Na volta presencial da Agrishow, maior feira do agronegócio na América Latina, que ocorre entre 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto (SP), a Mercedes-Benz leva para o evento as soluções completas que a marca oferece para o setor.
Isso começa pela ampla linha de caminhões para transporte da produção agrícola, como as famílias Actros e Axor, e serviços de apoio no campo, com modelos Atego e Accelo.
Os destaques da marca na Agrishow incluem também o Axor 3131 com direção autônoma, parceria da Mercedes-Benz com a Grunner, que vem obtendo crescente sucesso na colheita da cana-de-açúcar.
O atendimento aos visitantes do estande da Mercedes-Benz é conduzido por equipes de concessionários e da fábrica.
Durante a feira será divulgado o maior portfólio de peças e serviços, além das ofertas atrativas de financiamento que o Banco Mercedes-Benz e o Consórcio Mercedes-Benz prepararam para a Agrishow.
Mercedes-Benz tem forte presença junto aos players do agronegócio – “A força do agronegócio brasileiro é reconhecida em todo o mundo e estou muito feliz em poder conferir presencialmente, pela primeira vez, esse grande evento de projeção internacional”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
“Esse setor vem puxando a economia do País nos últimos anos, mantendo-se ativo e muito produtivo mesmo na pandemia. A Agrishow permite, então, que nossas equipes e as dos nossos concessionários intensifiquem o relacionamento com os clientes, ouvindo o que eles têm a nos dizer, solicitar e sugerir. Isso fortalece ainda mais a presença da nossa marca junto aos players do agronegócio”.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destaca que a ligação da marca com o agronegócio é muito forte.
“A Agrishow é um grande celeiro de oportunidades para nós. Muitas soluções que trouxemos para cá este ano vieram de demandas de transportadores e motoristas que atuam nesse setor. Tudo a ver, portanto, com nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. Como exemplo, cito o Axor 3131 com sistema de direção autônoma da Grunner, um case de enorme sucesso na colheita da cana-de-açúcar. Foi na Agrishow, em 2017, que começamos a trocar ideias com a Grunner sobre essa inovadora máquina inteligente. Cinco anos depois, é uma satisfação e uma alegria estar novamente neste evento para celebrar tamanho êxito e demonstrar as características e vantagens do veículo para o setor agrícola”.
Um setor pujante para a economia do Brasil – Roberto Leoncini reforça que o agronegócio segue pujante na economia do País. “Conforme levantamento do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB do setor, que engloba o segmento primário de produção agrícola, insumos, agroindústria, agrosserviço e pecuária, cresceu 8,36% em 2021, chegando a R$ 183 bilhões. Isso representa mais de 27% no PIB do Brasil, a maior taxa desde 2004, segundo critérios dessas entidades”, diz o executivo.
“Além disso, o agronegócio alcançou o recorde histórico de US$ 120 bilhões nas exportações em 2021. E mais: a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) estima um volume próximo a 270 milhões de toneladas na safra de grãos 2021/2022, bem próximo de um novo recorde de produção”.
Com resultados positivos e em ascensão, o agronegócio é um setor de grande representatividade para as vendas de caminhões Mercedes-Benz, seja para o transporte e logística da produção do campo às áreas de armazenamento, beneficiamento, industrialização, comércio e exportação, como nos serviços de apoio.
“Essa importância está refletida, de forma destacada, nas vendas de extrapesados Actros e Axor, que respondem aproximadamente pela metade do volume total de caminhões que vendemos no mercado brasileiro”, aponta Leoncini.
Actros foi desenvolvido a partir de demandas do agronegócio – “Falando ainda em soluções para o agronegócio, nosso top de linha, o extrapesado Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil, foi desenvolvido especialmente para o transporte de grãos. Ele é referência como um veículo mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas, situação típica das operações em áreas de plantio”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Concebido para a realidade brasileira, o Actros atende demandas de transportadores e motoristas, captadas no contato frequente que mantemos com quem atua no dia a dia do agronegócio e de outros setores do mercado”.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz oferece soluções completas para as atividades de transporte e de serviços de apoio no campo, com um vasto portfólio de caminhões, peças e serviços.
“Daí a forte presença da nossa marca junto aos transportadores e à cadeia logística, aos produtores rurais e aos motoristas, que movimentam a produção brasileira de grãos, cana-de-açúcar, madeira e diversos outros produtos para as centrais de distribuição, indústria, comércio e portos, gerando divisas e contribuindo para o progresso do Brasil”, diz Jefferson Ferrarez.
Axor e Atego são destaques no estande da Mercedes-Benz na Agrishow – No estande da Mercedes-Benz, 5 modelos representam o amplo e diversificado portfólio de veículos da marca para o agronegócio: o Axor 3344 6×4, consagrado no setor e com forte presença na cana-de-açúcar, grãos e madeira; Axor 3131 com direção autônoma da Grunner na colheita da cana (outra unidade desta máquina inteligente também está exposta no estande da própria Grunner na feira); Atego 2730 6×4 versão plataforma para serviços de apoio no campo; Atego 1719 com Pacote Robustez para aplicações severas e Atego 1726 4×4 para operações em vias fora de estrada.
