Há dez anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus utiliza em aproximadamente 50% da sua linha de produtos os motores MAN.
Nacionalizados e fabricados sob sua supervisão na fábrica da MWM em São Paulo (SP), cerca de 200 mil unidades já rodam por toda a América Latina e África, e desde janeiro passado também podem ser encontrados nos veículos da marca exportados para a Ásia.
A novidade trouxe para o Brasil tecnologias inéditas para atender a legislação euro 5, com ampla aceitação dos consumidores.
Originalmente desenvolvidos e produzidos em Nuremberg, na Alemanha, a chegada dos motores MAN foi precedida por adaptações e calibragens da Engenharia VWCO, além de rigorosas baterias de testes antes de serem ofertados em caminhões e ônibus da marca.
O modelo D08 de quatro e seis cilindros, bem como o D26, são montados numa área exclusiva da fábrica paulistana da MWM, pertencente à Navistar, empresa que também faz parte do GRUPO TRATON.
“Com os MAN, fomos pioneiros no mercado em oferecer motores euro 5 com tecnologia EGR, que dispensa o uso do Arla 32 em sua operação. Uma de suas primeiras unidades vendidas num caminhão VW Constellation 24.280 superou 1 milhão de quilômetros em perfeitas condições e sem qualquer intervenção, ou seja, o motor nunca foi aberto para retífica”, lembra Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.