A relação Brasil e BYD teve início em 2015, com a inauguração da primeira fábrica de chassi de ônibus elétricos, em Campinas (SP), embora o escritório de representação da empresa tenha começado em 2012.
Hoje, a empresa é responsável pela montagem de ônibus padron (13m) de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), fretamento (D9F) e articulados (22m) piso alto e piso baixo (D11A e D11B), que ganham carrocerias feitas por parceiros locais.
Os ônibus elétricos BYD possuem de 250 a 300 quilômetros de autonomia, o que permite que eles rodem o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados. A recarga total (0% a 100%) se dá num período de três a quatro horas.
Os veículos são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Além disso, cada ônibus 100% elétricos BYD evita, em média, a emissão de 121 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 864 árvores por veículo.
Dois anos mais tarde, em 2017, a BYD abriu uma segunda fábrica, também em Campinas. Desta vez, o foco era a produção de módulos fotovoltaicos. Rapidamente, a BYD Energy do Brasil se tornou a maior fabricante desse tipo de produto.
Os módulos fotovoltaicos BYD proporcionam independência energética e economia, sendo uma fonte de energia limpa e renovável.
São adequados para usinas centralizadas e/ou distribuídas nas mais diversas potências e dimensões. Podem ser aplicados nas áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio, residências, condomínios e usinas.
Nova linha de produçãoOntem (19/04), a BYD Energy do Brasil inaugurou sua nova linha de produção de módulos fotovoltaicos em Campinas, com a presença de autoridades, diretoria da empresa, colaboradores e demais convidados.
Além de implantação de equipamentos de última geração, que permitiram elevar o nível de automação e tecnologia nos processos fabris, foram agregadas diversas tecnologias aos produtos, como Multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.
A empresa passa a comercializar uma linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, que variam de 450W até 670W.
As novas instalações da BYD Energy receberam uma completa renovação em seus equipamentos e processos, seguindo uma tendência mundial, adotando a mais alta tecnologia disponível no Brasil e exterior.
Com isso, a empresa se fortalece e mantém a liderança no mercado nacional, não só em volume produzido, mas também em tecnologia de ponta, caracterizando-se com uma das empresas que mais investem em novos processos e equipamento no setor.
A nova linha permitiu também que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas, atualmente disponíveis no mercado, com grande ganho de produtividade e eficiência.
Assim, agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass.
Outro fato de destaque é que a expansão e transformação dos processos produtivos garantiram à empresa triplicar sua capacidade para atingir 0,5 Gigawatt, suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes.
A produção e início de vendas dos novos módulos voltaicos produzidos pela empresa em Campinas estão previstos para a partir do dia 25 de abril.
“Desde o início, a BYD entendia que havia um grande potencial de mercado para o crescimento de uma tecnologia que ainda começava no Brasil, mas já consolidada no exterior. Por isso, investiu fortemente na área. Hoje, além de representar a maior fábrica em operação e ocupar a posição de maior fabricante do país, já produziu mais de 1,6 milhão de módulos nos últimos cinco anos, trazendo ao mercado grande independência e economia, como fonte de energia limpa e renovável”, informa Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.
Fábrica de Manaus: baterias com 20 anos de vida útil – Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 20 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 10 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid. Em seguida, seguem para reciclagem.
Caminhões 100% elétricos – Um dos focos de atuação da BYD no país é a comercialização de caminhões multivocacionais 100% elétricos.
Os modelos são aplicados na coleta e compactação de lixo. Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito.
Sua bateria de fosfato de ferro-lítio garante autonomia de até 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação em condições normais de trânsito.
O veículo possui vida útil estimada de até 20 anos e custo com energia elétrica de um quarto do valor gasto com combustível fóssil.
Cada caminhão BYD 100% elétrico evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.
Recentemente, durante a Intermodal South America 2022 — a maior feira do setor de logística da América Latina – anunciou a chegada de um novo caminhão totalmente elétrico ao mercado brasileiro.
Trata-se do modelo BYD T7 12.220, que opera com baixa emissão de ruídos e zero emissão de poluentes, sendo indicado para operações urbanas, com até 12 toneladas de peso bruto total.
SkyRail, furgões e empilhadeiras: emissão zero de poluentes – No Brasil, a empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.
O SkyRail é projetado para auxiliar na solução do congestionamento do tráfego urbano por meio de um sistema de monotrilho suspenso. É eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa.
Além disso, a BYD comercializa empilhadeiras, vans, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes, no território brasileiro.
Os furgões, por exemplo, possuem autonomia de 300 km com uma carga de até duas horas. O modelo vendido em território nacional é o eT3 e oferece ainda a possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de viagem.
Sua bateria é livre de manutenção, sem efeito memória e possui vida útil de até 10 anos na operação automotiva.
Deixa de emitir 14 toneladas de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 99 árvores por veículo.
Já as empilhadeiras com bateria de fosfato de ferro-lítio apresentam uma grande economia de recursos, uma vez que evita o investimento na implantação do Pit Stop GLP e da sala de baterias, que seriam necessários no caso de utilização de outro tipo de equipamento.
Econômicos, o custo operacional é até 40% menor na comparação com os equipamentos a combustão.
A BYD possui o maior parque de empilhadeiras com baterias de fosfato de ferro-lítio do Brasil. Cada equipamento de movimentação 100% elétrico vendido pela BYD traz grande benefício ao meio ambiente, pois deixa de emitir, em média, 42 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de cerca de trezentas árvores.
