Mercedes-Benz

Seu Jorge tem fusca customizado em cor única: o tom da sua pele

A personalização do carro do artista foi realizada pela Trocar, com consultoria de cores da Sikkens, parceira em tintas da empresa de restauração, e da 3M. Cor escolhida e nome do tom são um convite à reflexão da diversidade racial

- Scania 65 anos

O cantor, compositor e ator Seu Jorge mostra toda sua criatividade na escolha das cores para o seu Fusca ano 1979. O carro passou por uma repaginada total na Trocar Autos Antigos, em Campinas (SP).

Para atender ao pedido do artista, a oficina de customização conta com a consultoria da Sikkens, marca de tintas e complementos automotivos da AkzoNobel, nova parceira da empresa campineira, referência na restauração desse que é um dos modelos mais queridos e de sucesso da indústria automobilística.

Protagonista de produções recentes, como os filmes Marighella e Medida Provisória, Seu Jorge é apaixonado por carros e tem apreço especial pelos fuscas.

A Trocar já deu cara nova a um modelo na cor branca que foi adquirido pelos tios do artista, Mário e Marlene, em agosto de 1970, e que marcou a sua infância.

Em seu Instagram, o ator e cantor já contou que assumiu a “guarda” desse clássico e o reformou em 2019.

O resultado foi tão apreciado que Seu Jorge se empolgou em adquirir um novo Fusca e, agora, transformá-lo em um veículo com a sua identidade, literalmente.

A parte externa do carro é o tom exato da pele do Seu Jorge e foi batizada de Black Service, claro! Black Service é uma marca criada por Seu Jorge para enaltecer o trabalho dos negros em todas as áreas, como exemplo de excelência.

Já o interior do carro tem a tonalidade da palma de sua mão. Para chegar às cores precisas, foi utilizada uma das ferramentas digitais da AkzoNobel, o espectrofotômetro Automatchic Vision.

Ambos os tons já estão disponíveis no Mixit, sistema online de busca e identificação de cores da multinacional holandesa, podendo ser acessados de qualquer lugar do mundo.

O fato de poder marcar a nova parceria com a Trocar por meio de um projeto tão especial como esse do Fusca do Seu Jorge é um motivo de orgulho para a AkzoNobel.

“É a primeira vez que utilizamos nosso espectrofotômetro na própria pele de uma pessoa para criar uma cor de um veículo. E sabemos que isso vai muito além de estética do projeto, acompanhamos o quanto o cantor trabalha em ações afirmativas para a população negra, o ‘Black Service’ tendo um significado maior do que o nome de uma cor”, comenta Ozinei Manzano, gerente de vendas Brasil da AkzoNobel.

Passo a passo da customização — Bruno B. Almeida, diretor da Trocar, conta que, por ser um artista, desde o começo já imaginava algo diferente e criativo, mas o projeto o surpreendeu.

“A ideia inicial era um conceito bem personalizado e esportivo, mas a possibilidade de transmitir a sua própria identidade para o carro foi a cereja do bolo”, afirma.

O Fusca escolhido era verde, estava enferrujado e deteriorado, sem a possibilidade de reutilização da maioria das peças. Com isso, optou-se por uma repaginada completa.

“Primeiramente, iniciamos a desmontagem, tiramos o carro dos chassis, removemos a tinta velha e realizamos o serviço de restauração da funilaria. Em seguida, soldamos os para-lamas e realizamos toda a modificação na estrutura para deixá-lo com um visual mais moderno. Fizemos todo o lixamento, aplicação de Primer P.U., enfim, preparamos toda a superfície com a linha completa de produtos Sikkens”, conta o diretor.

Em todo o processo de funilaria e pintura, foi usada tecnologia de ponta, como sistemas que proporcionam um serviço rápido, limpo e inteligente promovendo excelente acabamento final, tais como o Sistema de Lixamento Aspirado 3M — Sem Pó com os Abrasivos Purple dos Discos Clean Sand, a Pistola de Pintura 3M PSG — Performance Spray Gun, a mais leve do mundo, e o Sistema de Polimento Perfect It 1 Step com as Trizacts 3000 e 8000.

“Foi um prazer para nós fazer parte deste desafio tão importante e representativo para o Seu Jorge. Utilizamos o que há de melhor na 3M em nossa linha de produtos automotivos para, em parceria com a AkzoNobel e a Trocar, construir uma verdadeira obra de arte”, comemora, Allan Carlos Amim, gerente de Negócios da divisão de Reparação Automotiva da 3M.

Depois disso, com a decisão do Seu Jorge de modificar a mecânica original, o veículo foi encaminhado para uma oficina especializada em motores personalizados, onde foi instalado um motor mais potente, de Subaru 2.0.

Após toda a alteração de mecânica, suspensão e freios, o carro retornou até a empresa para a aplicação completa da pintura na cabine especial, utilizando as cores com a própria pigmentação da pele do Seu Jorge nomeada como Black Service — por fora a cor mais escura da pele dele e, por dentro, a cor mais clara da palma da mão.

Na sequência, foram iniciadas as mudanças no interior do veículo. A tapeçaria ganhou a elegância do couro, com a cor mais próxima ao tom da palma da mão do artista.

O painel também foi personalizado e foram instalados novo volante, além de sistema de som e geladeira na parte traseira e jogo de rodas aro 17.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
ZF Construindo o futuro com tecnologia

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação

ZF Construindo o futuro com tecnologia