Mercedes-Benz

Pirelli dobra presença de equipamento original em carros elétricos e híbridos plug-in em apenas um ano

Mais de 250 pneus foram aprovados para veículos elétricos ou híbridos plug-in em todo o mundo

- Scania 65 anos

 A Pirelli dobrou o número de aprovações de pneus em carros elétricos e híbridos plug-in em 2021.

Desde o lançamento da marcação ‘Elect’, em 2019, os fabricantes de automóveis estão escolhendo cada vez mais essa tecnologia e permitiram à Pirelli expandir o portfólio de homologações para mais de 250 em carros ‘verdes’.

Este resultado confirma a aceleração do mercado em direção à mobilidade eletrificada, mas também como as montadoras considerarem os pneus Pirelli Elect com as características mais adequadas para seus veículos elétricos.

Como o exemplo do conceito Audi A6 Avant e-tron, exibido no estande da Pirelli na feira “Tire Cologne”, que adapta pneus com tecnologia para carros eletrificados.

Premissas que levam a Pirelli a estimar que atingirá, já em 2022, três anos antes do previsto, seu market share em EVs de ponta em cerca de 1,5 vez a dos veículos de combustão interna no segmento Premium/Prestige.

ELECT: MAIOR VIDA ÚTIL DA BATERIA, BAIXO RUÍDO E ALTO DESEMPENHO

Para atender às especificações técnicas exigidas pelos veículos elétricos e híbridos plug-in, o desenvolvimento dos pneus Elect levou em consideração as seguintes características particulares:

  1. Vida útil da bateria. A resistência ao rolamento dos pneus de veículos elétricos deve ser a mais baixa possível, a fim de garantir o menor consumo de energia. Os pneus Pirelli com tecnologia Elect otimizam a vida útil da bateria graças à sua baixa resistência ao rolamento.
  1. Torque instantâneo. Comparados aos motores convencionais de combustão interna, os veículos elétricos transmitem torque imediato às rodas. Para transferir essa potência para os pneus sem desgaste excessivo, os pneus Elect possuem um composto específico que proporciona aderência imediata.
  1. Peso. O peso das baterias significa que os veículos elétricos têm uma distribuição de peso vertical única. Isto coloca tensões consideráveis ​​nos pneus durante todas as fases de condução. Os pneus Elect são especialmente desenvolvidos para suportar este peso graças a uma ótima combinação de materiais, layout, design e deformação correta da estrutura, melhorando o controle do desempenho do veículo.
  1. Ruído. Esses veículos são silenciosos. Assim, os pneus têm que complementar este atributo para aumentar o conforto de condução. Os pneus Elect têm uma banda de rodagem otimizada e um design de estrutura para minimizar o ruído durante a pilotagem, ajudando os carros elétricos a se moverem silenciosamente.

Pierangelo Misani, vice-presidente sênior de Pesquisa & Desenvolvimento e Cyber da Pirelli, disse:

“Tecnologia e sustentabilidade são os pilares nos quais o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli se baseia. Graças a uma tecnologia cada vez mais inovadora, apoiamos a transição dos fabricantes de automóveis para veículos mais ecológicos com pneus adequados ao seu desempenho. Mas a sustentabilidade também está nos nossos próprios produtos, razão pela qual estamos a aumentar as porcentagens de materiais renováveis ​​e recicláveis ​​nos próprios pneus, de forma a promover uma economia circular ao longo do ciclo do produto, desde as matérias-primas até ao fim de vida.”

P ZERO, CINTURATO, SCORPION E WINTER PARA CARROS ELÉTRICOS

Os pneus de verão, inverno e all season das famílias P Zero, Scorpion e Cinturato, desenvolvidos com a tecnologia Elect, foram escolhidos pelos principais fabricantes de automóveis.

Os pneus P Zero feitos sob medida foram desenvolvidos para o Porsche Taycan, por exemplo, incluindo o P Zero Winter.

Os engenheiros da Pirelli também criaram versões específicas do Cinturato e P Zero para as variantes de alto desempenho da linha e-tron da Audi e da família Mercedes-Benz EQ, bem como Scorpions para os modelos SUV mais recentes.

É uma história semelhante com a Volvo e a BMW; o fabricante alemão escolheu os pneus Pirelli P Zero para seu novo iX, bem como o X5 xDrive45e Plug-In Hybrid. Pneus específicos da linha Scorpion também foram feitos para a empresa de SUVs elétricos Rivian, dos Estados Unidos.

Também da América, o Lucid Air é o primeiro carro a usar os novos pneus Pirelli P Zero Elect com alto índice de carga, marcados com a inscrição “HL”.

Uma seleção de modelos dos fabricantes chineses Nio e Link & Co também usa P Zero e Scorpion Elect, completando o portfólio de homologações.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
ZF Construindo o futuro com tecnologia

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação

ZF Construindo o futuro com tecnologia