road, quatro pneus do mesmo tamanho, sistema de suspensão independente nas quatro rodas, direção hidráulica e sistema de iluminação em LED.

Mecânica Online – No primeiro momento, o motor será à combustão bicombustível disponível para gasolina e etanol. E contará com a possibilidade opcional para conversão a gás natural veicular (GNV) de fábrica com motor preparado para maior durabilidade. O valor inicial dos modelos é estimado a partir de R$ 66 mil em valores de hoje.

Para que o carro chegue ao mercado com esse valor, o Grupo NBR vai realizar a montagem dos conjuntos junto aos fornecedores e fabricantes disponíveis no mercado brasileiro, como por exemplo, conjunto de rodas, pneus, baterias, conjuntos óticos e faróis auxiliares, vidros, amortecedores, molas, sistemas de freio, resinas, fibras etc.

As negociações com fornecedores nacionais e internacionais já estão em andamento. Assim, os futuros clientes terão a segurança e disponibilidade de realizar as manutenções necessárias, sem custos elevados e principalmente sem a dificuldade de encontrar componentes no mercado.

Planta – A planta do Grupo NBR em Araripina será mista (uso de mão de obra humana e robotizada) e contará com tecnologia europeia, além de estação de tratamento de água, usina autossuficiente de energia solar e outras iniciativas sustentáveis. O projeto arquitetônico da fábrica já está pronto e o executivo em fase de conclusão.

A capacidade instalada da fábrica será de 1.600 carros mensalmente. Inicialmente deverão ser produzidas 1.200 unidades e, em três anos, a capacidade instalada poderá ser dobrada. Em operação, a montadora contará com cerca de 450 pessoas trabalhando, inicialmente, em dois turnos.

Há uma preocupação do Grupo NBR em promover a qualificação de moradores de Araripina e região para ocupar a maioria dessas vagas e outras que surgirem. Por isso, já está sendo negociado e elaborado junto à Secretaria de Trabalho, Capacitação e Empreendedorismo do Governo de Pernambuco e ao Sistema S um projeto de capacitação para até 1.000 pessoas nas áreas de laminação de fibra de vidro e de carbono, elétrica, mecânica, montagem e funilaria, entre outros. Toda a capacitação será realizada em Araripina.

O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2023. Os veículos do Grupo NBR serão comercializados em lojas próprias, começando por Recife, Natal, Fortaleza, São Paulo e Florianópolis e revendas homologadas pelo fabricante. As unidades serão compostas por showroom e oficinas autorizadas.

O Grupo NBR pretende desenvolver bases para montagem de outros modelos de carro e anunciar, no futuro, um plano para produção de carros híbridos e elétricos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn