quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-AMG ONE traz tecnologia da Fórmula 1 para as ruas

Hipercarro possui tração híbrida E PERFORMANCE e mais de 1.000 cv

Para marcar o 55º aniversário da marca de alto desempenho, celebrado no dia de hoje, a versão de produção do Mercedes-AMG ONE está fazendo sua estreia mundial.

- Publicidade -

O hiperesportivo de dois lugares traz a tecnologia de acionamento híbrido de Fórmula 1 para as ruas e estradas pela primeira vez.

O desempenho híbrido produz uma potência total de 1.063 cv de um motor à combustão combinado com quatro motores elétricos, atingindo uma velocidade máxima (limitada) a 352 km/h.

- Publicidade -

O desenvolvimento foi realizado em estreita cooperação com os especialistas em Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains em Brixworth, na Inglaterra.

O exclusivo hipercarro inspira não apenas por sua tração híbrida E PERFORMANCE, mas também pela tecnologia das pistas de corrida.

Isso vai desde o monocoque de fibra de carbono e o corpo do mesmo material até o motor/transmissão de suporte de carga, aerodinâmica ativa e suspensão push-rod. Com sua tecnologia de automobilismo, o Mercedes-AMG ONE oferece ainda mais do que um carro de corrida de Fórmula 1 em alguns momentos.

- Publicidade -

O veículo apresenta a tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ com eixo traseiro de tração híbrida e eixo dianteiro acionado eletricamente com vetorização de torque. Também podendo ser conduzido puramente em modo elétrico.

A tração híbrida E PERFORMANCE do Mercedes-AMG ONE, oriunda da Fórmula 1, consiste em uma unidade altamente integrada e inteligentemente conectada em rede, composta por uma unidade híbrida, motor à combustão turboalimentado, além de quatro motores elétricos.

Um foi integrado ao turbocompressor, outro foi instalado diretamente no motor à combustão e dois motores acionam as rodas dianteiras.

O motor a gasolina híbrido V6 de 1,6 litros com turbocompressor assistido eletricamente utiliza a tecnologia da atual unidade de potência da Fórmula 1. O motor, montado na posição central na frente do eixo traseiro, atinge até 11.000 rpm.

No entanto, para maior durabilidade e o uso de gasolina super plus comercial, ele fica abaixo do limite de rotações da F1.

O sistema de armazenamento de energia de íons de lítio também é um desenvolvimento especial da Mercedes-AMG, com a comprovação dessa tecnologia nos modelos híbridos da Fórmula 1.

A bateria de alto desempenho AMG combina alta potência e baixo peso para aumentar o desempenho geral.

Soma-se a isso o consumo veloz de energia e a alta densidade de potência, resultando em uma rápida carga e descarga de energia, dessa forma oferecendo sempre o máximo em performance e eficiência.

O Mercedes-AMG ONE, uma edição limitada a 275 veículos, teve todas as suas unidades vendidas antes de sua entrega, contando com três clientes brasileiros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança