A campanha da Volkswagen que viralizou na internet com o Polo poderia ajudar também em outros assuntos relacionados com o universo automotivo, como a alta da inflação nos valores dos carros novos e usados, como também nos preços dos combustíveis, visto a agitação de tantas pessoas em vários grupos nas redes sociais.
A fabricante publicou em suas redes sociais uma imagem em que um casal homo afetivo aparece em frente ao hatch. Na legenda a afirmação: “Sabe quem evoluiu junto com você? O Polo”.
Por um lado um grupo comemorava a diversidade da campanha da Volks, mas do lado oposto tinha gente dizendo que já era hora de vender o hatch e fechar a Volks, será que é para tanto mesmo?
Por que um casal homo afetivo protagonizando uma peça publicitária causou tanto barulho?
E por qual motivo não vemos a mesma revolta quando o preço do carro em questão, que custa entre R$ 78.000 e R$ 142.000, conforme a versão, há cerca de um ano era vendido entre R$ 64.000 e R$ 115.000?
Em 12 meses, ficou cerca de 22% mais caro – percentual bem mais alto do que a inflação, pouco acima dos12% no mesmo período.
E ainda tem mais um detalhe: o Polo está com produção suspensa em decorrência da falta de peças – crise que assola a indústria automobilística em escala mundial e deve durar, pelo menos, até 2023.
Por consequência, as vendas não apenas do Polo, mas também de outros vários modelos, estão em queda
Outros motivos explicam a retração do setor. Nos últimos 12 meses, a gasolina acumula alta de 27,26%, valor muito superior a inflação no período. O etanol também acompanha a alta. Em 12 meses, o diesel já subiu 52,53%.
O mais incrível nisso tudo é que nenhum desses assuntos – inflação automotiva, produção paralisada e alta dos combustíveis parece ter causado tanto rebuliço, como dizemos aqui no Nordeste, nas redes sociais quanto a propaganda do Polo.