Na agropecuária, assim como em outras atividades de transporte, o Atego 2730 6×4 assegura conforto para o motorista, economia, produtividade e rentabilidade.
Este caminhão Mercedes-Benz é reconhecido pelo seu trem de força e pelo câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas de série, com dois modos de operação: Power off-road, para condução em estradas de terra e ECO mode para condução em rodovias.
Este Atego ainda recebe itens específicos para as características do agro, como para-choque mais alto com grande ângulo de entrada, grade protetora de faróis e protetor de cárter e filtro de ar.
O Atego 1726 4×4, por sua vez, tem características técnicas diferenciadas que impactam, por exemplo, o ângulo de entrada do veículo, pneus, altura do chassi e estribo articulado.
Este modelo 4×4 da Mercedes-Benz é utilizado, com sucesso, na aplicação militar no Brasil, o que reforça a sua robustez na aplicação fora de estrada.
Na agricultura, o Atego 4×4 pode ser utilizado para diversos serviços de apoio, como borracheiro, oficina para suporte a máquinas no meio da plantação, tanque, bombeiro e outros.
O Atego 1719 com Pacote Robustez tem o parachoque dianteiro do Atego 2730, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão. Além dessas características, pode ser configurado com pneus 295/80R22.5, mais altos.
Ainda no evento, o Actros, extrapesado mais vendido pela marca, principalmente para empresas do agronegócio, está exposto no novo espaço “Agrishow Pra Elas”, concebido pelos organizadores como ponto de encontro e debates das mulheres.
Este Actros é o caminhão “A Voz Delas”, modelo que terá itens, nome e visual escolhidos por mulheres através de enquetes nas redes sociais da Mercedes-Benz.
Esta ação é fruto do Movimento “A Voz Delas”, criado pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.
Banco e Consórcio da própria marca oferecem condições atrativas na Agrishow – O Banco Mercedes-Benz leva para a Agrishow alternativas de financiamento de caminhões da marca com condições atrativas para os clientes.
São três campanhas em ação. Uma delas, para prazos de 60 meses, contempla toda a linha de caminhões e oferece parcelas intermediárias anuais, o que facilita a gestão de controle de fluxo de caixa para os clientes.
Outra campanha está voltada exclusivamente para extrapesados, com plano de 72 meses, 3 meses de carência e com taxa de 1,27% ao mês. A terceira ação será realizada somente no evento e prevê uma taxa diferenciada para o modelo Axor 3344 6×4.
Na Agrishow, o Consórcio Mercedes-Benz oferece um plano com desconto na primeira parcela para quem adquirir cotas durante a feira.
Outra condição atrativa é dirigida a frotistas, que terão uma redução na taxa de administração nas aquisições acima de 5 cotas ou mais. Neste caso, para clientes que já possuem menos de 5 cotas, basta completar esse número para desfrutar desta promoção.
O mais completo portfólio de peças e serviços – Além do atendimento, relacionamento e negócios, equipes dos concessionários e da fábrica divulgam o mais completo portfólio de peças e serviços para caminhões.
Entre eles: três linhas de peças (genuínas, remanufaturadas Renov e Alliance); Planos de Manutenção; Mercedes-Benz Uptime; gestão de frota Fleetboard; aplicativos “Liga na Estrada”, que ajuda na melhora de performance do motorista, e “Mercedes-Club”, que permite o agendamento de manutenção do veículo na palma da mão; além de ofertas da unidade de seminovos SelecTrucks.
Para manutenções in loco nas operações fora de estrada, como em fazendas, a Mercedes-Benz oferece o serviço de Oficina Dedicada somando-se ao Fleetboard e ao Plano de Manutenção, destacando-se no modelo de gestão de frota fora de estrada do agronegócio no Brasil.
Na Oficina Dedicada, estrutura-se uma oficina nas instalações do cliente, que é operada pelos concessionários Mercedes-Benz, elevando ainda mais a disponibilidade dos consagrados produtos da marca.
Além disso, a Agrishow também contará com uma loja para venda de itens da Mercedes-Benz Collection, com novidades da última coleção.
Maior feira do agronegócio na América Latina – A Agrishow é a maior feira do agronegócio na América Latina, apresentando soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como palco de lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.
Em sua última edição presencial, em 2019, foram cerca de 800 marcas expositoras e 150 mil visitantes de mais de 80 países, entre agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, profissionais, especialistas e estudantes.
Entre as atrações do evento, destaca-se a Agrishow Labs, com curadoria da Core Innovation Drive, que promoverá uma jornada de conteúdo estratégico sobre inovação, tendências, cases de sucesso, melhores tecnologias e práticas do futuro do agro.
Como novidade, o evento criou, este ano, o espaço Agrishow Pra Elas, com bate-papos e histórias de mulheres que atuam no agro.
Data: 25 a 29 de abril
Local: Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste (Centro de Cana)
Endereço: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão Preto (SP)
Atendimento à Imprensa: O time de Assessoria de Imprensa da Mercedes-Benz do Brasil estará à disposição para atendimento em todos os dias da feira, de 25 a 29 de abril, pelos contatos Camila Franco (11 9 8271-8730); Aline Dias (11 9 8819-5857); e Ana Carolina Lorente (11 9 9710-4315).