Em 2016, as empilhadeiras BYD ganharam o prêmio IFOY (International Intralogistics and Forklift Truck of the Year) de melhor empilhadeira elétrica do mundo. O IFOY é o principal prêmio do setor de logística na Europa.
O produto da empresa é o rebocador Green Tug. Com capacidade para transporte de até 25 mil kg, é 100% elétrico, tem autonomia para três turnos de operação, capacidade de recarga total em 2,5h e não necessita de salas de baterias. Além disso, o equipamento possui o menor custo total de propriedade
Todo esse envolvimento com produtos sustentáveis, de altíssima segurança e qualidade retrata apenas uma das atuações da empresa.
Em abril de 2021, por exemplo, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
BYD no mundo – A geração de energia solar, o armazenamento de energia e a mobilidade elétrica como instrumento para redução da poluição, melhoria da qualidade de vida e criação de empregos verdes.
Esse era o sonho do Wang Chuanfu. Ele queria, em um primeiro momento, que a China crescesse sem poluição, por meio de energia limpa.
E a sua colaboração nesse processo atende pelo nome de BYD (Build Your Dreams, ou, em português, Construa Seus Sonhos) e começou em 1995.
Naquele momento, o também químico começava a escrever a história de uma das maiores empresas privadas do país asiáticos e que, hoje, é uma das principais expoentes desse assunto mundialmente.
Com sede em Shenzhen, na China, a BYD desenvolveu uma sólida experiência em baterias recarregáveis e se tornou uma defensora implacável do desenvolvimento sustentável.
A criação de um Ecossistema de Energia com Emissões Zero – compreendendo geração de energia solar, armazenamento de energia e transporte eletrificado – tornou-a líder nos setores de energia e transporte.
Sua expansão foi global. A BYD é um dos maiores fabricantes globais de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in.
A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países.
Supera 220 mil funcionários, distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo e já desenvolveu acima de 24 mil patentes. É ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo.
Destaques BYD:
– Em 2021, a BYD emplacou 593.745 carros elétricos somente na China, o que representou crescimento de 231,6% em comparação ao ano anterior. Globalmente, a empresa atingiu a expressiva marca de 730.093 unidades comercializadas. Isso significou aumento de 75,4% em relação a 2020.
- – Em março de 2022, a BYD alcançou marca histórica de vendas na China, um dos principais mercados em todo o mundo. Naquele período, a empresa contabilizou 104.338 carros comercializados no mercado, sendo 50.674 híbridos e outros 53.664 totalmente elétricos. O resultado é um recorde mensal entre montadoras chinesas.
- – Em 2022, pelo segundo ano consecutivo, a tradicional revista TIME elegeu a BYD com uma das 100 empresas mais influentes do mundo. Com o título “Charging Up China” (em português, “Carregando a China), a publicação americana destacou que “sob o comando do CEO Wang Chuanfu, a empresa vendeu quase 600 mil veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in na China — o maior mercado automotivo do mundo — no ano passado, um aumento anual de 232%”.
- – No final do ano passado, segundo o site Companies Market Cap.com, a BYD ultrapassou $133 bilhões de dólares de valor de mercado e se tornou a 3ª empresa mais valiosa no setor automobilístico.
- – Em maio de 2021, a BYD foi a segunda empresa mundial a produzir um milhão de carros elétricos de passageiros.
- – A BYD começou a pesquisar e a desenvolver caminhões elétricos em 2012 e se tornou a primeira empresa do mundo a investir em P&D de caminhões elétricos. A empresa já entregou mais de 13.000 caminhões e chassis de caminhões 100% elétricos nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, China e outros países.
- – A BYD é líder global de vendas de ônibus elétricos e já entregou mais de 70 mil unidades pelo mundo. Juntos, os ônibus elétricos da BYD rodaram 5,5 bilhões de quilômetros em todo o mundo, deixando de emitir 3,8 milhões de toneladas de CO2.
- – O uso dos seus veículos elétricos BYD em todo o mundo já permitiu uma redução de mais de 9,3 milhões de toneladas de CO2. Isso equivale ao plantio de 781 milhões de árvores.
- – Em abril de 2022, a BYD e a Shell assinaram um acordo de cooperação estratégica para promover a transição energética e melhorar a experiência de carregamento para os usuários de veículos elétricos puros e híbridos plug-in da marca. A parceria terá início na China e na Europa e com planos de expansão às demais regiões do mundo.
- – Na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que aconteceu no ano passado em Glasgow, Escócia, a BYD assinou três importantes acordos globais para acelerar a transição para veículos não poluentes. Estes acordos incluem a assinatura de dois diferentes Memorandos Globais de Entendimento (MOU).
- – O primeiro acordo se aplica às vendas globais de novos automóveis e furgões 100% elétricos que não emitem poluentes, sendo 2040 a data alvo nos principais mercados. O segundo MOU é referente às vendas de veículos médios e pesados, com o mesmo objetivo global de emissões zero até 2040; uma meta já alcançada pela BYD desde 2015, quando lançou pela primeira vez seus caminhões 100% elétricos nestas categorias de tamanho.
- – O terceiro acordo assinado pela BYD é um “Call to Action” global liderado pela Transportation Decarbonisation Alliance no que diz respeito à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. Este acordo incita os países em todo o mundo a investirem e atualizarem urgentemente o apoio à infraestrutura de carregamento, que é fundamental para alcançar as metas de emissão zero para todas as formas de transporte elétrico.