Empenhada em ampliar as aplicações da indústria 4.0 em sua operação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus introduziu em seus processos uma nova ferramenta de realidade virtual para executar análises de manufatura, acelerando processos de desenvolvimento e reduzindo os custos.
Através de um software que tem interação com um óculos 3D e joystick, os colaboradores podem agora fazer simulações de montagem de forma virtual, antes mesmo de existir um protótipo físico. O conceito também para avaliar eventuais necessidades de ajustes no projeto de forma mais ágil.
“As ferramentas de realidade virtual impactam significativamente a produtividade. Com elas, as análises de manufatura podem ser realizadas sem a efetiva montagem do veículo, o que resulta na diminuição do tempo de avaliação e, consequentemente, no custo. É uma novidade para todo o setor automobilístico, mas nós da VWCO apostamos em novas tecnologias e com a ajuda desses equipamentos podemos cada vez mais melhorar nossos processos para o desenvolvimento de produtos sempre mais inovadores”, comenta Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VW Caminhões e Ônibus.
A realidade virtual já é aplicada também em treinamentos da montadora, que investe também outras tecnologias para acelerar sua resposta ao mercado.
No Centro Técnico de Garantia da VWCO, óculos de realidade aumentada otimizam a conexão entre a fabricante e seus fornecedores, mantendo-os próximos, mesmo virtualmente, e permitindo agilidade e excelência em todos os processos.
Montagem 4.0 – O complexo de desenvolvimento e produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) passou nos últimos anos por uma verdadeira revolução para abrigar uma das mais modernas linhas de caminhões da América Latina.
Com a chegada das famílias Delivery e Meteor, desde a armação até o acabamento da cabine, todo o processo foi criado de acordo com os conceitos de manufatura 4.0, com robótica avançada e inteligência do Big Data para maior produtividade e segurança na operação.
A fábrica da VWCO já conta com mais de 70 robôs, além de um sistema de dados 100% em nuvem para construir a nova cabine.
A fabricação do e-Delivery também se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela VW Caminhões e Ônibus em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine.
Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs.
É tecnologia de ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa. Todo o processo foi desenhado para conferir flexibilidade e integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente.